Mestrado em Comunicação (Brasília, Distrito Federal)

Universidade Católica de Brasília

Localização:Brasília - Distrito Federal

Duração:540 Horas

Tipo:Mestria

Modalidade:Presenciais

Características

Processos Comunicacionais


Objetivo
Produzir conhecimento em Comunicação a partir da observação dos fenômenos intrínsecos à comunicação enquanto processo, situando-os histórica e epistemologicamente, justificando as abordagens e as tendências teóricas e metodológicas, de forma a avançar na circunscrição do campo da comunicação como ciência, destacando a valorização da formação docente e as possibilidades de inserção transformadora nos processos da comunicação.
Justificativa
Comunicação é, eminentemente, “processo” que se dá no tempo, na dinâmica dos acontecimentos, realizando-se na interatividade, na comunhão de interesses e na mobilização mútua dos elementos colocados em relação. Não podemos concebê-la somente como um conjunto de técnicas e tecnologias de mediação, sob pena de relegarmos, a um injusto segundo plano, os pólos mediados (emissor e receptor), sujeitos que portam símbolos, utilizam linguagens, arquitetam sentidos, constroem e reconstroem significados e, enfim, se vinculam de diversos modos e com diferentes intensidades.
Tal processo é movido, alimentado e reabastecido constantemente por linguagens. Daí que a produção de linguagens torna-se o trabalho por excelência do comunicador, pautada em interesses conscientes e/ou inconscientes dos interlocutores, sejam eles mediados pelo corpo, por equipamentos, tecnologias ou simplesmente virtualizados em espaços indeléveis de relacionamento,
Assim, amparados pela área de concentração Processos Comunicacionais, poderemos desenvolver projetos de pesquisa relacionados aos modos de obtenção, produção, transmissão, armazenamento, recuperação de informações, aos modos de circulação e de consumo dessas informações, bem como ao aprimoramento da qualidade dos processos de comunicação em ambientes os mais diversos.
Essa opção pela observação dos processos comunicacionais, que aparentemente nos circunscreve ao empírico, aos fenômenos e acontecimentos em evolução, dinâmicos e contínuos, só se completa, contudo, com a aproximação permanente aos pólos teórico e epistemológico, no intuito de contribuir para a validação e consolidação do campo da comunicação como ciência. Segundo Fadul et allii (2001), o campo comunicacional pode ser mapeado em três grandes áreas sob as quais se concentra quase toda a produção científica: a da comunicação interpessoal (voltada para a análise do comportamento do sujeito, enquanto ator social que interage com seus semelhantes, seja face a face, ou por meio de tecnologias); a da comunicação organizacional (para onde convergem disciplinas voltadas para a análise e solução de variáveis associadas à comunicação no interior das organizações sociais e entre elas e seu ambiente externo); e a da comunicação mediática (denominação recente que incorpora tanto os estudos de Comunicação de Massa, como os estudos sobre as tecnologias interativas, que não podem ser classificadas nem como Comunicação de Massa nem como Comunicação Interpessoal e que deverão ser um fator de integração entre as duas disciplinas).
A partir dessa constatação e levando em consideração às vinculações teórico-metodológicas, os interesses de pesquisa do corpo docente e a tradição dos projetos pré-existentes, optamos por cobrir, nas linhas de pesquisa, o estudo dos processos comunicacionais nas áreas da cultura mediática e da comunicação nas organizações.

Linhas de Pesquisa
1. Processos Comunicacionais na Cultura Mediática

A linha de pesquisa Processos Comunicacionais na Cultura Mediática analisa criticamente as questões da linguagem e do sentido no campo da produção cultural mediadas pelas novas tecnologias da informação e da comunicação, sob a ótica dos paradigmas comunicacionais que orientam a produção, a circulação e a recepção. Estuda fenômenos da cultura e da comunicação na contemporaneidade, evidenciando a indissociabilidade e a interdependência que mantém na constituição e na transformação do tecido social, levando em conta o caráter processual da comunicação nos mais diversos campos: jornalístico, publicitário, imagético, relacional e interacional.

Sob essa linha de pesquisa procura-se investigar as relações entre comunicação e cultura, as teorias da cultura mediática, a partir da observação dos rituais contemporâneos da comunicação, das representações sociais e culturais da visualidade, da oralidade, da gestualidade e dos territórios simbólicos, das mediações sociais envolvidas nos processos comunicacionais contemporâneos, além dos desdobramentos do multiculturalismo e da complexidade. Também focamos as pesquisas sobre as novas configurações da mídia na sociedade, marcadas pela convergência de técnicas, meios, linguagens, narrativas e representações.


2. Processos Comunicacionais nas Organizações
Envolve um vasto espectro de processos comunicativos que se realizam nas organizações sociais e seus contextos e na interface de relacionamento com seus públicos, tendo como objetos de estudo e de prospecção a dinâmica da comunicação nos contextos organizacionais, as relações de poder, os jogos de cooperação e de competição, a imagem, a identidade e os discursos institucionais, as estratégias de comunicação e os processos dialógicos das organizações públicas, privadas e do denominado terceiro setor.

Propõe-se ainda a prospectar e intensificar as análises e as críticas teórico-conceituais em torno de premissas e crenças que fundamentam e movem os processos comunicacionais nesses ambientes também marcados pela complexidade.

Objetivos

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação (Mestrado) visa à formação avançada de professores e pesquisadores voltados ao estudo dos processos comunicacionais na cultura mediática e nas organizações e comprometidos com o fortalecimento do campo da Comunicação.
São objetivos específicos do Programa:
1. Contribuir para a consolidação do campo da comunicação, a partir de seus eixos epistemológicos e suas especificidades e respeitando o caráter transdisciplinar da pesquisa e do ensino na área;

2. Formar pesquisadores e docentes para atuação nos cursos de graduação das áreas da comunicação social e das ciências sociais aplicadas, dotados das competências necessárias para desenvolver pesquisas científicas que venham contribuir para o desenvolvimento sustentável e a justiça social, no campo das ciências da comunicação;

3. Fortalecer o espaço de reflexão e produção acadêmico-científica sobre as temáticas da comunicação a partir da região Centro-Oeste;

4. Estreitar vínculos entre a academia e organizações públicas e privadas, com vistas à inserção social do conhecimento produzido no Programa;

5. Qualificar pesquisadores, docentes e profissionais para que consigam intervir, a partir da pesquisa e da construção do conhecimento, em processos comunicativos demandados pela sociedade, com o domínio das novas competências multimídia, assumindo postura favorável ao aprendizado, com abertura ao novo e aos domínios de um saber plural, de forma crítica, participativa e ética.
O egresso do Programa de Mestrado em Comunicação da UCB deterá as competências necessárias para o livre e responsável exercício altamente qualificado das atividades profissionais de docente e/ou pesquisador no campo da Comunicação, com plena capacidade para:

1. atuar como tradutor e intérprete da realidade, com a capacidade de compreender criticamente os mecanismos envolvidos nos processos de produção, transmissão, interação e recepção na esfera midiática e nos sistemas sociais;

2. agir de forma integrada e cooperativa em programas e cursos de Comunicação e nas demais áreas de interface envolvendo equipes multidisciplinares;

3. comprometer-se com a consolidação do campo da comunicação;

4. assumir uma postura de abertura ao novo, com os domínios de um saber plural e socialmente comprometido;

5. ser crítico, criativo, participativo e, sobretudo, ético.

Plano de estudos

Método em comunicação
Seminários de pesquisa em comunicação
Teoria da comunicação
Dissertação I
Dissertação II
Dissertação III
Optavivas
Comunicação, informação e signiificação
Linguagem e comunicação
Temas emergentes de pesquisa em comunicação
Atividades programadas em comunicação
Comunicação, mídia e poder
Mídia e cultura contemporânea
Imaginário, representações e cotidiano na mídia
Mídia e interculturalidade
Narratologia digital e transmidiática
Comunicação digital e processos midiáticos convergentes
Comunicação visual, poética e imaginário
Comunicação e identidade nas organizações
comunicação organizacional e pensamento sistêmico
Informação, cognição e estratégias de comunicação

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