Graduação Tecnológica em Mecatrônica Industrial (Extrema, Minas Gerais)

Faculdade de Extrema

Localização:Extrema - Minas Gerais

Duração:3 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

O Curso Superior de Tecnologia em Mecatrônica Industrial proposto tem por objetivo atender as necessidades e demandas sociais regionais e nacionais, obedecendo aos preceitos estabelecidos na Constituição da República Federativa do Brasil e na Lei número 9.394 de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Objetivamente busca-se formar profissionais qualificados na área de Mecatrônica Industrial, que tenham absorvido os conteúdos necessários para o pleno desenvolvido de competências e habilidades sintonizadas com as necessidades dos mais diversos setores industriais, particularmente para indústrias com elevado grau de automatização.
O curso ofertado visa formar profissionais para atuar nos mais diversos setores industrias, entre eles: metal - mecânica, alimentícia, agroindústria, petroquímica e química, aeronáutica, eletroeletrônica, papel e celulose e siderurgia, bem como o profissional autônomo na prestação de serviços, instalação e manutenção de equipamentos e sistemas industriais automatizados.
O Curso Superior de Tecnologia em Mecatrônica Industrial proposto oferece três certificações profissionais catalogadas no Catálogo Brasileiro de Ocupações – CBO - no segmento de Indústria, sendo que as mesmas especificam de forma clara o perfil desejado para o egresso:

CBO 9511-05 Eletricistas de manutenção eletroeletrônica: Planejam serviços de manutenção e instalação eletroeletrônica e realizam manutenções preventiva, preditiva e corretiva. Instalam sistemas e componentes eletroeletrônicos e realizam medições e testes. Elaboram documentação técnica e trabalham em conformidade com normas e procedimentos técnicos e de qualidade, segurança, higiene, saúde e preservação ambiental.

CBO 9503-05 Supervisores de manutenção eletromecânica: Supervisionam atividades de manutenção eletromecânica, distribuindo e controlando a realização de atividades de manutenção, analisando registros de ocorrências técnicas e operacionais e avaliando condições das máquinas e equipamentos. Planejam manutenções eletromecânicas, elaborando planos e propostas e definindo metas; coordenam equipes de trabalho; administram recursos humanos e aquisição de recursos materiais para manutenções. Supervisionam projetos de melhorias em leiaute, equipamentos e instalações, elaborando projetos e inspecionando implementação de melhorias. Administram documentação técnica e trabalham seguindo normas de segurança, qualidade e preservação ambiental.
CBO 7301-05 Supervisores de montagens e instalações eletroeletrônicas: Planejam, organizam e monitoram as atividades de montagens e instalações eletroeletrônicas; supervisionam e orientam diretamente equipe de trabalhadores de “chão-de-fábrica”. Controlam recursos de produção e redigem documentos técnicos.

Oferta Educativa semelhante