MBA em Gestão Atuarial e Financeira (São Paulo, São Paulo)

Fipecafi

Localização:São Paulo - São Paulo

Duração:688 Horas

Tipo:Pós-Graduação

Modalidade:Presenciais

Características

As transformações pelas quais passa o mundo dos negócios são mais significativas do que nunca: surgem os mercados globais, acelera-se o processo de desenvolvimento tecnológico, reconfiguram-se as estruturas organizacionais. Essas mudanças estão incrementando, de forma notável, os riscos que afetam as empresas e instituições públicas e privadas.

Os gestores devem estar cada vez mais preparados para entender o atual desenvolvimento dos negócios de forma a conduzir melhor suas empresas em meio a esse vertiginoso processo de mudanças, de competitividade e de riscos.

O MBA Atuária em Finanças, prepara os gestores para esse importante trabalho de expansão de conhecimentos teóricos e práticos sobre o moderno mundo dos negócios com seus riscos subjacentes.

O curso foi estruturado em contato permanente com Atuários experientes do mercado de seguros e previdência, com o objetivo de aliar à excelência acadêmica, às necessidades e realidades práticas dos profissionais da área. Os conhecimentos atuariais se aplicam a todos os ramos de negócios, e em especial aos setores de Seguros e de Previdência Privada.

O crescimento acentuado do volume de operações desses setores, a importância do patrimônio consolidado das entidades de Previdência Privada e o desenvolvimento de novos Produtos de seguros, mais sofisticados e complexos, têm proporcionado uma enorme demanda por habilidades atuariais nos últimos anos. Outro fator que concorreu para esse aumento de demanda foi o controle da inflação, a estabilidade econômica, além da deterioração da previdência pública e o incremento da competição do setor.

Na área das instituições securitárias e previdenciárias, tão importantes quanto o cálculo dos fundos a serem criados para a cobertura dos compromissos futuros é a gestão desses mesmos fundos, de tal maneira que os objetivos dessas instituições possam ser alcançados. Os conhecimentos atuariais são indispensáveis na avaliação dos eventos aleatórios que caracterizam o mundo dos negócios de qualquer natureza, e na construção de modelos utilizados na avaliação e mensuração dos riscos e suas conseqüentes implicações.

Em face ao exposto, nós o convidamos a enfrentar os desafios do mundo atual dos negócios juntando-se a nós e participando desse esforço vital de desenvolvimento técnico gerencial.

Objetivos

Destinado aos profissionais envolvidos nas atividades de previdência, seguros, gestão de fundos, títulos de capitalização e outras, instrumentalizando-os na gestão financeira de ativos e no controle do passivo atuarial.

Considerando uma gestão atuarial que cuide não só dos Passivos de uma instituição securitária ou previdenciária, como também dos Ativos dessas mesmas instituições que irão suportar aquelas obrigações, chegamos aos objetivos do Curso MBA Gestão Atuarial e Financeira.

Possibilitar aos gestores das instituições de seguros e de previdência privada as condições necessárias para a gestão dos Ativos, dotando-os de técnicas que lhes permitam identificar e avaliar os riscos que afetam suas empresas, além de métodos gerenciais para o tratamento racional dos mesmos;

Instrumentalizá-los em conceitos e técnicas que lhes permitam analisar os Passivos, incluindo, entre outros temas, a concepção e desenvolvimento de novos produtos, análise dos critérios de cálculo e correção das provisões e reservas técnicas, análise da problemática atual dos seguros de vida, incluindo-se os fundos de pensão, além da análise de outros tipos de seguros.

Pré-requisitos

O quesito fundamental que se coloca aos candidatos para ingresso no curso é ter boa vivência empresarial conjugada com o interesse em desenvolver conhecimentos específicos na Gestão Atuarial.

Conforme será caracterizado no tópico “Objetivos”, este curso, em nível geral, procura capacitar o gestor a assumir a postura de parceiro no comando dos negócios. Em nível específico, o curso visa a capacitação e a instrumentalização do gestor através da exposição aos conceitos e técnicas que se constituem no “estado da arte” na área. Em termos formais é necessário que o candidato tenha curso superior completo.

Metodologia

O curso tem como suporte a experiência de mais de 30 anos dos Programas de Mestrado e de Doutorado em Controladoria e Contabilidade, Administração e Economia da FEA/USP. As disciplinas são apresentadas em seqüência, para permitir aos alunos um aprendizado conceitual e eficaz.

A metodologia de ensino da FIPECAFI abrange uma variedade de técnicas que garantem a eficácia do programa, destacando-se: Aulas Expositivas, Estudos de Casos, Trabalhos em Equipe, Seminários e Jogos de Empresa.

Para promover maior interação entre os participantes e tornar o desenvolvimento mais proveitoso, os professores promovem painéis de discussões e apresentações individuais e entre grupos.

Plano de estudos

Disciplinas
- Alm - Gestão De Ativos E Passivos
- Análise De Cenários Econômicos
- Avaliação Atuarial
- Contabilidade E Análise Financeira De Empresas Securitárias E Previdenciárias
- Derivativos
- Direito De Seguros Privados
- Metodologia Da Pesquisa
- Estatística Aplicada E Teoria Do Risco Coletivo
- Estatística Demográfica
- Gestão De Carteiras
- Gestão De Risco
- Gestão De Risco Atuarial
- Gestão Financeira
- Matemática Atuarial
- Matemática Financeira
- Mercado Financeiro
- Métodos Quantitativos
- Modelagem De Planos De Previdência
- Previdência Básica E Complementar
- Seguros, Capitalização E Saúde E Resseguros
- Solvência II

Oferta Educativa semelhante