Mestrado em Biociências Aplicadas à Farmácia (Ribeirão Preto, São Paulo)

Universidade de São Paulo

Localização:Ribeirão Preto - São Paulo

Tipo:Mestria

Modalidade:Presenciais

Características

O Programa de Pós-Graduação em Biociências Aplicadas à Farmácia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FCFRP-USP), foi aprovado em reunião do Conselho Técnico Científico da CAPES, em março de 2005, recomendado com nota 4.
Este Programa de Pós-Graduação é decorrente da transformação da Área de Concentração em Análises Clínicas do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da FCFRP-USP, em atividade, desde 1988, como Curso de Pós-Graduação em Fármacos e Medicamentos.
A maioria dos orientadores do Programa de Biociências Aplicadas à Farmácia vem trabalhando de forma articulada, desde 1992, inicialmente no Curso de Especialização em Análises Clínicas (Pós-Graduação Lato-sensu) na FCFRP-USP. Em 2002, este grupo de orientadores impulsionou a reestruturação das áreas de concentração do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, com a criação da Área de Concentração em Análises Clínicas, permitindo o ingresso de docentes do DACTB como orientadores no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Unidade e a formação de novos grupos de pesquisa.
Em decorrência da auto-avaliação institucional realizada ao longo de 2003 e 2004, a Congregação da Faculdade estabeleceu, entre suas metas para a Pós-Graduação, a transformação de duas áreas de concentração em dois novos Programas de Pós-Graduação, com manutenção do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas. Esta meta foi atingida, tendo a Área de Concentração em Análises Clínicas sido transformada em Programa de Pós-Graduação em Biociências Aplicadas à Farmácia. A aprovação pelo Conselho de Pós-Graduação da USP ocorreu em 30 de junho de 2004.
O Programa de Pós-Graduação em Biociências Aplicadas à Farmácia foi criado visando a melhor adequação do perfil dos orientadores bem como a inserção de outros pesquisadores e docentes da Unidade. Até fevereiro de 2004, a Área de Concentração em Análises Clínicas do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas de nossa Unidade estava centrada em linhas de pesquisa que já não mais refletiam os projetos dos orientadores, constatando então a necessidade de promover a interdisciplinaridade entre diferentes subáreas de atuação do profissional farmacêutico e de áreas relacionadas, cujo conhecimento integrado é muito importante para o domínio científico e tecnológico.
Além disso, o Programa em Biociências Aplicadas à Farmácia visa maior amplitude na formação de recursos humanos para o desenvolvimento científico do profissional Farmacêutico. Devido ao grande número de instituições de ensino superior abertas nos últimos anos e à expansão de laboratórios e áreas de pesquisa em nossa região e no país de modo geral, espera-se que os futuros Mestres e Doutores formados sejam rapidamente absorvidos pelo mercado de trabalho.
Com a criação do Programa de Pós-Graduação em Biociências Aplicadas à Farmácia, houve a transferência de todos os alunos que estavam matriculados na Área de concentração em Análises Clínicas para a única Área de Concentração que tem mesmo nome do Programa. Com isso, o Programa iniciou-se com 33 alunos matriculados no Curso de Mestrado e 19 no Curso de Doutorado. Foram formados, até dezembro de 2007, 36 Mestres e 15 Doutores e no primeiro semestre de 2008, conta com 35 mestrandos e 23 doutorandos regularmente matriculados.

Objetivos

Formar recursos humanos, Mestres e Doutores, capazes de gerar e transmitir conhecimentos, bem como promover o desenvolvimento científico e tecnológico na Área de Biociências Aplicadas à Farmácia, consistentes e coerentes com a Área de Farmácia.

Oferta Educativa semelhante