MBA em Gestão da Cultura (Vila Velha, Espírito Santo)

Centro Universitário Vila Velha

Localização:Vila Velha - Espírito Santo

Duração:360 Horas

Tipo:Mestria

Modalidade:Presenciais

Características

Justificativa do Curso
As recentes discussões acerca do mercado da Economia Criativa como gerador de desenvolvimento regional, em consonância com o efetivo crescimento empresarial – pela atração de grandes empresas para o Estado - fazem da cultura o negócio do momento. Esse novo foco de investimento econômico é uma constatação pelos mega-empreendimentos culturais, cujas obras estão em curso no Estado, como o Cais das Artes e o Sesc Cultural Glória, ambos somente na capital, fora os diversos equipamentos culturais e de entretenimento, no interior do Estado. A despeito disso, o Estado também tem se desenvolvido na atração de produções artísticas nacionais e internacionais, o que demanda um profissional capacitado na legislação voltada para o setor de cultura, além do conhecimento das políticas públicas, dos investimentos diretos e indiretos no setor, cuja especificidade demanda um profissional com conhecimento das técnicas de produção cultural, de marketing sócio-cultural, de administração e especializado na legislação que ativa o mercado da cultura. É neste contexto que um curso de “MBA Gestão da Cultura” se insere, visando atender às organizações e indivíduos que necessitam ou desejam conhecer as melhores estratégias mercadológicas e de administração para atuar de forma competente no mercado da cultura.

Objetivos Gerais
Capacitar os participantes a aplicar os conceitos na prática empresarial; - Aprofundar-se no conhecimento dos conceitos de marketing e vendas mais atuais e inovadores; - Estimular o desenvolvimento de uma visão estratégica de negócio da empresa e de atitudes de foco no cliente; - Familiarizar os participantes com os conceitos e técnicas modernas de Gestão Comercial, através da identificação das melhores práticas gerenciais adotadas por empresas de sucesso. - Promover a troca contínua de experiências de profissionais de renome e os participantes do curso, desenvolvendo habilidades interpessoais notadamente a capacidade de trabalhar em equipe; - Formar profissionais criativos, inovadores, líderes, empreendedores, que tenham visão de futuro.

Plano de estudos

Diversidade e Empoderamento Cultural

Comportamento do Consumidor de Cultura

Pesquisa do Mercado Cultural

Política Pública de Cultura

Economia da Cultura

Formação e Gestão de Preços em Projetos Culturais

Comunicação e Cultura

Técnicas de Captação de Recursos para Ações Culturais

Gestão de Organizações Culturais

Práticas de Marketing Cultural nas Redes Sociais

Planejamento de Marketing Cultural

Elaboração e Gestão de Projetos Culturais

Leis de Incentivo à Cultura

Organização de Eventos e Captação de Patrocínios para Projetos Culturais

Metodologia de Pesquisa

Seminário Avançado:Rodadas de Negócios Culturais - Encontro entre empresas compradoras e fornecedoras, de cultura, incentivando a criação de grandes parcerias de negócios. Modelo de seminários

Requisitos

Documentação:
Os documentos poderão ser apresentados em cópia simples acompanhada do respectivo original, ou somente cópia simples, desde que autenticadas
DOCUMENTOS DO ALUNO (cópia)
Diploma de curso superior registrado (frente e verso);
Documento de Identidade;
CPF;
Certidão de nascimento ou casamento;
01 (uma) foto 3x4 recente;
Comprovante de residência (conta de luz ou outros);
Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

Público-alvo
Este curso é destinado a profissionais graduados nas mais diversas áreas e que desejam empreender no mercado cultural. Agentes culturais: empresários da cultura (atuantes no mercado de produção artística e de entretenimento), artistas, promotores, produtores e demais profissionais dos segmentos da produção cultural. O curso abrange, desde os profissionais de instituições públicas, que atuam na gestão das políticas públicas de cultura; bem como profissionais que fazem a gestão das políticas corporativas (investimento cultural privado), e até, os funcionários de empresas de terceiro setor e de fundações, que atuam na área cultural.