MBA em Gestão de Instituições de Ensino Superior - IES (Pedro Leopoldo, Minas Gerais)

Fundação Pedro Leopoldo

Localização:Pedro Leopoldo - Minas Gerais

Duração:360 Horas

Tipo:Mestria

Modalidade:Presenciais

Características

O MBA objetiva a construção de um novo conhecimento: o de Administração Acadêmica e Universitária em cenários competitivos. Tem por finalidade social preparar gestores para o atual momento. Totalmente focado na formação do Gestor de IES – Instituições de Ensino Superior, objetiva desenvolver nele competências para saber-pensar os problemas do dia-a-dia de Instituições de Ensino Superior e para reconhecer como resolvê-los diante das características institucionais que limitam sobremaneira a sua atuação. Neste sentido, o know-how é assimilado pelo desenvolvimento de uma consciência em torno da gestão, e não apenas pela transferência de conteúdos curriculares. O MBA foi desenvolvido a partir da união das maiores empresas brasileiras de consultoria e de gestão de Instituições de Ensino Superior, a saber, CONSAE - Consultoria em Assuntos Educacionais, CARTA CONSULTA e FUNDAÇÃO PEDRO LEOPOLDO, instituição pioneira na criação do Mestrado Profissional em Administração em Minas Gerais, recomendado pela CAPES. Essa sinergia faz com que o programa tenha coerência com o que acontece na realidade e na prática administrativa diária nas IES, aliada a uma boa visão estratégica e formação teórica. * É um programa exclusivo para Instituições de Ensino Superior. * É um programa de imersão total. Durante os nove encontros de quatro dias consecutivos, os alunos do MBA terão completa assistência das empresas que desenvolveram o programa, além de uma formação integral para a solução de suas "questões institucionais". * Portanto, não é apenas um curso; é um programa de desenvolvimento organizacional para a formação do Gestor de IES. * O curso contará com uma equipe de professores altamente qualificados e comlarga experiência em Gestão de IES. * É um programa direcionado para todo o Brasil, e não apenas uma determinada região. Este fato proporcionará o desenvolvimento de uma rede nacional de relacionamento, capacitando o participante a ver o todo, e a agir no seu ponto institucional. * A metodologia aplicada prioriza a formação prática, fundamentada na teoria existente e na formalização da construção de um conhecimento. * O programa conta, em sua maior e mais significativa parte, com bibliografia própria, exclusiva, desenvolvida ao longo de décadas de atuação no setor educacional brasileiro, especificamente, no Ensino Superior. * Os conteúdos programáticos foram desenvolvidos pelos projetistas, professores, palestrantes, consultores, gestores e coordenadores do programa. * O Programa conta com uma plataforma de e-learning amigável e em plenofuncionamento, de uma infra-estrutura física e tecnológica própria e bem localizada e de estruturas de formação setoriais, disponibilizadas para a visita de alunos que desejarem maior contato com as empresas.

Plano de estudos

Módulos Estão programados dez encontros presenciais durante todo o curso, em regime de imersão, com a duração de 3 dias consecutivos de trabalho cada um. * Módulo I - 3 dias O Contexto Global: as IES e a Sociedade do Conhecimento. * Módulo II - 3 dias Legislação Educacional. * Módulo III - 3 dias Criando e Desenvolvendo uma IES. * Módulo IV - 3 dias Avaliação Institucional. * Módulo V - 3 dias Marketing Aplicado à Gestão de IES (I). * Módulo VI - 3 dias Marketing Aplicado à Gestão de IES (II). * Módulo VII - 3 dias Planejamento Estratégico e Plano de Desenvolvimento Institucional. * Módulo VIII - 3 dias Controle e Registro Acadêmico: a gestão operacional de IES. * Módulo IX - 3 dias Gestão com Pessoas, Equipes e Integração Institucional. * Módulo X - 3 dias Elaboração do Trabalho de Conclusão do MBA.

Requisitos

Público Alvo Profissionais que atuam ou pretendem atuar no setor educacional, especificamente no Ensino Superior: mantenedores, acionistas, investidores, reitores, diretores de faculdade ou institutos, pedagogos, administradores, coordenadores de curso, gerentes de relacionamento, professores, chefes de departamentos, assessores, consultores, projetistas e avaliadores institucionais. DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO * Cópia do Diploma de Curso Superior * Cópia do Histórico Escolar * Cópia da Carteira de Identidade, do CPF e do Título de Eleitor * 1 foto 3 x 4 * Curriculum vitae * Certificado de Reservista * Comprovante do Registro Civil * Comprovante de Residência CRITÉRIOS DE SELEÇÃO * Exame da documentação * Entrevista com o(a) candidato(a)

Oferta Educativa semelhante