Mestrado em Administração de Empresas (Vitória, Espírito Santo)

FUCAPE Business School

Diploma oferecido:Mestre em Administração de Empresas

Localização:Vitória - Espírito Santo

Duração:18 Meses

Tipo:Mestria

Modalidade:Presenciais

Características

Apresentação

O Mestrado em Administração de Empresas tem como área de concentração - Finanças e Estratégia. Essa área de concentração floresceu da consolidação do entendimento de seus idealizadores de que as decisões financeiras são tomadas no mais alto nível gerencial das empresas e estão fortemente inter-relacionadas com as estratégias desenvolvidas e a governança estabelecida. As estratégias empresariais estão voltadas para a criação e desenvolvimento de vantagens competitivas que precisam ser suportadas por planos adequados de financiamento. Assim, as decisões financeiras das instituições – investimento, financiamento e dividendos – são tomadas dentro de um contexto estratégico mais amplo. Os textos tradicionais de finanças tratam da função financeira de forma isolada das outras decisões da organização; por outro lado, os textos de estratégia costumam ignorar as fontes de financiamento e seu impacto na consecução das estratégias organizacionais.

Essa lacuna na literatura impede a materialização explícita da relação entre estratégia e a determinação do valor da organização – um dos temas da área de finanças. Esse problema é ampliado quando se considera o ambiente cada vez mais internacionalizado no qual operam as instituições modernas e a característica central dos novos investimentos em ativos intangíveis como marcas e capital intelectual, mais difíceis de serem mensurados e controlados. O objetivo maior da área de concentração do mestrado em administração está em suprir essa lacuna na literatura, produzindo pesquisas de qualidade na área. A base conceitual do curso é a teoria econômica, aliada a um foco quantitativo na geração de evidências empíricas e teste das teorias desenvolvidas.

O aluno escolherá a área de estudo que pretende desenvolver suas pesquisas e a partir das disciplinas cursadas e do enfoque previsto no projeto de dissertação é definida a linha de pesquisa que o mestrando irá participar. Para que esse processo seja bem sucedido, os alunos deverão trabalhar diretamente em conjunto com os professores dentro de suas áreas de especialização. O aluno deve sempre procurar em seus estudos criar uma interação entre pesquisa acadêmica e realidade empresarial.

O Mestrado em Administração de Empresas possui duas linhas de pesquisa: linha de pesquisa de Finanças e Avaliação de Empresas e linha de pesquisa Estratégia e Governança Pública e Privada; e cinco áreas de estudo: Gestão de Pessoas, Estratégia, Marketing, Finanças e Comércio Internacional.

Na linha de pesquisa de Finanças e Avaliação de Empresas, o foco está na expansão dos conceitos de avaliação de empresas clássicos ligando estes à nova realidade empresarial das empresas modernas. Esse conceito partiu da visão de que o volume de investimentos em ativos intangíveis (marcas, pesquisas e desenvolvimento, tecnologia de gestão, capital intelectual etc.) e suas fontes de financiamento cresceram significativamente nas últimas décadas. A criação de competências parece ser uma prioridade para muitas empresas e o investimento em ativos intangíveis parece ser peça-chave desse processo. Por outro lado, as regras contábeis tradicionais têm primado por certo conservadorismo no tratamento desses gastos e, geralmente, classificando-os como despesas. Esse tratamento contábil gera conflitos importantes e promove ineficiências na alocação interna de recursos, bem como na avaliação de performance e mensuração de desempenho. Um possível conflito gerado por esse tratamento contábil é aumentar os incentivos para que os gestores não realizem investimento em ativos intangíveis comprometendo o desempenho da empresa no longo prazo. Nesse momento, podemos ver a interface dos estudos em avaliação de ativos intangíveis e governança corporativa. Os sistemas de avaliação e monitoração de performance são peças importantes nos mecanismos de governança corporativa visando alinhar interesses e mitigar o tradicional conflito de agência. Assim, estudos que visam à avaliação econômica de investimentos em intangíveis contribuem para a melhora dos sistemas de governança corporativa. De forma específica estuda também como a abertura da economia brasileira ao capital e ao comércio internacional afeta as diferentes empresas nos diferentes setores. Em particular, como as políticas macroeconômicas brasileiras ao afetarem o movimento de capital e o mercado de câmbio têm alterado a performance (retorno e risco) das empresas e como a gestão deve reagir a este ambiente. As pesquisas nessa linha têm como característica forte integração multidisciplinar entre as áreas de economia, finanças e gestão.

Na linha de pesquisa Estratégia e Governança Pública e Privada, o foco é estudar o posicionamento estratégico das organizações dentro de seus arranjos sob a ótica econômica clássica e relacioná-lo com a estrutura de governança presente. Esse conceito partiu da visão de que a estrutura de governança das firmas interage fortemente com suas estratégias. Um determinado modelo de governança pode ser um empecilho para o posicionamento estratégico da firma. Por exemplo, uma empresa industrial que possui modelo de governança familiar pode encontrar dificuldades para crescer e ganhar economias de escala por falta de acesso aos mercados internacionais de crédito e capitais. A literatura mostra que empresas que possuem modelos pobres de governança tem dificuldade em acessar o financiamento externo. No entanto, esse financiamento é essencial para que a estratégia de crescimento por intermédio de aquisições, por exemplo, possa ser implementada. Assim, observa-se uma ligação nítida entre estratégia e estrutura de governança que culminará na formação ou não de vantagem competitiva para a organização.

Os alunos do curso de Mestrado em Administração de Empresas devem preparar projetos de artigos (working papers) que serão apresentados durante as disciplinas, nos seminários internos da instituição e em congressos científicos, visando aprimorar a qualidade do trabalho que finalmente culminará na dissertação de mestrado.

Objetivos
Formar profissionais com capacidade de análise e reflexão direcionada ao desenvolvimento e implementação de novos processos empresariais, por meio de aplicações de técnicas quantitativas e qualitativas e em sintonia com a realidade do mercado e com os atuais cenários competitivos voltados à criação e desenvolvimento de vantagens competitivas que precisam ser suportadas por planos adequados de financiamento;

Formar pesquisadores, professores universitários e especialistas de alto nível, no âmbito da Administração;

Desenvolver estudos avançados e sistemáticos na área de Administração;

Estimular o auto-desenvolvimento e a competência profissional por meio de uma programação eficaz, visando o aperfeiçoamento contínuo de profissionais.

Público Alvo
Podem se candidatar ao curso portadores de títulos de graduação em cursos na área de negócios e afins e/ou executivos de empresas de médio e grande porte que detenham idêntica titulação em outras áreas de conhecimento.


Plano de estudos

Disciplinas

Disciplinas Nível Básico - Mestrado Administração

- 001 -Teoria Geral das Organizações e Fundamentos de Estratégia Empresarial

- 002 - Economia de Empresas

- 003 - Contabilidade Empresarial

- 004 - Metodologia de Pesquisa I

- 005 - Metodologia de Pesquisa II

- 006 - Finanças Corporativas

- 007 - Clima, Cultura e Poder nas Organizações

- 008 - Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão

- 009 - Administração de Marketing


Disciplinas Optativas Sugeridas - Estratégia e Governança Pública e Privada

- 010 - Estratégia

- 012 - Estratégia Empresarial e Governança Corporativa

- 013 - Marketing Estratégico

- 014 - Comportamento do Consumidor

- 015 - Administração de Carreiras

- 016 - Gestão do Conhecimento

- 023 - Informação de Custos para Gestão da Qualidade do Gasto Público

- 024 - Governança Pública

- 025 - Organização Industrial

- 026 - Análise, Gerenciamento e Avaliação de Projetos

- 027 - Parcerias Público-Privadas

- 028 - Gestão e Relação do Trabalho



Disciplinas Optativas Sugeridas - Finanças e Avaliação de Empresas

- 010 - Estratégia

- 012 - Estratégia Empresarial e Governança Corporativa

- 014 - Comportamento do Consumidor

- 017 - Gestão de Negócios Internacionais

- 018 - Hedge e Derivativos

- 019 - Finanças Internacionais

- 020 - Análise e Avaliação de Empresas

- 022 - Avaliação de Intangíveis

- 025 - Organização Industrial



Requisitos

Processo Seletivo

1ª etapa: Análise de Curriculum Vitae, devidamente documentado. Os candidatos serão avaliados com base na pontuação prevista nos critérios de avaliação. O currículo e os documentos comprobatórios deverão ser entregues no Atendimento Geral da instituição, com fotocópia legível dos seguintes documentos:

- Cédula de identidade;
- CPF;
- Cópia AUTENTICADA do Diploma de Graduação ou declaração de conclusão de curso;
- Cópia AUTENTICADA da Certidão de Nascimento ou Casamento;
- Histórico escolar do curso de graduação.
- Outros documentos e certificados que considere relevante para a análise.
- Cópia do resultado do Teste Anpad*
- Comprovante de residência;
- 02 fotografia 3 x 4, recente.

É imprescindível que o candidato já tenha levado o curriculum devidamente comprovado para o dia da entrevista com a Comissão de Pós-Graduação | CPG. Não serão pontuadas titulação ou experiência que não tiverem comprovação anexada.

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