Mestrado em Arquitetura e Urbanismo (Mococa, São Paulo)

Universidade São Judas Tadeu

Localização:Mococa - São Paulo

Duração:2 Anos

Tipo:Mestria

Modalidade:Presenciais

Características

Apresentação

O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo da USJT foi recomendado pelo Conselho Técnico Científico (CTC) da CAPES em dez./2004 e homologado pelo CNE/ MEC através da Portaria Nº 1.919, de 03/ 06/ 2.005. Originou-se de Núcleo de Pesquisa específico da área de Arquitetura e Urbanismo, constituído na USJT desde o início de 2003, cuja área de concentração, mantida no Programa, denomina-se "Percepção, representação e produção do espaço habitado".

Organizado em torno de duas Linhas de Pesquisa visa à investigação sobre Arquitetura e Cidade tanto em sua articulação com as outras áreas de conhecimento que trabalham questões pertinentes à Arquitetura e a Cidade [Linha 1: Arquitetura e Cidade: Percepção e Representação] quanto à análise de questões específicas do campo de conhecimento da Arquitetura e Urbanismo [Linha 2: Arquitetura de Cidade: Produção e Projeto].

Tem como objetivo a formação de pesquisadores em Arquitetura e Urbanismo, voltado à capacitação de pessoal docente de nível superior, qualificando o aluno para realizar pesquisas que contribuam para o conhecimento específico na linha em que atua e produz. E, considerando que o campo da Arquitetura e Urbanismo caracteriza-se pela intensa vinculação entre estudos e realização prática da matéria, que é própria das Ciências Sociais Aplicadas, visa também formação de pesquisadores com conhecimentos que contribuam para o incremento qualitativo da “práxis” arquitetônica e urbanística, principalmente em relação às questões vinculadas à qualificação do ambiente urbano e suas arquiteturas.

Requisitos

O Processo Seletivo possui três etapas:

1) pré-inscrição on-line, através de formulário próprio.

2) efetivação da inscrição, através da entrega da documentação exigida conforme discriminado abaixo, na data e duas horas antes da realização da prova escrita.

a) curriculum vitae atualizado, apresentando cópia do histórico escolar do curso de graduação, a documentação de publicações, participações em eventos (congressos, simpósios, colóquios, cursos etc.) e atividades acadêmicas (iniciação científica, monitoria etc.);

b) cópia simples da cédula de identidade (RG ou RNE), quando acompanhada do documento original, ou cópia autenticada; e

c) cópia impressa do Plano de Trabalho.

3) avaliação final (prova escrita/análise do currículo e do plano de trabalho/entrevista)

a) prova escrita, na Unidade Mooca da Universidade São Judas Tadeu. A prova escrita consistirá em uma dissertação baseada em uma passagem extraída de um dos textos da bibliografia indicada. Serão apresentados dois textos devendo o candidato optar por apenas um deles considerando a maior proximidade com seu plano de trabalho/pesquisa. Os critérios de avaliação serão:

a) a contextualização e consistência teórica da argumentação, bem como seus inter-relacionamentos com outras fontes consultadas;

b) a capacidade de redigir um texto com clareza e coerência, articulando idéias;

c) a capacidade de desenvolver um tópico de forma conceitualmente correta e embasada pelas fontes de referência recomendadas;

d) não haverá consulta durante a realização da prova escrita.

Oferta Educativa semelhante