MBA em Gestão de TI (São Paulo, São Paulo)

Universidade Anhembi Morumbi

Localização:São Paulo - São Paulo

Duração:18 Meses

Tipo:Mestria

Modalidade:Presenciais

Características

O MBA em Gestão de TI combina a aplicação de conhecimentos estruturados em técnicas modernas de gestão com ferramentas da tecnologia da informação e sua integração aos negócios, considerando os impactos que os projetos e as decisões de um líder de TI exercem sobre a empresa.

O curso desenvolve nos participantes competências de gestão com especialização na área de TI, possibilitando uma visão sistêmica e integrada das estratégias da organização, bem como de seus processos, informatização, tecnologia e capital humano, a fim de alcançar soluções únicas e sustentáveis para os desafios reais dos negócios.

Por meio de um corpo docente com sólida formação acadêmica e experiência profissional consolidada, o curso expõe os alunos a metodologias variadas como estudo de casos, seminários e workshops.

O MBA oferece ainda a opção dos alunos ampliarem a visão internacional dos negócios, cursando um módulo no exterior.
A quem se destina

Profissionais de TI e consultores que desejam ampliar conhecimentos e aprimorar práticas na área para gerenciar projetos e operações, a partir de processos mais eficazes.

O curso também é direcionado a todos que almejam criar as melhores estratégias para a tomada de decisão nos negócios, aliando habilidades de TI às competências de gestão.

Por que cursar este MBA?


Estrutura Curricular com Foco em Competências Estratégicas e Gerenciais
A estrutura curricular foi desenvolvida para que os alunos dominem as diversas competências estratégicas e gerenciais com especialização na gestão da informatização e das tecnologias. Por meio de conceitos, estudo de casos, seminários e workshops, os alunos adquirem uma visão integrada e conhecem as principais ferramentas analíticas e estratégicas.
Acesso às Últimas Tendências e Pesquisas sobre TI – Gartner Group
Por meio da parceria estratégica com o Gartner, os alunos terão acesso à mais completa biblioteca de referência especializada em nível internacional que, em conjunto com o acervo da biblioteca da BSP, garantirá o apoio às pesquisas e aos trabalhos desenvolvidos por alunos e professores.
Gestão da Complexidade
Uma especialidade BSP: ciência que aborda os fenômenos complexos, trabalhando com ferramentas e novos conceitos que ampliarão seu modo de analisar os fatos e tomar decisões.
Corpo Docente com Trajetória Profissional e Formação Acadêmica Internacional
Professores com sólida formação acadêmica e trajetória profissional desenvolvida em cargos de liderança em empresas nacionais e internacionais de destaque, o que alia a experiência prática à aplicabilidade de conceitos.
Módulo Internacional Opcional
Os alunos do MBA têm a possibilidade de ampliar sua visão internacional dos negócios realizando um Módulo Internacional opcional em uma das escolas parceiras da BSP. O Módulo Internacional oferece aos alunos a oportunidade de explorar conceitos e práticas por meio de aulas presenciais e visitas a empresas.

Plano de estudos

DISCIPLINAS

Núcleo Fundamental (Presencial)

Ambiente Econômico

Apresentam-se os princípios básicos de funcionamento da economia, política monetária e fiscal e seus impactos nos ciclos econômicos, as relações entre inflação, câmbio, taxa de juros, nível de emprego, dívida pública e risco país.

Inovação & Empreendedorismo

Trabalha conceitos e ferramentas que permitem empreender e inovar de forma sistemática e focada, incluindo o desenvolvimento prático de um plano de negócios.

Gestão da Complexidade

Esta disciplina integra o pensamento linear-cartesiano e o sistêmico com o objetivo de desenvolver uma visão que permita lidar de forma mais produtiva com a diversidade, a instabilidade, o erro, a incerteza, a ilusão e as mudanças contínuas na gestão dos negócios.

Governança Corporativa e Sustentabilidade Empresarial

São abordadas as melhores práticas e aplicações da governança corporativa, considerando um ambiente econômico sustentável. Disponibiliza conhecimento e informações que subsidiem a incorporação de práticas de responsabilidade social e ambiental nas organizações.

Ética e Direito Empresarial

O objetivo é estimular debates e criar consciência sobre a importância dos valores, aspecto fundamental das relações humanas, que costuma ser esquecido devido à dificuldade de lidar com questões e dilemas éticos. A disciplina, inicialmente, concentra-se no entendimento dos principais tributos incorridos pelas empresas brasileiras, para, em seguida, examinar as principais regras societárias à luz do novo código civil brasileiro. Discute a reorganização societária nas operações de fusão, cisão e incorporação, além de mostrar as conexões entre a gestão empresarial e as questões éticas do nosso tempo.

Liderança e Comportamento Organizacional

Esta disciplina visa capacitar o participante a entender e aplicar conhecimentos relativos à gestão do comportamento em uma organização, no tocante aos aspectos individuais e grupais, bem como estimular a reflexão sobre o papel da liderança na geração do comprometimento e na motivação das pessoas. Por meio da aplicação de alguns instrumentos, os alunos poderão fazer uma auto avaliação de suas principais características de liderança.

Gestão de Pessoas

Esta disciplina apresenta as mais modernas técnicas de administração de recursos humanos, como recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, capacitação e desenvolvimento profissional.

Contabilidade Empresarial

Fornece um conhecimento dos vários tipos de informação contábil-financeira disponíveis aos gestores no processo de tomada de decisão. Capacita o aluno a interpretar a situação econômico-financeira de uma empresa, entendendo que decisões devem ser tomadas para aumentar a rentabilidade do negócio.

Estratégia Empresarial

Expõe os conceitos e ferramentas necessários para desenvolver processos de planejamento empresarial, compreender e avaliar planos estratégicos e acompanhar seus resultados. Discute a formulação da estratégia e análise do ambiente, bem como a obtenção de vantagens competitivas e métricas de mensuração de desempenho.

Finanças Corporativas

Discute as principais decisões de investimento e financiamento com o objetivo de maximizar o valor da empresa. Apresenta os fundamentos da gestão financeira dos negócios e o funcionamento dos mercados financeiro e de capitais. Expõe as relações entre risco e retorno, o custo médio ponderado de capital e as metodologias para análise de projetos.

Gestão da Tecnologia da Informação

Mostra o papel dinâmico e transformador dos sistemas de TI, as funcionalidades dos principais aplicativos operacionais e estratégicos (ERP, CRM e Bis), além do conceito de empresa digital e o impacto da internet nos negócios. Discute o desenvolvimento, implantação e gestão dos sistemas de informação, seu alinhamento à estratégia corporativa, bem como o outsourcing e os riscos envolvidos.

Gestão das Operações e do Supply Chain

Apresenta a análise sistêmica das operações de manufatura e de serviços com visão prática de soluções e ênfase na gestão estratégica da cadeia de suprimentos. Aborda o Supply Chain como ferramenta criadora de valor para os clientes. São discutidos temas como: qualidade total, just-in-time, produção enxuta (Lean Production), integração de marketing e operações, serviços logísticos e estratégia de capacidades.

Gestão de Marketing

Apresenta os conceitos fundamentais de marketing para uma orientação estratégica de mercado, cobrindo tópicos como mix de marketing, análise setorial, análise de cadeia de valor, alianças estratégicas e colaborativas, pesquisa de mercado, inteligência mercadológica, posicionamento competitivo e estratégias mercadológicas.

Modelos de Decisão Quantitativos

Discute como a modelagem pode desempenhar um papel central que permite o entendimento de questões fundamentais ligadas a estruturas e políticas organizacionais e como esse entendimento conduz a melhores desempenhos. Trata de aspectos cognitivos do processo decisório, programação linear, árvores de decisão, simulações e análise de risco, modelagem e simulação dinâmica, previsão (forecasting) e regressão.

Núcleo Fundamental (Online)


Matemática e Estatística de Negócios

A matemática e a estatística permitem organizar dados e conclusões e fazer inferências sobre um conjunto grande de dados, facilitando e apoiando a tomada de decisões. O curso aborda os conceitos fundamentais da disciplina utilizados na gestão de negócios, sob o ponto de vista teórico e prático.

Planejamento do Projeto Final

O objetivo é orientar os participantes para a elaboração do Projeto Final individual nas suas várias modalidades (estudo de caso, dissertação e plano de negócio), com destaque para redação, metodologia de pesquisa de campo, bibliográfica e webgráfica, relevância e inovação.

Vivência Internacional

O curso servirá para alavancar e desenvolver suas competências interculturais, além de focar importantes temas: o impacto da cultura no mundo dos negócios e como lidar com as frustrações resultantes do choque e diferenças de cultura.

Núcleo Especializado


Governança de TI

O curso apresenta e discute conceitos, princípios e processos que compõem a boa Governança de TI, parte integrante da Governança Corporativa. Apresenta modelos consagrados de melhores práticas como CO BIT, ITIL, CMMI, PMBok, ISO 20.00, ISO 27000 e Balanced Scorecard for IT. O curso apresenta e discute a abordagem típica de implantação da governança de TI e os fatores críticos de sucesso para sua implantação. Destaca também os principais ganhos obtidos com a adoção das boas práticas e os fatores que têm impulsionado a evolução da Governança de TI, além das tendências para os próximos anos.

Arquitetura de Negócios e Soluções de TI

Esta disciplina conceitua o planejamento estratégico de TI, abordando a missão da área de TI como apoio aos negócios e o seu posicionamento dentro das organizações. A disciplina discute o uso alinhado de TI visando à obtenção de vantagens competitivas e agregando valor ao negócio das empresas. A adequada escolha de tecnologias e soluções de TI deverá ser consequência direta da análise das alternativas e do desenvolvimento que maximiza o resultado ou o objetivo.

Segurança da Informação

A operação da grande maioria das empresas e instituições depende de sistemas de informação. Dado este cenário, os ambientes de TI e os sistemas de software passaram a ser alvo de ataques, com poder de destruição crescente com o passar do tempo. O curso foca a segurança e auditoria de sistemas e ambientes nos processos e elementos de vulnerabilidade, como desenvolvimento de sistemas, redes de telecomunicações, bancos de dados, sistemas operacionais, Internet e outros. O curso mostra como identificar, adotar ações preventivas e recuperar ambientes e sistemas, garantindo a confiabilidade das informações e continuidade ininterrupta de atendimento à empresa. O curso destaca ainda a importância da definição e implantação das políticas de segurança nas empresas, que dependem da cultura da organização e que exigem o comprometimento de toda a estrutura hierárquica para a obtenção de ambientes seguros e confiáveis.

Gestão de Portfólio e Projetos

O curso aborda a gestão eficiente de projetos com foco no desenvolvimento de sistemas, utilizando boas práticas, ferramental adequado e as metodologias de mercado mais modernas e bem-sucedidas, criando um substancial diferencial para corporações e para os próprios profissionais. Os alunos terão o conhecimento formal e prático sobre o processo, as avaliações para formação de portfólio, a análise de negócios e processos empresariais, a gestão de equipes, a adoção de metodologias, o controle financeiro e a implantação de projetos.

Gestão do Conhecimento

A Gestão do Conhecimento é um canal de compartilhamento, disseminação e distribuição de informações corporativas entre os membros da organização. Funciona como um centralizador de informações sob forma de árvore de conhecimento, onde são incluídos textos, documentos e imagens resultantes de projetos, pesquisas e estudos realizados pela empresa. Com uma maior flexibilidade de gerenciamento e uma rápida transferência de dados é possível que um alto volume de conteúdo seja atualizado, bem como diminuir sensivelmente o desencontro de informações por meio da disponibilização imediata de conteúdo.

Aplicações Avançadas de TI

Esta disciplina aborda o uso de diversas ferramentas e aplicações de estratégias avançadas de tecnologia da informação, buscando criação de valor e aumento da capacidade competitiva. As mais recentes e impactantes aplicações de TI são discutidas em termos de seus benefícios, diferenciais e custos sempre focando em exemplos práticos e reais. Prepara o participante para atuar em projetos cujas soluções baseiam-se na tecnologia de informação, levando-se em conta a analise dos problemas, avaliação dos riscos, facilitando a implantação de sistemas de informações estratégicos.

Requisitos

Efetivação da Matrícula no Curso

Para efetivação da matrícula no curso, você deverá apresentar na Central de Atendimento ao Candidato, no câmpus em que estudará os documentos abaixo:

Requerimento de Matrícula;
1 foto 3x4 recente;
Cópia simples do RG;
Cópia simples do CPF;
Cópia simples do Comprovante de Residência;
Cópia autenticada do Diploma ou Certificado de Conclusão do Curso de Graduação (Bacharelado ou Tecnológico) ou, se preferir, cópia simples acompanhada do documento original;
Cópia autenticada do Histórico Escolar do Curso de Graduação (Bacharelado ou Tecnológico) ou, se preferir, cópia simples acompanhada do documento original;
Boleto de matrícula pago ou, se preferir, efetue seu pagamento diretamente na Central de Atendimento ao Candidato, utilizando os cartões Visa ou Master.

Oferta Educativa semelhante