Mestrado Acadêmico em Letras e Ciências Humanas (Duque de Caxias, Rio de Janeiro)

Universidade UNIGRANRIO

Localização:Duque de Caxias - Rio de Janeiro

Duração:2 Anos

Tipo:Mestria

Modalidade:Presenciais

Características

OBJETIVO(S)
O Mestrado Interdisciplinar em Letras e Ciências Humanas destina-se à formação de pessoal qualificado para o exercício das atividades de pesquisa e magistério superior, cuja área de atuação privilegie as questões emergentes vinculadas ao discurso, à cultura e à formação humana, contribuindo para o desenvolvimento científico e para o aperfeiçoamento educacional e cultural da região em que está inserido. Dada a sua visão da totalidade do fenômeno educativo na sociedade, explorando as conexões entre a linguagem e as diferentes ciências sociais e humanas, possui um caráter de flexibilidade que permite aos pós-graduados obter uma fundamentação comum e, simultaneamente, explorar em profundidade um dos eixos temáticos especificados no programa.

Seus principais objetivos são:

I - propiciar uma visão de pesquisa que considere o viés histórico, social e cultural da linguagem, bem como a formação teórico-prática de profissionais (como, por exemplo, de lingüística, de educação, de literatura, de jornalismo e comunicação, de história e de sociologia, entre outros) que têm no uso da linguagem sua principal ferramenta de trabalho.

II - produzir e implementar projetos de pesquisa que investiguem os fenômenos culturais e educacionais em sua relação com as práticas discursivas;

III - viabilizar a produção de pesquisa sobre as articulações do sujeito social às questões de gênero e étnico-raciais e o seu impacto no contexto cultural e educacional, com vistas a perspectivas democráticas para a formação humana e inserção social.

IV - fomentar a interlocução e o intercâmbio permanente com Programas de Pós-Graduação e equipes de pesquisa, nacionais e internacionais, com especial ênfase na América Latina.


ÁREA DE CONCENTRAÇÃO DO MESTRADO ACADÊMICO
DISCURSO, CULTURA E FORMAÇÃO HUMANA
A área de concentração proposta tem por objetivo a viabilização de um espaço acadêmico de pesquisa, análise e debate, em nível de pós-graduação, que promova o aprofundamento do conhecimento científico das linguagens e das identidades nos diversos contextos sociais e a articulação entre discurso, cultura e formação humana, buscando diluir delimitações legitimadoras de áreas de investigação em prol de uma abordagem interdisciplinar que visa à compreensão do indivíduo, de sua herança cultural e configuração identitária, bem como dos mecanismos de inserção/exclusão social, a partir de suas práticas discursivas.

Para tanto, serão focalizados os modelos tradicionais de linguagem do conhecimento e suas hierarquias, bem como o seu papel na transmissão de valores; as relações transculturais (no âmbito das antinomias centro/margem, local/global, por exemplo); a (des)construção das subjetividades (literárias, éticas, políticas e sociais) e o papel da escola na detecção dos mecanismos de dominação cultural e na formação de educadores aptos a problematizar o olhar hegemônico e a compatibilizar, no âmbito da sala de aula, as igualdades democráticas com as particularidades humanas e sociais, sejam elas de gênero, geração, étnicas, religiosas, cognitivas ou culturais.
LINHAS DE PESQUISA
GÊNERO, ETNIA E IDENTIDADE

Esta linha de pesquisa visa a promover investigações empíricas e reflexões teóricas sobre os processos políticos e culturais da produção de semelhanças e diferenças identitárias; sobre as conexões entre gênero e outras categorias de diferenciação, tais como raça, etnia e classe social, e sobre a desigualdade e seus efeitos sociais.

A linha de pesquisa reúne professores membros do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Estudos Lingüísticos e Literários e tem os seguintes núcleos temáticos:

1 - Identidades de resistência versus anarquismo; representações do feminismo nas manifestações imagéticas libertárias.
2 - Abordagens multidisciplinares das figurações do feminino. A representação da mulher na música, na literatura, nas artes plásticas como o reflexo da ótica dos diversos segmentos sociais.

3 - O processo de transculturação na configuração identitária do migrante.

4 - A representação dos excluídos na literatura, nos textos jornalísticos e na manifestação discursiva dos grupamentos sociais.

5 - As expressões de criação artística, de caráter autônomo, vinculadas às questões de gênero e etnia, identidade e diferença.

6 - Criação e disseminação de valores calcados na diferença e na exclusão e sua relação com o processo educacional.

Plano de estudos

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS (FORMAÇÂO BÁSICA)
Cultura Brasileira
Metodologia Científica
Seminário de Projeto
Seminário de Dissertação
Texto: Leitura, Produção e Ensino
DISCIPLINAS OPTATIVAS (FORMAÇÂO ESPECÍFICA)
Linha de Pesquisa:
GÊNERO ETNIA E IDENTIDADE
Questões de Gênero e Etnia
Gênero e Poder
O Gênero e a Interdisciplinaridade
Identidade Cultural e Literatura
Linha de Pesquisa:
EDUCAÇÃO, LÍNGUAGEM E CULTURA
Práticas e Concepções Lingüísticas
Educação Inclusiva
Diversidade Cultural e Práticas Sociais Urbanas
Ensino-Apredizagem: Questões Contemporâneas
Linha de Pesquisa:
REPRESENTAÇÃO DA HISTORICIDADE, MEMÓRIA E DISCURSO
Os Conceitos de Memória
Aspectos Identitários da Região do Grande Rio – Do sentido das palavras às atitudes históricas
Literatura e História: Diálogos e Interdisciplinariedade
Linguagem, Leituras Individuais e Memória
DISCIPLINAS ELETIVAS A TODAS AS LINHAS DE PESQUISA
Cidade, Cultura e Transformação Urbana
Carnaval da Memória
Linguística Aplicada: Domínios, Ensino e Pesquisa
Formação Humana na Sociedade da Informação

Requisitos

Podem candidatar-se ao Curso de Mestrado em Letras e Ciências Humanas, portadores de diploma de Graduação Plena nas áreas de atuação em LETRAS, PEDAGOGIA, HISTÓRIA, SOCIOLOGIA, FILOSOFIA, LINGUÍSTICA, GEOGRAFIA, ANTROPOLOGIA, COMUNICAÇÃO, TEOLOGIA, CIÊNCIA POLÍTICA, ARTES VISUAIS E PSICOLOGIA, emitido por Curso reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

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