Mestrado Acadêmico em Qualidade Ambiental (Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul)

Universidade FEEVALE

Localização:Novo Hamburgo - Rio Grande do Sul

Tipo:Mestria

Modalidade:Presenciais

Características

O Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental é vinculado aos institutos de Ciências Exatas e Tecnológicas (ICET), de Ciências da Saúde (ICS) e de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Feevale. O Programa, cuja natureza é interdisciplinar, desenvolve estudos avançados que visam soluções para problemas da área ambiental.
Conheça também o Doutorado em Qualidade Ambiental.
Histórico
O Mestrado em Qualidade Ambiental foi recomendado pela CAPES através do ofício n.º 520/2004/CTC/CAPES, datado de 21 de dezembro de 2004. A implantação deu-se em abril de 2005, quando iniciaram as atividades docentes, tendo o processo de seleção dos candidatos ocorrido em março de 2005.
O Programa surgiu da interação entre os trabalhos de investigação científica e tecnológica desenvolvidos pelos grupos de pesquisa Tecnologia e Gerenciamento Ambiental, Qualidade Ambiental e Saúde Humana e Agronegócios, inscritos no Diretório de Pesquisa do CNPq e diretamente vinculados à Feevale. A convergência desses três grupos permitiu que profissionais interessados em qualidade ambiental tivessem a oportunidade de realizar estudos avançados nessa área de concentração, cursando disciplinas e realizando atividades de investigação.
Atualmente, o Programa conta com um corpo de professores altamente qualificados que, além de desenvolver pesquisas vinculadas às linhas de pesquisa Diagnóstico ambiental integrado e Tecnologias e intervenção ambiental, promove ações de natureza social que interferem diretamente na qualidade de vida da população.
Público-alvo
Profissionais que desejem desenvolver pesquisas avançadas propostas pelas linhas de pesquisa "Diagnóstico ambiental integrado" e "Tecnologias e Intervenção Ambiental" e que tenham interesse em propor soluções para problemas relacionados à questão ambiental, tais como biólogos, biomédicos, agrônomos, engenheiros, administradores, advogados, educadores, entre outros.
Área de concentração
A área de concentração compreende o ambiente como totalidade complexa que, por seu caráter sistêmico, sofre os efeitos das interrelações que se estabelecem entre o meio abiótico (ar, água e solo), o meio biótico (seres vivos) e o meio antrópico.
A avaliação ou o diagnóstico é o ponto de partida para a investigação dos efeitos de diferentes variáveis, encontradas no ambiente, sobre os organismos vivos ou sobre a manutenção das interrelações destes organismos entre si ou com o meio abiótico, em determinado tempo e espaço. Paralelamente, o diagnóstico conduz ao desenvolvimento de tecnologias e às intervenções que possibilitem prevenir, mitigar ou controlar os impactos gerados pelas atividades antrópicas.
Objetivos
- Desenvolver pesquisas relativas ao ambiente, com foco no diagnóstico ambiental e na proposição de tecnologias para a intervenção no ambiente e para a resolução de problemas ambientais;
- qualificar pesquisadores e docentes com perfil marcadamente interdisciplinar e inovador;
- gerar conhecimentos científico-tecnológicos e propor soluções para problemas gerados pelo uso dos recursos naturais decorrentes da industrialização e da urbanização;
- desenvolver métodos de diagnóstico ambiental que integrem, de forma interdisciplinar, as dimensões físicas, químicas, biológicas e socioeconômicas;
- correlacionar indicadores ambientais com as condições de saúde da população para contribuir com sua segurança e bem-estar;
- promover, por meio da disseminação de conhecimentos, a qualidade ambiental e, em decorrência, a qualidade de vida no âmbito da Bacia do Rio dos Sinos, mediante ações de diagnóstico, intervenção e educação.

Linhas de Pesquisa
Diagnóstico ambiental integrado
Prospecta e avalia indicadores de qualidade ambiental e suas consequências sobre os seres vivos e a saúde humana; desenvolve métodos de diagnóstico ambiental que integram as dimensões físicas, químicas, biológicas e socioeconômicas, contribuindo para a compreensão da interação do homem com o ambiente e estabelecendo a previsão de cenários.
Tecnologias e intervenção ambiental
Desenvolve tecnologias para a intervenção ambiental, buscando prevenir, controlar e corrigir impactos ambientais, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ambiente, para a preservação dos seres vivos, da saúde humana e para o desenvolvimento sustentável.

Plano de estudos

Estrutura Curricular
Disciplinas Obrigatórias
Gerenciamento integrado do meio ambiente
Impacto ambiental
Seminário de pesquisa

Disciplinas Eletivas
Ação docente e ensino superior
Educação ambiental
Legislação, dano e risco ambiental
Métodos estatísticos
Química analítica ambiental
Bioindicadores de qualidade ambiental
Desenvolvimento sustentável
Genotoxicidade ambiental
Impacto do ambiente sobre a saúde humana
Métodos de estudos para a conservação da biodiversidade
Monitoramento e controle ambiental
Resíduos sólidos
Tecnologias limpas, reaproveitamento e reciclagem
Tecnologias para tratamento de água e efluentes


Requisitos

DOCUMENTAÇÃO
A documentação deve ser entregue completa e em único momento. Os documentos necessários
à realização da inscrição são os seguintes:
Curriculum vitae, obrigatoriamente no formato Lattes
O candidato deverá comprovar, através de cópia simples de documentos, as produções
científicas, os cursos e outras atividades acadêmicas ou profissionais mencionadas no
curriculum vitae, realizadas nos últimos cinco anos;
Diploma de Graduação (ou atestado de conclusão de curso). Podem inscrever-se candidatos
formandos, desde que esta condição seja devidamente comprovada;
Histórico Escolar da graduação (e pós-graduação, quando houver);
Duas (2) cartas de recomendação, em envelope lacrado, de profissionais da área e/ou
professores e/ou pesquisadores
Uma foto 3x4 recente;
Cópia do CPF, do RG e do Titulo de Eleitor;
Cópia do comprovante de residência;
Cópia da certidão de nascimento ou de casamento;
Comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

Oferta Educativa semelhante