Graduação Tecnológica em Processos Químicos (Três Lagoas, Mato Grosso do Sul)

Faculdades Integradas de Três Lagoas

Diploma oferecido:Tecnólogo em Processos Químicos

Localização:Três Lagoas - Mato Grosso do Sul

Duração:3 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Objetivos
Gerais
O objetivo do curso é formar profissionais para atuação nos diferentes segmentos do mercado industrial e tecnológico e nos vários segmentos onde a sólida formação tecnológica é necessária.
Específicos
O curso superior de tecnologia em processos químicos objetiva formar profissional para atuar no controle de qualidade do processo e dos produtos químicos, além da pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias. O tecnólogo em processos químicos planeja, gerencia e realiza ensaios e análises laboratoriais envolvidas no controle de qualidade de matérias-primas, reagentes e produtos. Além disso, registra e interpreta os resultados, emite pareceres e seleciona os métodos e as técnicas mais adequadas à condução de processos de uma unidade industrial. Este profissional deve considerar, em sua atuação, a busca da qualidade, viabilidade e sustentabilidade, mantendo uma postura ética e atenta em relação ao meio ambiente.
Perfil do egresso
A atual conjuntura industrial requer profissionais com habilidades intelectuais, capazes de criar ou redescobrir caminhos na área de tecnologia e que respondam às demandas colocadas pela sociedade globalizada.
O formando em tecnologia em processos químicos poderá atuar nos diversos segmentos industriais e tecnológicos, tais como: químico e petroquímico, alimentício, controle de qualidade, administrativo, dentre outros. Esse profissional alia o conhecimento tecnológico-industrial-químico aos conhecimentos de administração e economia industrial.
áreas de atuação profissional
A área de atuação do profissional em processos químicos compreende de maneira geral processos físico-químicos nos quais as substâncias puras e os compostos são transformados em produtos. Engloba, também, atividades ligadas à biotecnologia, a laboratórios independentes de análise química e à comercialização de produtos químicos. As atividades de maior destaque em termos gerais incluem: petroquímica, alimentos e bebidas, papel e celulose, usinas sucroalcooleiras e controle de qualidade.
Destacam-se, também, as de tratamento de efluentes, de processos eletroquímicos (galvanoplastia), desenvolvimento de novos produtos para obtenção de matéria-prima ou para obter produtos ambientalmente corretos.
Atividades administrativas, como gerenciamento e direção associadas às empresas cuja atividade está na área de química, também estão no horizonte deste profissional.

Plano de estudos

Bioquímica
Bioquímica aplicada a processos industriais
Biotecnologia
Controle de qualidade
Corrosão
Desenho técnico
Disciplina optativa
Energia e meio ambiente
Estatística
Estágio supervisionado
Etica e legislação na industria química
Física geral e experimental
Físico-química
Gestão e administração industrial
Higiene e segurança do trabalho
Informática aplicada
Manutenção industrial
Matemática aplicada
Metodologia científica
Microbiologia geral e experimental
Operações unitárias
Processos químicos – seminário
Química ambiental
Química analítica qualitativa
Química analítica quantitativa
Química geral e experimental
Química orgânica
Tecnologia de produção de açúcar
Tecnologia de produção de álcool
Tratamento de água e efluentes industriais