Mestrado em Arquitetura e Urbanismo (Pelotas, Rio Grande do Sul)

Universidade Federal de Pelotas

Localização:Pelotas - Rio Grande do Sul

Tipo:Mestria

Modalidade:Presenciais

Características

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, PROGRAU, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (FAUrb/UFPel), em nível de Mestrado, credenciado pela CAPES/MEC em 2007, iniciou suas atividades em Agosto de 2008, selecionando naquele ano a primeira turma para o Mestrado em Arquitetura e Urbanismo. O curso tem por finalidade a formação ampliada, teórica, prática e crítica de pesquisadores e profissionais de alto nível, nacionais ou estrangeiros, capazes de: I. Compreender e intervir nas formas de concepção e organização do espaço construído, incluindo a produção da arquitetura, no passado e no presente, o patrimônio ambiental e cultural, nas suas diferentes escalas, assim como os sistemas urbanos. II. Pesquisar e produzir conhecimentos, aplicáveis na prática, nos temas da qualidade e tecnologias do ambiente construído. III. Compreender a realidade de modo crítico, guiando-se, em suas atividades, por valores éticos elevados, cientes de seu papel na promoção do conhecimento científico, tecnológico e artístico pertinentes à sua área, como instrumento de desenvolvimento do conjunto da sociedade. A formação no nível de Mestrado na área de Arquitetura e Urbanismo deverá: a) Qualificar as práticas profissionais junto à instituições públicas e privadas que atuam nas áreas de conhecimento abrangidas pelo Curso de Mestrado. b) Trazer as contribuições dos estudos teóricos e práticos empreendidos no Curso de Mestrado como um enriquecimento ao ensino de graduação de arquitetura e urbanismo, seja pela transferência de conhecimentos, pura e simples, seja pela repercussão favorável nos hábitos e práticas acadêmicas e pelas diferentes modalidades de aproximação entre os dois níveis de ensino. c) Estreitar e dar continuidade aos vínculos da Universidade Federal de Pelotas e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo com a comunidade e com instituições públicas e privadas atuantes na área de concentração do Mestrado, subsidiando ações e projetos com pesquisas e estudos avançados. d) Fazer avançar o conhecimento na área de arquitetura e urbanismo tendo em vista a formação de novos professores e pesquisadores na área. A participação permanente de professores de outros departamentos da UFPel e de outras instituições de ensino, tais como a UFRGS, estabelece a característica multidisciplinar do PROGRAU.

Plano de estudos

Iluminação Natural na Arquitetura Gestão do Processo de Projeto Pesquisa e produção do conhecimento em arquitetura e urbanismo - OBRIGATÓRIA Estágio Docente – OBRIGATÓRIA para bolsistas CAPES e CNPQ Análise quantitativa de dados Representação gráfica digital para arquitetura e urbanismo Modelagem e simulação do espaço arquitetônico e urbano Habitação e cidade: permanência e transformações História da arquitetura e da cidade no Brasil Percepção a análise do espaço urbano Análise dirigida a percepção ambiental Avaliação pós-ocupação: as relações usuário meio ambiente construído Cor, imagem e cidade Oficina de modelagem urbana Sustentabilidade do ambiente construído Edificações e comunidades sustentáveis Teoria, história e crítica da arquitetura 1 Teoria, história e crítica da arquitetura 2 Leituras dirigidas em patrimônio cultural urbano e em teoria da arquitetura Patrimônio cultural urbano - morfologia e tipologia Processos projetuais Temas contemporâneos de teoria, historiografia e arquitetura Eficiência energética na arquitetura Qualidade e desempenho do ambiente construído Simulação computacional de eficiência energética Conservação do patrimônio arquitetônico

Requisitos

Público alvo - Para a realização do Curso de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo da UFPel será considerado requisito preferencial para a admissão dos candidatos o curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo ou em áreas afins conforme parecer favorável do Colegiado do Curso.

Oferta Educativa semelhante