MBA em Marketing e Comunicação Empresarial (On-line)

Universidade Veiga de Almeida

Duração:18 Meses

Tipo:Mestria

Modalidade:On-line

Características

Objetivo Geral:
Capacitar profissionais para atuar em empresas públicas, privadas e do terceiro setor e habilitá-los como consultores independentes, gestores e estrategistas na área da comunicação empresarial sob o foco estratégico do Marketing.

Justificativa:
“Marketing” é uma das palavras mais utilizadas pela sociedade contemporânea, fazendo parte da linguagem cotidiana da população. Seu uso contínuo tem início nos anos 50 do século passado, quando o professor e pesquisador Peter Drucker elevou o Marketing a uma posição de importância fundamental para gerir negócios e lançar produtos, tendo em vista que estes deveriam ser planejados a partir das necessidades dos clientes-alvo das organizações.

No Brasil, os conceitos e as práticas do Marketing foram rapidamente incorporados pelas empresas, e seu uso vem motivando, cada vez mais, o estudo e o aprofundamento das suas aplicações táticas e estratégicas.

Na última década, a orientação de Marketing se tornou uma potente arma empresarial para se trabalhar em mercados altamente competitivos. A sua prática está cada vez mais presente nas organizações, sejam elas com ou sem fins lucrativos. O pensar mercadológico tem contribuído para fazer a diferença em empresas vencedoras, que reconhecem a relevância da Administração do Marketing como a grande vantagem competitiva para entregar produtos de valor superior.

Da mesma forma, a gestão da informação e da comunicação é um instrumento essencial hoje em dia para o bom desempenho das organizações. No Brasil, até o início dos anos 90, a comunicação coorporativa nas empresas era, de modo geral, gerida por profissionais de Relações Públicas ou profissionais com vivência em redações de jornais. O foco, portanto, variava de acordo com a formação dos gestores.

Hoje, com o advento de grandes empresas internacionais e com o apogeu da globalização mercadológica, a gestão da informação e da comunicação nas organizações é exercida sob o foco do Marketing. Consequentemente, os profissionais responsáveis nas empresas necessitam de ferramentas mais complexas que ofereçam respostas mais criativas e imediatas ao processo de gestão da informação e da comunicação.

Os profissionais se deparam cotidianamente, ainda mais com a rápida evolução das TICs – tecnologias da informação e da comunicação - com problemas de comunicação que, não solucionados a tempo e de maneira criativa e competente, podem gerar crises que colocam em risco toda uma estratégia empresarial. A gestão eficiente da informação e da comunicação nas organizações, interna e externamente, podem fazer a diferença num mundo altamente tecnológico e sem fronteiras como o de hoje.

Plano de estudos

MÓDULO - Gestor da Comunicação Integrada de Marketing

Encontro presencial

Ambiente Organizacional

Gestão Estratégica de Pessoas

Fundamentos de Marketing

Gestão da Comunicação Integrada

Elaboração de Projetos

MÓDULO - Consultor em Pesquisa de Mercado e Comportamento de Compra

Sistema de Informações em Marketing e Pesquisa de Mercado

Segmentação de Mercado e Comportamento do Consumidor

Gestão e Desenvolvimento de Produtos e Branding

Marketing Digital

Marketing de Relacionamento e Redes Sociais

MÓDULO - Consultor em Gestão de Marcas e Relacionamento com o Cliente

Metodologia da Pesquisa Científica

Planejamento de Comunicação

Relações Públicas

Comunicação Empresarial

Avaliação e Mensuração de Resultados

Encontro Presencial

Requisitos

Além de graduados em Comunicação Social e em Administração de Empresas, o curso também se destina aos formados em Cursos Superiores Tecnológicos das áreas de Marketing, Comunicação e Gestão Empresarial.

O curso se aplica, ainda, àqueles que, apesar da não terem formação superior nas áreas específicas, atuam em cargos de nível executivo, tais como Gerentes, Consultores, Profissionais Liberais, Empresários e Empreendedores.
Requisitos Gerais:
Acesso à Internet, via conexão discada ou banda larga.
Dispor de conta de e-mail válida.
Requisitos de Software - o acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem da Universidade
Veiga de Almeida, onde o curso será realizado, será possível desde que o aluno tenha
instalado em seu computador e saiba utilizar os seguintes programas:
Sistema Operacional Windows XP ou similar;
Internet Explorer ou Mozilla Firefox;
Editor de texto, planilha eletrônica e programa de apresentação, da suíte Office da
Microsoft ou similar;
Macromedia Flash Player – programa gratuito, utilizado para abrir os módulos com o
conteúdo on-line dos cursos.
Acrobat Reader – programa gratuito utilizado para abrir arquivos PDF.
Winzip – programa utilizado para compactar, descompactar e abrir arquivos “zipados”,
isto é, comprimidos.
Requisitos de Hardware - O computador que o aluno utilizará para acessar o Ambiente
Virtual de Aprendizagem deverá ter a seguinte configuração mínima:
Microcomputador PC Pentium II 600MHz ou superior, com no mínimo 256 MBytes de
RAM;
Monitor colorido com resolução de 800 X 600 pixels;
Disco rígido com 10 GBytes de espaço disponível;
Mouse e teclado;
Kit multimídia.
Para a efetivação da matrícula, o candidato deverá encaminhar os seguintes documentos:
a) Cópia autenticada do Diploma de Conclusão de Curso de Graduação (frente e verso);
b) Cópia autenticada da certidão de nascimento ou de casamento;
c) Cópia autenticada do Histórico Escolar completo da Graduação ou Curso Sequencial;
d) Cópia da carteira de identidade;
e) Cópia do CPF;
f) Cópia de um comprovante de residência;
g) 1 (uma) foto 3 x 4; e
h) Cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

Oferta Educativa semelhante