MBA em Arquitetura de Redes e Cloud Computing (São Paulo, São Paulo)

Faculdade de Informática e Administração Paulista

Localização:São Paulo - São Paulo

Duração:1 Ano

Tipo:Mestria

Modalidade:Presenciais

Características

Serão abordados no curso os conceitos e aspectos de funcionamento de uma arquitetura baseada em Cloud Computing, os tipos de implementação, compreensão da arquitetura de hardware e software, segurança com ênfase na estratégia de negócio, entre outros.

O programa do curso concilia os conceitos de arquitetura de redes de computadores, gestão de negócios e de TI com a prática em ambientes especialmente preparados, para possibilitar ao aluno exercitar o desenvolvimento de estratégia de soluções de Redes de Computadores em Cloud com o uso das mais modernas tecnologias oferecidas pelos nossos parceiros.

Com o apoio de uma metodologia de ensino inovadora, o aluno desenvolverá um projeto completo de arquitetura de redes em navegação em nuvens, envolvendo toda parte técnica incluindo banco de dados e virtualização de servidores com a gestão de serviços e contratos.

Objetivos e Diferenciais

Compreender todas as fases, requisitos, características de uma operação em Cloud Computing;
Entender, planejar e estabelecer projetos de arquitetura de redes de computadores;
Integrar este ambiente em cenários de Cloud de modo a adequar a tecnologia de infraestrutura operacional aos seus respectivos processos de negócio;
Ter visão estratégica de negócios, aumentando as perspectivas da avaliação das empresas e do mercado, posicionando-os num contexto globalizado, dinâmico e complexo em que vivem as organizações.


MBA INTERNACIONAL

Os alunos dos MBAs FIAP que participarem do Executive Program FIAP-Singularity University, acrescerão esse módulo à carga horária de seu curso e poderão receber um certificado de MBA Internacional dentro da área de conhecimento de seu curso. Clique aqui para mais informações.
A quem se destina:

Coordenadores de Projetos, Analistas de Redes de Computadores, Analistas de Sistemas, Analistas de Infraestrutura (Redes e Banco de Dados), Consultores, Fornecedores e Integradores de Serviços;
Profissionais envolvidos na rotina de um Datacenter que queiram aprimorar conceitos e práticas em Cloud Computing para desenvolvimento de projetos de arquitetura, implementação e testes neste ambiente.

Parcerias

Mantém a liderança em criação, desenvolvimento e manufatura das mais avançadas tecnologias de informação da indústria, incluindo sistemas de computadores, softwares, sistemas de rede, dispositivos de armazenamento e microeletrônica. Através do IBM Scholars Program, os alunos FIAP têm acesso às softwares e tecnologia "high-end", tais como: Tecnologias para Cloud Computing, Websphere, Visual Age, Websphere MQ Series, XML, DB2 Database e Warehouse, entre outros.
Metodologia

Aulas expositivas, apresentações, estudo de casos, dinâmicas de grupo e vídeos complementares. O curso também inclui aulas em laboratório para a prática dos conceitos através de utilização e teste das ferramentas e plataformas de mercado.
Qualificação Obtida

Ao final do programa, concluídas as exigências de cada disciplina e todos os créditos do curso, o participante obterá o título de MBA - Arquitetura de Redes e Cloud Computing.

Plano de estudos

Módulo I

Gestão Estratégica de Negócios
Gestão de Contratos e Serviços
Gestão de Projetos (PMI®)
Governança de TI

Módulo II

Computação Distribuída, Cluster, Grid e Cloud
Arquitetura de Sistemas Orientada a Serviços (SOA)
Arquitetura de Redes de Computadores
Protocolos de Comunicação de Redes de Computadores
Arquitetura de Banco de Dados
Virtualização de Servidores e Storage

Módulo III

Segurança de Redes de Computadores
Servidores e Datacenter
Plataformas de TI e Ambientes de Nuvem Públicos
Modelos de Cloud Computing (IaaS, PaaS, SaaS, etc.)

Módulo IV

Projeto de Nuvem Privada e Deploy automatizado
Metodologia de Projeto e Pesquisa

Requisitos

Passo 1

Pré-requisitos
Experiência profissional: o candidato deverá ter, no mínimo, 3 (três) anos de atuação em Tecnologia da Informação ou em áreas funcionais da empresa;

Desejável ter experiência na área de infraestrutura ou de usuário final;

Formação acadêmica em qualquer dos cursos a seguir: Ciências da Computação, Análise de Sistemas, Tecnologia em Processamento de Dados, Administração e Engenharia.
Passo 2

Formulário de inscrição on-line
Para que possamos analisar sua candidatura, é necessário o preenchimento do formulário on-line de admissão disponível no site aqui.
Passo 3

Entrevista
A entrevista com a coordenação do curso é etapa essencial do processo de seleção servindo para garantir a homogeneidade da turma, tanto em relação à experiência profissional quanto às expectativas em relação ao curso.
Passo 4

Resultado do Processo de Admissão
Após a realização da entrevista, o desempenho do candidato em todas as etapas será analisado pela Coordenação. Os candidatos aprovados serão convocados para matrícula.

Os candidatos reprovados durante as etapas do processo seletivo serão comunicados na conclusão da respectiva etapa.

Não há reserva de vaga para candidatos aprovados. A garantia da vaga acontecerá somente mediante a efetivação da matrícula pelo candidato, observando-se a disponibilidade de vagas para o curso.


Passo 5

Matrícula
Os candidatos aprovados na entrevista com a equipe de Coordenação de Admissão, devem efetivar sua matrícula comparecendo a qualquer uma de nossas unidades, trazendo a seguinte documentação:

- Cópia simples do RG
- Cópia simples do CPF
- Cópia simples do comprovante de residência
- 1 foto 3x4
- Cópia autenticada do histórico escolar da graduação
- Cópia autenticada do diploma. Caso não possua, trazer uma cópia do Certificado de Conclusão da graduação no momento da matrícula e apresentar a cópia autenticada do diploma até a conclusão do curso.

Oferta Educativa semelhante