MBA em Planejamento e Gestão Ambiental (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)

Universidade Veiga de Almeida

Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

Duração:15 Meses

Tipo:Mestria

Modalidade:Presenciais

Características

Objetivos
O Curso de MBA em Planejamento e Gestão Ambiental tem por objetivos:
Fornecer o conhecimento atual, básico e transdisciplinar necessário para a formação do profissional com interesse no planejamento e na gestão do meio ambiente como forma de alcançar o desenvolvimento ecologicamente sustentável;
Desenvolver competências, habilidades e instrumentos necessários à solução dos problemas ambientais;
Desenvolver a consciência crítica sobre a problemática ambiental, compreendendo-se como "crítica" a capacidade de captar a gênese e a evolução dos problemas ambientais.

Justificativa
A escassez dos recursos naturais, a poluição e os acidentes ambientais provocados pela sociedade moderna nas últimas décadas vêm demonstrando ao mundo a insustentabilidade e a não distributividade do modelo de desenvolvimento vigente. A busca por um novo modelo, ecologicamente sustentável, vem fazendo com que a questão ambiental desperte um interesse cada vez maior no mundo atual.

No Brasil, diversas legislações, nas três esferas de governo, tratam do meio ambiente impondo regulamentos de vários tipos a empresas e empreendimentos, tanto no setor privado quanto no setor público. Por outro lado, o mercado exige que as empresas invistam em meio ambiente, o que passa a ser visto por estas como um diferencial. Além disso, o terceiro setor, formado pelas organizações não-governamentais sem fins lucrativos, vem atuando de forma progressiva na área ambiental.

Neste contexto é cada vez maior a demanda por planejadores e gestores, auditores, consultores, peritos, certificadores, analistas, operadores, educadores, enfim por profissionais especialistas com conhecimento, visão e titulação na área de meio ambiente.

Em contrapartida, a oferta de cursos na área é dificultada pela natureza multidisciplinar do objeto de estudo e pela falta de professores com experiência no assunto. Na maioria das vezes, os cursos são oferecidos apenas em áreas específicas (tecnológicas, econômicas ou biológicas, por exemplo) que são parte de um conteúdo maior ligado ao meio ambiente.

O curso de Planejamento e Gestão Ambiental da UVA unifica diferentes áreas de conhecimento, fornecendo assim a visão sistêmica do meio ambiente que é necessária aos profissionais oriundos de diversos segmentos.

Plano de estudos

Desenvolvimento Ecologicamente Sustentável
Metodologia da Pesquisa Científica e Elaboração de Monografia
Ecologia
Matemática e Estatistica Aplicada à Analise Ambiental
Educação Ambiental: Transdisciplinaridade e Alfabetização Ecológica
Economia e Contabilidade Ambiental
Política e Legislação Ambiental
Valoração Econômica do Meio Ambiente
Direito Ambiental
Mudanças Climáticas e Mercado de Carbono
Estudos de Impactos Ambientais
Gestão de Resíduos Sólidos e Reciclagem
Avaliação de Aspectos e Impactos Ambientais
Análise e Gerenciamento de Risco Ambiental
Sistemas de Licenciamento Ambiental
Sistemas de Gestão Ambiental em Organizações
Perícia Ambiental
Certificação e Auditoria Ambiental
Produção Mais Limpa e Ecoeficiência
Avaliação de Desempenho Ambiental
Hidrologia e Sistemas de Saneamento Ambiental
Sistema Integrado de Gestão
Gestão Ambiental de Recursos Hídricos

Requisitos

Dado o perfil transdisciplinar, o curso é indicado para um grande número de profissionais de nível superior, tais como engenheiros, biólogos, advogados, economistas, geógrafos, físicos, arquitetos, sociólogos, geólogos, oceanógrafos e professores de diversas áreas, que tenham interesse, experiência ou competência para atuar na área de planejamento, gestão e ensino da questão ambiental. Documentação necessária para inscrição
• Cópia autenticada do diploma de graduação
• Cópia Identidade
• Cópia CPF
• Cópia comprovante de residência
• Cópia simples de certidão de casamento ou nascimento
• Duas fotos 3X4

Oferta Educativa semelhante