MBA em Gerência de Recursos Humanos (Taubaté, São Paulo)

Universidade de Taubaté

Localização:Taubaté - São Paulo

Duração:19 Meses

Tipo:Mestria

Modalidade:Presenciais

Características

Objetivo

Capacitar profissionais para o exercício de funções gerenciais na área de gestão de recursos humanos, por meio de técnicas empresariais e de práticas comportamentais, atualizar executivos que estejam exercendo a função de gestor de pessoas nos setores público e privado. Desenvolver uma visão estratégica na área de atuação, estimulando-lhes a capacidade de reflexão crítica, com vista a torná-los agentes de mudanças no âmbito de suas organizações no cenário da economia globalizada, assegurar os requisitos mínimos necessários à formação de docentes para ingresso no magistério de nível superior.

Público Alvo

Profissionais de nível superior que pretendam se especializar e/ou atualizar em Gestão de Recursos Humanos, conforme os objetivos expostos. Também se aplicam a profissionais de diversas áreas, não-especialistas, que terão a oportunidade de participar, questionar e compreender os pontos críticos da atividade empresarial no atual contexto da economia brasileira e mundial.

Plano de estudos

Módulos e Objetivos

Administração Operacional de Recursos Humanos:

Rever as funções tradicionais da área de recursos humanos sob foco das novas tendências da gestão estratégica de pessoas;

Prover os participantes dos conhecimentos necessários à criação e liderança de equipes eficazes em um ambiente de mudanças;

Desenvolver o planejamento e técnicas de gerenciamento de pessoas com foco em resultados.

Administração Estratégica de Recursos Humanos:

Prover aos participantes os conhecimentos necessários à abordagem dos recursos humanos a nível estratégico;

Capacitar os participantes no novo perfil da administração de recursos humanos para alavancar resultados para a empresa.

Treinamento, Desenvolvimento e Gestão de Carreiras:

Prover os alunos dos conhecimentos necessários para as técnicas de treinamento, desenvolvimento e gestão de carreiras das pessoas nas organizações.

Gestão de Cargos e Sistemas de Remuneração:

Oferecer ao profissional de RH uma lista sintética de cargos para execução de seu trabalho, de forma que fique no âmbito da legalidade;

Estudar os sistemas de remuneração de forma alinhá-los a seus objetivos estratégicos e dar sustentação às mudanças e aos novos modelos de gestão.

Qualidade e Produtividade em Recursos Humanos:

Desenvolver as estratégias de gestão da qualidade em serviços e da aplicação das novas técnicas empresariais, com finalidade de melhoria contínua em cada nível de operação e em cada área funcional de uma organização;

Reunir as mais pertinentes e comprovadas estratégias de Gestão da Qualidade total e da aplicação das novas técnicas de engenharia, com finalidade de melhoria contínua da produtividade em cada nível de operação e em cada área funcional de uma organização, utilizando todos os recursos financeiros e humanos disponíveis.

Cultura e Desenvolvimento Organizacional:

Analisar os aspectos da cultura organizacional e de poder nas organizações e suas relações com a gestão de recursos humanos;

Estudar os diversos aspectos da deterioração organizacional e indicar os caminhos rumo ao desenvolvimento organizacional.

Comportamento Gerencial:

Estudar a importância do comportamento organizacional na criação e sustentação de uma margem competitiva;

Estudar as três subáreas do comportamento organizacional – micro, meso e macroorganizacional – e apresentar aplicações de cada uma delas;

Desenvolver uma visão geral da história do pensamento na administração e discutir as abordagens científica e administrativa das relações humanas e dos sistemas abertos e suas contribuições para a administração;

Simular alguns exemplos de questões atuais enfrentadas pelos gerentes.

Marketing de Relacionamento:

Estudar o embasamento conceitual básico sobre a estrutura, as atividades e o ambiente de marketing de relacionamento com o cliente interno da empresa;

Introduzir e desenvolver uma aptidão capaz de fomentar a cultura de melhor atendimento do cliente interno sob responsabilidade do setor de recursos humanos e de outros setores da empresa;

Estabelecer com clareza os parâmetros para auxiliar empresas e indivíduos no sentido de obter a liderança marcante num mercado de mudanças radicais.

Gestão Estratégica Empresarial:

Abordar de maneira abrangente a implementação, o controle e a avaliação das políticas estratégicas; levando em conta a estrutura da organização, o processo decisório, a liderança executiva entre outros aspectos;

Descrever e analisar casos reais que ilustram os aspectos teóricos abordados ao longo do curso.

Gestão do Conhecimento:

Reconhecer as diversas formas das organizações implantarem programas de gestão do conhecimento abrangendo múltiplas ações como programas de educação continuada, iniciativas de e-learninginteligência competitiva, banco de competências, portais,empowernment, rodízio de funcionários, bibliotecas virtuais e programas de treinamento.

Ética e Responsabilidade Social:

Identificar as empresas que utilizam em suas estratégias, comportamentos éticos, classifica-los e inter-relacioná-los com a cultura organizacional. Conhecer os conceitos de responsabilidade social, diversidade e, identificar as empresas que trabalham e são consideradas “responsáveis” pelos institutos de avaliação.

Tópicos Especiais em Recursos Humanos:

Estudar os aspectos relacionados com as mudanças organizacionais, um tema que tem chamada a atenção em função das profundas transformações que as empresas vem sofrendo;

Didática e Metodologia do Ensino Superior I:

Reconhecer a importância que a abordagem científica tem para o desenvolvimento do conhecimento;

Aplicar as normas para preparação e apresentação de trabalhos científicos;

Planejar apresentações orais e/ou escritas em público.

Didática e Metodologia do Ensino Superior II:

Reconhecer a utilidade dos conceitos pedagógicos na sua prática profissional;

Caracterizar os componentes essenciais de um plano de ensino, transpondo-os para situações de sua área de atuação;

Identificar os fatores que favorecem e os que bloqueiam as atividades de um grupo;

Planejar apresentações orais e/ou escritas relativas a sua área de atuação.

Monografia de Conclusão de Curso:

Trabalho a ser elaborado pelo pós-graduando com tema referente aos objetivos do curso. A monografia será avaliada por uma banca examinadora composta conforme normas da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação.

Seminários:

Palestras programadas com temas da atualidade que complementam a formação executiva do pós-graduando.

Estudos Dirigidos e Atividades Extra-classe:

Atividades desenvolvidas pelo pós-graduando como complementação aos módulos, seminários e elaboração da Monografia de Conclusão de Curso.

Requisitos

Processo Seletivo

Análise do Currículo e Entrevista (ambas com caráter eliminatório)

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