Mestrado em Ciências da Religião (Recife, Pernambuco)

Universidade Católica de Pernambuco

Localização:Recife - Pernambuco

Duração:2 Anos

Tipo:Mestria

Modalidade:Presenciais

Características

Apresentação

As Ciências da Religião estudam o fenômeno religioso nos seus múltiplos contextos histórico, social e cultural. Partindo da contribuição dos diversos instrumentais teóricos, oriundos das ciências humanas, procura, de forma interdisciplinar, analisar as diferentes manifestações, nas suas múltiplas contextualidades, que as religiões assumem na sua relação com a cultura e a sociedade.

A criação do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, da UNICAP, surge como um espaço ímpar, dando sustentação a esse campo de pesquisa no Norte e Nordeste do país.

O Mestrado em Ciências da Religião pretende atender profissionais da Teologia, Sociologia, Antropologia, História, bem como de outras áreas que mantenham alguma relação com as Ciências da Religião, desde que apresentem projetos de pesquisa relacionados às linhas que estão sendo oferecidas, incrementando o desenvolvimento da pesquisa nessa área.
O Mestrado tem como objetivos:

1. Proporcionar condições para o desenvolvimento de pesquisas dentro das características do Programa, de forma a atender a demanda da Região para profissionais qualificados;

2. Preparar profissionais de Ciências da Religião e áreas afins para a produção do conhecimento científico nas suas áreas de atividade profissional;

3. Preparar professores, pesquisadores bem como profissionais interessados com o fenômeno religioso na sociedade contemporânea.
Área de concentração

* Religião, Cultura e Sociedade
Linhas de pesquisa:

1. Campo religioso brasileiro, cultura e sociedade:

O campo religioso, em suas múltiplas interfaces com a cultura e a sociedade, apresenta-se como uma rica e complexa manifestação do fenômeno religioso no Brasil. A linha de pesquisa baseia-se no pressuposto epistemológico de que a prática coletiva da religião ou sua negação constitui-se em um fenômeno social cujo estudo crítico e sistemático, com o aporte multidisciplinar das diversas ciências, especialmente, em relação aos pesquisadores atuais envolvidos na linha, da história, antropologia, psicologia e teologia, é essencial para a compreensão do campo religioso no Brasil. Buscando produzir estudos socialmente significativos, diante da amplidão do campo religioso no Brasil, a linha definiu para os próximos anos, a partir das pesquisas desenvolvidas atualmente, três blocos nos quais ela se concentra atualmente: Religião e Práticas Políticas e Sociais; Identidade e Religião e Identidade e Sincretismos Religiosos. Os projetos dos docentes e discentes, engajados nesta linha de pesquisa, estão articulados em um destes três blocos.



2. Tradição Judaico-cristã, Cultura e Sociedade

Essa linha de pesquisa pretende estabelecer, através de princípios metodológicos hermenêuticos, uma relação dialogal entre os desafios antropológico-sociais da atualidade e os conteúdos simbólicos da tradição judaico-cristã, tal como consignada nos textos sagrados do Antigo e Novo Testamentos, nos escritos dos Padres da Igreja e da história do cristianismo.

Entre as matrizes da religiosidade brasileira e continental, a tradição cristã ocupa um lugar histórico de grande influência. Coube à teologia, em centros de formação eclesiais, desenvolver um discurso racional e, o mais das vezes, apologético, dessa tradição.

No mundo acadêmico da nossa cultura pluralista, e ligada ao campo epistemológico das ciências da religião, cabe à teologia se redefinir como hermenêutica das tradições de fé – entre elas, da tradição judaico-cristã. A teologia pode aprofundar criticamente a finalidade das ciências, mas deve examinar a cientificidade do seu próprio método, precisa investigar o sagrado – também o cristão – com maiores pretensões de objetividade.

De modo que essa linha de pesquisa articula-se em torno dos seguintes temas: Textos Sagrados Judaico-cristãos, Patrologia e Apologética, Diálogo inter-religioso, Cristianismo e Modernidade.

Através das pesquisas geradas pela recuperação dessas temáticas da tradição cristã, em sintonia com os desafios lançados pela nossa sociedade atual, pretendemos colaborar para uma redefinição da teologia enquanto ciência que desenvolve a interpretação de mitos, ritos e símbolos das tradições de fé – o que implica tanto a caracterização dos conceitos teológicos como símbolos, quanto a redescoberta de conteúdos racionais em narrativas míticas.

Pretendemos colaborar, igualmente, para uma nova hermenêutica dos símbolos da tradição cristã, pelo realismo que se impõe em um campo transdisciplinarmente aberto à história comparada das religiões e à crítica psico-social do fenômeno religioso.

Plano de estudos

Disciplinas obrigatórias (03 créditos):

- Metodologia do trabalho acadêmico

- Ciências da Religião: interfaces metodológicas e perspectivas

Disciplinas optativas (03 créditos):

- Antropologia da Religião

- Contextualidade e teologia na América Latina

- Metodologia do diálogo inter-religioso

- Interpretações da religião na modernidade

- Existência humana e a dimensão psico-religiosa

- O matrimônio e a família nas religiões

- História das doutrinas patrístico/agostinianas

- Tópicos avançados sobre religião e poder no Brasil

- Interpretações do sincretismo afro-católico no Brasil

- Pressupostos do sincretismo afro-católico no Brasil

- Religiões afro-brasileiras

- História das religiões no Brasil

- A composição dos textos sagrados da bíblia hebraica no Oriente Antigo

- Processo cultural e desenvolvimento das imagens de Deus no antigo Israel

- Textos Sagrados: um estudo a partir da cultura religiosa judaico-cristã

- Religião e Sociedade: enfoque a partir do movimento de Jesus

Oferta Educativa semelhante