Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Regional (Mafra, Santa Catarina)

Universidade do Contestado

Localização:Mafra - Santa Catarina

Tipo:Mestria

Modalidade:Presenciais

Características

O PROGRAMA
O Programa de Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Regional promoverá abordagens científicas sobre problemas, cuja discussão, em geral, não irrompeu o nível da superficialidade do senso comum, que ainda permanece como traço identitário definido. Em outras palavras, será preciso compreender os vários aspectos de um processo de estagnação ou decadência econômica e os seus efeitos políticos e culturais, como foi o caso das regiões cujas economias cresceram com base na simples extração de recursos naturais, sem a preocupação histórica com a diversificação produtiva, o tratamento da questão ambiental, a agregação de valores e a presença política ativa dos diversos segmentos na sociedade.

Outro importante ponto a destacar é o direcionamento da investigação científica para a compreensão dos aspectos culturais produzidos em cada sociedade, podendo vinculá-los ao desenvolvimento regional, identificando barreiras e estímulos no tempo histórico e em relação ao futuro.

Nesse rumo, a devida orientação do corpo docente do proposto programa, quanto aos propósitos enunciados, deverá estimular, entre os professores, pesquisadores e os futuros alunos do mestrado, ambiente favorável à promoção da reflexão ética e crítica sobre o desenvolvimento, com o esperado impacto na sociedade regional.

Nessa perspectiva, o Programa de Mestrado parte por considerar aspectos das iniciativas de desenvolvimento regional, planejadas e/ou em execução e, a partir delas, recuperar seus pontos de divergência e transformá-los em processos políticos, decisórios e convergentes como referencial teórico, metodológico, ético e cultural, desafio que o Programa se propõe a perseguir.

OBJETIVOS
O Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional terá como objetivo geral promover o ensino e a pesquisa na área do desenvolvimento regional orientados pelos pressupostos multi e interdisciplinar, tendo a região do Contestado como contexto referencial de análise inicial.

Em específico, o programa objetiva:
- Fortalecer o papel da Universidade como agente disseminador do conhecimento científico para fomento do desenvolvimento regional;
- Construir prática de ensino e pesquisa multi e interdisciplinar para que se estabeleça influência recíproca e solidária entre teoria e prática e que permita uma visão global da complexidade apresentada pelo tema do desenvolvimento regional;
- Formar profissionais com capacidade técnica, científica e ética, para a atuação em instituições públicas ou privadas;
- Avaliar a capacidade das políticas educacionais como instrumento para o desenvolvimento regional;
- Analisar a influência e a eficácia das políticas públicas nas relações de complementaridade entre as esferas pública e privada;
- Revitalizar a identidade cultural e política do Contestado;
- Interpretar os modelos de gestão pública e social, nas escalas das políticas do desenvolvimento: local, regional, nacional e internacional;
- Analisar as iniciativas de desenvolvimento agrossilvopastoril para a região do Contestado;
- Estimular pesquisas para a integração do planejamento regional ao municipal, analisando as condições da organização dos espaços urbano e rural para a melhoria de qualidade de vida;
- Instrumentalizar a elaboração de projetos de intervenção que visem à integração da comunidade regional.
PERFIL DO PROFISSIONAL
O Programa deverá promover a formação e o aprimoramento de profissionais de diferentes áreas do conhecimento, para atividades de ensino, pesquisa, assessoria , consultoria, avaliação e planejamento, em instituições públicas e privadas, reparando-os para interagir na organização política-social e econômica, visando ao desenvolvimento regional.
Esse profissional deverá ter autonomia intelectual e capacidade crítico analítica de articular teorias, métodos e práticas sociais na sua atuação em processos multidisciplinares, bem como, compreender a realidade regional a partir de pressupostos interdisciplinar, no trato das questões, situações e necessidades de cada contexto, que assegurem o desenvolvimento regional.

Competências dos Egressos
Pelo conjunto de conhecimentos proporcionados pelo Programa, os egressos deverão ser capazes de:
- Desenvolver atividades de cunho multi e interdisciplinar no contexto do desenvolvimento regional;
- Difundir conhecimentos produzidos para o desenvolvimento e planejamento regional e municipal;
- Contribuir para a consolidação do processo educacional instalado do contexto, como elemento inerente ao desenvolvimento;
- Propor políticas públicas que se integrem nos projetos de desenvolvimento regional;
- Elaborar projetos na área agrossilvopastoril voltados ao desenvolvimento integrado;
- Promover o desenvolvimento de processos alternativos e necessários para a qualidade de vida e da cidadania, a partir de uma concepção interativa entre Estado e sociedade.

LINHA DE PESQUISA

Linha 1) Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional

As pesquisas priorizam processos envolvendo o desenvolvimento socioeconômico, político, cultural e educacional, de abrangência regional, produzidos ou não por políticas públicas que, com seus diferentes arranjos, conectem os espaços públicos e privados dos ambientes urbanos e rurais, tendo como contexto referencial de análise inicial, a região do Contestado.

Linha 2) Gestão, Território e Desenvolvimento

Entende-se gestão como ato de gerência e administração, contemplando as dimensões pública, privada e social. Portanto, a gestão foca-se nas ações públicas e privadas, que ocorrem nos diferentes territórios, com vistas ao desenvolvimento.

Plano de estudos

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

1. Conhecimento, pesquisa e desenvolvimento
2. Estado, sociedade e políticas de desenvolvimento
3. Teorias do desenvolvimento
4. Sociedade, cultura e desenvolvimento sócio-histórico regional
5. Seminários temáticos

DISCIPLINAS ELETIVAS

1. Políticas educacionais e desenvolvimento regional
2. Gestão, políticas públicas e desenvolvimento
3. Gestão ambiental e desenvolvimento regional
4. Projetos de desenvolvimento socioeconômico
5. Processos de desenvolvimento para pequenos e médios produtores rurais
6. Desenvolvimento urbano e rural
7. Tópicos especiais
8. Universidade e desenvolvimento regional
9. Gestão e planejamento em desenvolvimento regional e municipal
10. Urbanização, cidade e desenvolvimento urbano-regional
11. Métodos estatísticos quali e quantitativos
12. Ferramentas de integração da economia regional

Requisitos

PÚBLICO ALVO

Portadores de diploma de nível superior em curso de graduação de duração plena, devidamente registrado, podendo também ser aceitos estrangeiros diplomados por instituições estrangeiras, desde que seus diplomas sejam convalidados por orgão compente no Brasil.

Oferta Educativa semelhante