Mestrado em Ciências do Envelhecimento (Mococa, São Paulo)

Universidade São Judas Tadeu

Localização:Mococa - São Paulo

Duração:2 Anos

Tipo:Mestria

Modalidade:Presenciais

Características

Apresentação

O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento foi recomendado pelo Conselho Técnico Científico (CTC) da CAPES em 29/10/2009. Originou-se de Grupos de Pesquisa cadastrados no Diretório do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e certificados pela Universidade São Judas Tadeu (USJT) que, desde 2001 e 2003, desenvolvem pesquisas sobre o idoso e o processo de envelhecimento dentro de um enfoque multidisciplinar que incluem diversas áreas do conhecimento, tais como: Psicologia, Educação, Ciências Biológicas, Educação Física, Nutrição, Letras entre outras.

Foi definida como área de concentração do programa de Mestrado Saúde, Educação e Qualidade de Vida, sendo organizadas duas linhas de pesquisa: (1) Aspectos biológicos e funcionais do envelhecimento e (2) Aspectos educacionais, psicológicos e socioculturais do envelhecimento.

O programa de Mestrado tem como objetivo desenvolver conhecimento sobre o envelhecimento abrangendo as interfaces de vários saberes, em uma perspectiva interdisciplinar que procura investigar aspectos relacionados com a vida biológica, psicológica, social e cultural no que se refere ás questões da saúde, educação e qualidade de vida dos idosos.

Requisitos

Para participar do Processo Seletivo o candidato deve seguir três etapas:
pré-inscrição on-line, através de formulário próprio, disponível aqui.
efetivação da inscrição, através da entrega da documentação exigida, conforme discriminado abaixo na data e duas horas antes da realização da prova escrita.
processo de avaliação, o qual somente poderá ser feito pelo candidato que cumprir o disposto nas alíneas a) e b), retro mencionadas.
O projeto de pesquisa deve estar claramente inserido em alguma das linhas de pesquisa e vinculado aos assuntos dos campos de orientação dos professores participantes do programa, além de respeitar a Resolução do Conselho Nacional de Saúde número 196/86.

O candidato, ao inscrever-se para o exame de seleção, deverá apresentar:

curriculum vitae atualizado, com documentação de publicações e participações em eventos (congressos, simpósios, colóquios, cursos etc.) e atividades acadêmicas (iniciação científica, monitoria etc.);
Apresentando cópia do histórico escolar do curso de graduação;
projeto de pesquisa;
documentos pessoais (cópia simples do RG e CPF);
uma foto 3x4

O exame de seleção é anual e terá quatro etapas:

análise do projeto de pesquisa;
prova escrita de caráter dissertativo;
entrevista;
exame do curriculum vitae.

Oferta Educativa semelhante