Graduação Tecnológica em Radiologia (São Carlos, São Paulo)

Centro Universitário Central Paulista

Localização:São Carlos - São Paulo

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

O CURSO:

A crescente incorporação de novos métodos diagnósticos de imagem na saúde exige a formação de profissionais polivalentes, capazes de interagir em situações novas e em constante evolução. O mercado tecnológico necessita conciliar a capacitação profissional com novos projetos e métodos de educação, pois o atual processo educacional está centrado apenas na questão da radiologia convencional humana, e as instituições de ensino, em sua maioria, têm formado profissionais de nível técnico.

O desafio está em formar, desenvolver e treinar profissionais com competências específicas para operar diferentes equipamentos e métodos diagnósticos, métodos de imaginologia e de radiologia industrial, otimizando o uso da tecnologia disponível de maneira eficiente, segura e atual. O curso também visa a educação continuada e requalificação de profissionais que atuam no mercado de trabalho. Nesse cenário o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia tem a grade curricular cuidadosamente planejada para atender às necessidades do mercado de trabalho regional, e formar profissionais e cidadãos conscientes de seu papel na sociedade e com competências e habilidades que os capacitem para um mercado de trabalho.
O Curso Superior de Tecnologia em Radiologia do Centro Universitário Central Paulista foi criado com o intuito de atender a demanda crescente de profissionais especializados e suprir as necessidades da cidade de São Carlos e região, pois existe uma demanda crescente de operadores de equipamentos de radiodiagnóstico para ocupar vagas, principalmente em postos de saúde, hospitais e clínicas odontológicas e clínicas médicas e veterinárias.
ÁREA DE ATUAÇÃO:

1. RADIOLOGIA MÉDICA

• Área que envolve a geração e análise de imagens por raios X, tomografia computadorizada, ressonância magnética nuclear e medicina nuclear. Nesta última técnica, o estudante, além de gerar imagens (como, por exemplo, a cintilografia), aprende a trabalhar com equipamentos para oncologia clínica e cirúrgica.

2. RADIOLOGIA VETERINÁRIA

• Área que envolve a geração e análise de imagens de raios X, tomografia computadorizada e ressonância nuclear magnética, de animais de pequeno, médio e grande porte, sejam eles domésticos, silvestres, exóticos ou de laboratório.

3. RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA

• Área em que o futuro profissional aprende a formação da imagem para diagnóstico de afecções da face, cabeça e cavidade oral. A medicina nuclear também é direcionada para a oncologia oral.

4. RADIOLOGIA INDUSTRIAL

• Área que utiliza imagens para ensaios não-destrutivos, com aplicação em fábricas de turbinas de aviões e peças de veículos, assim como na indústria naval e em equipamentos de soldagens específicas. Essas atividades utilizam os raios X, a tomografia e o ultra-som na verificação da qualidade das peças produzidas.

5. IRRADIAÇÃO DE ALIMENTOS

• Área que desenvolve técnicas para a conservação de alimentos e o aprimoramento de sua higiene e qualidade.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:

Apoio ao Diagnóstico na preparação para exames de diagnóstico por imagem, realização de diferentes procedimentos radiológicos, execução de processamento diferentes tipos de filmes radiográficos e de imagens digitais, acompanhamento na administração de diferentes tipos de meios de contraste;

Proteção e preservação dos efeitos deletérios da radiação ionizante;

Administração de empresa prestadora de serviços de radiologia e diagnóstico por imagem. Gestão de serviços de proteção ambiental, radioproteção, dosimetria e empreendedorismo;

Sua habilitação permite, também, a supervisão da equipe de Técnicos em Radiologia, assim como, o desempenho de todas as rotinas inerentes ao exercício desta profissão.

FAIXA SALARIAL:

Piso salarial da Categoria: de 2,5 salários mínimos mais 40% de benefícios de salubridade e periculosidade por jornada de 4 horas diárias de trabalho.


PERFIL DO PROFISSIONAL:

Com base nas atribuições instituídas pelo Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia pela lei nº 7.394, de 29 de outubro de 1985, objetiva-se essencialmente a formar tecnólogos em radiologia que respondam pelo atendimento as funções básicas e tecnológicas visando o bem-estar, a proteção à vida e o desenvolvimento da sociedade, através de sua atuação científica, tecnológica e administrativa, em serviços como: radiologia convencional, radiologia odontológica, veterinária e industrial, tomografia computadorizada, ressonância magnética, radioterapia, medicina nuclear, densitometria óssea, pesquisas de novas tecnologias aplicadas ao radiodiagnóstico, entre outros.

O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia deverá estar apto para o exercício profissional nas seguintes áreas:

Radiologia Convencional,
Radiologia Veterinária e Odontológica,
Mamografia,
Tomografia Computadorizada,
Ressonância Magnética,
Densitometria Óssea
Radiologia Industrial

Além dessas especialidades, o profissional poderá auxiliar profissionais habilitados nos procedimentos invasivos e nos exames contrastados, assim como na Medicina Nuclear e Radioterapia.

Oferta Educativa semelhante