Duração:18 Meses
Tipo:Mestria
Modalidade:On-line
Características
Objetivo Geral:
 Capacitar profissionais para atuar em empresas públicas, privadas e do terceiro setor e habilitá-los como consultores independentes, gestores e estrategistas na área da comunicação empresarial sob o foco estratégico do Marketing.
Justificativa:
 “Marketing” é uma das palavras mais utilizadas pela sociedade contemporânea, fazendo parte da linguagem cotidiana da população. Seu uso contínuo tem início nos anos 50 do século passado, quando o professor e pesquisador Peter Drucker elevou o Marketing a uma posição de importância fundamental para gerir negócios e lançar produtos, tendo em vista que estes deveriam ser planejados a partir das necessidades dos clientes-alvo das organizações.
 
 No Brasil, os conceitos e as práticas do Marketing foram rapidamente incorporados pelas empresas, e seu uso vem motivando, cada vez mais, o estudo e o aprofundamento das suas aplicações táticas e estratégicas.
 
 Na última década, a orientação de Marketing se tornou uma potente arma empresarial para se trabalhar em mercados altamente competitivos. A sua prática está cada vez mais presente nas organizações, sejam elas com ou sem fins lucrativos. O pensar mercadológico tem contribuído para fazer a diferença em empresas vencedoras, que reconhecem a relevância da Administração do Marketing como a grande vantagem competitiva para entregar produtos de valor superior.
 
 Da mesma forma, a gestão da informação e da comunicação é um instrumento essencial hoje em dia para o bom desempenho das organizações. No Brasil, até o início dos anos 90, a comunicação coorporativa nas empresas era, de modo geral, gerida por profissionais de Relações Públicas ou profissionais com vivência em redações de jornais. O foco, portanto, variava de acordo com a formação dos gestores.
 
 Hoje, com o advento de grandes empresas internacionais e com o apogeu da globalização mercadológica, a gestão da informação e da comunicação nas organizações é exercida sob o foco do Marketing. Consequentemente, os profissionais responsáveis nas empresas necessitam de ferramentas mais complexas que ofereçam respostas mais criativas e imediatas ao processo de gestão da informação e da comunicação.
 
 Os profissionais se deparam cotidianamente, ainda mais com a rápida evolução das TICs – tecnologias da informação e da comunicação - com problemas de comunicação que, não solucionados a tempo e de maneira criativa e competente, podem gerar crises que colocam em risco toda uma estratégia empresarial. A gestão eficiente da informação e da comunicação nas organizações, interna e externamente, podem fazer a diferença num mundo altamente tecnológico e sem fronteiras como o de hoje.
Plano de estudos
MÓDULO - Gestor da Comunicação Integrada de Marketing
Encontro presencial
 
 Ambiente Organizacional
 
 Gestão Estratégica de Pessoas
 
 Fundamentos de Marketing
 
 Gestão da Comunicação Integrada
 
 Elaboração de Projetos
MÓDULO - Consultor em Pesquisa de Mercado e Comportamento de Compra
Sistema de Informações em Marketing e Pesquisa de Mercado
 
 Segmentação de Mercado e Comportamento do Consumidor
 
 Gestão e Desenvolvimento de Produtos e Branding
 
 Marketing Digital
 
 Marketing de Relacionamento e Redes Sociais
MÓDULO - Consultor em Gestão de Marcas e Relacionamento com o Cliente
Metodologia da Pesquisa Científica
 
 Planejamento de Comunicação
 
 Relações Públicas
 
 Comunicação Empresarial
 
 Avaliação e Mensuração de Resultados
 
 Encontro Presencial
Requisitos
Além de graduados em Comunicação Social e em Administração de Empresas, o curso também se destina aos formados em Cursos Superiores Tecnológicos das áreas de Marketing, Comunicação e Gestão Empresarial.
 
 O curso se aplica, ainda, àqueles que, apesar da não terem formação superior nas áreas específicas, atuam em cargos de nível executivo, tais como Gerentes, Consultores, Profissionais Liberais, Empresários e Empreendedores.
 Requisitos Gerais:
 Acesso à Internet, via conexão discada ou banda larga.
 Dispor de conta de e-mail válida.
 Requisitos de Software - o acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem da Universidade
 Veiga de Almeida, onde o curso será realizado, será possível desde que o aluno tenha
 instalado em seu computador e saiba utilizar os seguintes programas:
 Sistema Operacional Windows XP ou similar;
 Internet Explorer ou Mozilla Firefox;
 Editor de texto, planilha eletrônica e programa de apresentação, da suíte Office da
 Microsoft ou similar;
 Macromedia Flash Player – programa gratuito, utilizado para abrir os módulos com o
 conteúdo on-line dos cursos.
 Acrobat Reader – programa gratuito utilizado para abrir arquivos PDF.
 Winzip – programa utilizado para compactar, descompactar e abrir arquivos “zipados”,
 isto é, comprimidos.
 Requisitos de Hardware - O computador que o aluno utilizará para acessar o Ambiente
 Virtual de Aprendizagem deverá ter a seguinte configuração mínima:
 Microcomputador PC Pentium II 600MHz ou superior, com no mínimo 256 MBytes de
 RAM;
 Monitor colorido com resolução de 800 X 600 pixels;
 Disco rígido com 10 GBytes de espaço disponível;
 Mouse e teclado;
 Kit multimídia.
 Para a efetivação da matrícula, o candidato deverá encaminhar os seguintes documentos:
 a) Cópia autenticada do Diploma de Conclusão de Curso de Graduação (frente e verso);
 b) Cópia autenticada da certidão de nascimento ou de casamento;
 c) Cópia autenticada do Histórico Escolar completo da Graduação ou Curso Sequencial;
 d) Cópia da carteira de identidade;
 e) Cópia do CPF;
 f) Cópia de um comprovante de residência;
 g) 1 (uma) foto 3 x 4; e
 h) Cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição.