Mestrado em Comunicação (São Paulo, São Paulo)

Universidade Paulista

Localização:São Paulo - São Paulo

Duração:2 Anos

Tipo:Mestria

Modalidade:Presenciais

Características

Objetivos

O Mestrado em Comunicação, Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática, objetiva gerar e difundir conhecimentos no âmbito da comunicação, promovendo reflexões teóricas e estudos de técnicas avançadas referentes aos processos de concepção, elaboração, veiculação, recepção do produto comunicativo e sua interação entre grupos sociais.

Público Alvo

Profissionais formados em comunicação social e áreas afins.

Histórico

O Programa, desde o seu credenciamento, tem organizado anualmente encontros científicos e incentivado o intercâmbio com outros Programas do Estado de São Paulo, tanto no que diz respeito à participação de docentes nas bancas de Mestrado quanto no atinente ao intercâmbio de professores para proferir conferências e ministrar seminários avançados. Frutos dessas experiências e das avaliações da CAPES se evidenciam no aperfeiçoamento das definições das linhas de pesquisa, na reformulação da estrutura curricular e na qualidade de muitos dos trabalhos publicados ou selecionados em congressos. Além disso, o Programa deu impulso à criação de Grupos de Pesquisa, nos termos estabelecidos pelo CNPq e, levando em conta a produtividade dos mesmos, fez várias reformulações que redundaram na eliminação de alguns e no fortalecimento dos que estão em plena atividade. Tendo em mira, de um lado, consolidar os componentes fundamentais da estrutura de um curso de pós-graduação stricto sensu e, de outro, atingir os níveis de excelência, o Programa, durante o último triênio, tem trazido, com o apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIP e da FAPESP, vários professores visitantes e, ao mesmo tempo, intensificou seus intercâmbios com universidades estrangeiras com a finalidade de estabelecer convênios. Resultados desses esforços acadêmicos já se podem comprovar na consolidação do convênio celebrado entre a Universidade Paulista, a Universidad Austral de Valdivia e a Universidad de Playa Ancha (ambas as Instituições possuem posição de destaque no ensino superior do Chile). Em 2007, dois docentes do Programa ministraram seminários avançados nas Universidades acima mencionadas e essas instituições publicaram, com recursos próprios, o livro intitulado “Diálogos Culturales. Interdisciplinas para la comunicación” (ISBN: 978-85-7419-703-6), do qual constam dois capítulos escritos por docentes do Programa da UNIP.
Salienta-se que, nesse esforço constante de aperfeiçoar o Curso, foram efetivados outros intercâmbios: dois docentes do Programa são editores da revista “Significação” – Qualis A Nacional -, publicada pelo Centro de Pesquisa em Poética da Imagem, do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Em 2006, fizeram-se os primeiros contatos para firmar um convênio com o “Magister en Comunicación y Educación” da Universitat Autònoma de Barcelona. Há empenho, também, de intercâmbios em que participem alunos, pois, enquanto fruto do incentivo à produção discente, o Programa já teve aprovados em revista Qualis A Nacional trabalhos de mestrandos e, ainda, obteve duas bolsas de mestrado com projetos selecionados pela FAPESP.
De acordo com o Regimento do Programa, o Colegiado é constituído por cinco professores - dentre os quais, um exerce a função de Coordenador - e um representante discente, sendo secretariado pela secretária da Pós-Graduação.

Área

Comunicação

Áreas de Conhecimento:

Comunicação
Comunicação Visual e Impressa
Rádio e Televisão
Radiodifusão
Jornalismo

Área de Concentração:

Comunicação e Cultura Midiática

Linhas de Pesquisa:

Configuração de Linguagens e Produtos Audiovisuais na Cultura Midiática
Congrega pesquisas sobre os modos, formas e procedimentos midiáticos através dos quais são (re) codificados e (re) estruturados os recursos e estratégias visuais, sonoros e/ou audiovisuais das linguagens utilizadas em produtos da cultura contemporânea.

Contribuições da Mídia para a Interação entre Grupos Sociais
Congrega pesquisas sobre os processos de mediação das linguagens que dinamizam modalidades comunicativas em grupos sociais, com ênfase nos efeitos que elas causam nos atos de recepção de mensagens midiáticas.

Infraestrutura

Estúdio e Laboratório Fotográfico.
Estúdio de Rádio.
Estúdio de Televisão.
Estúdio de Multimídia: softwares para edição e tratamento de imagens, produção de vídeo, elaboração de efeitos gráficos, sonoros e criação de programas.
Biblioteca Especializada

Biblioteca com acervos atualizados atendem às bibliografias recomendadas, além de assinaturas de periódicos e revistas. A biblioteca oferece salas de estudos anexas com condições de conforto que atendem às necessidades dos estudantes. Proporciona várias “bases de dados” de consultas aos interessados com os registros mais relevantes abrangendo os diversos aspectos da Comunicação. A Biblioteca da UNIP está estruturada de forma a dar suporte ao ensino e à pesquisa, numa instituição que Estatutariamente tem organização multi-campi, apresentando, portanto, Bibliotecas Setoriais com uma unidade central de informações, interligando todos os campi da Capital, via intranet.

Salas de aulas e auditórios amplos, iluminados e ergonômicos

Salas para aulas teóricas e seminários: a UNIP disponibiliza na pós-graduação salas para aulas teóricas, climatizadas, com microcomputadores, datashows, DVDs, telas, mesas e cadeiras; sala de alunos e sala de professores, ambas climatizadas, com mesas, cadeiras, microcomputadores conectados à internet de alta velocidade, incluindo o sistema wireless, scanner e impressora; 2 salas para Qualificações e Defesas climatizadas, que contam com datashows, microcomputadores, telas, cadeiras estofadas, mesa de cinco lugares destinada à banca.
Secretaria de pós-graduação, que dá suporte aos alunos e professores do programa.
Auditórios: no prédio da pós-graduação existem três auditórios com capacidade de 50, 150 e 600 lugares, que contam com toda a infraestrutura para a realização de cursos e eventos.

Plano de estudos

Disciplinas

Comunidades, Grupos Sociais e Democracia na Internet
Configurações Mediáticas
Cultura e Suportes Imagéticos
Interações Midiáticas no Âmbito Público e no Privado
Intertextualidade na Cultura Midiática
Introdução Crítica à Cibercultura
Linguagens Sincréticas em Multimídia
Materialidade na Ficção Televisiva
Mediações, Aparatos e Tecnoimagens
Metodologia da Pesquisa em Comunicação
Mídia e Narratologia
Mídia e Sincronização Social
Mídia, Cultura e Mito
Práticas de Mediação na Mídia Impressa
Processos de Mediação e Diversidade Cultural
Rádio e Mídias Sonoras
Recodificações Tecnológicas na Comunicação Visual
Sincretismo Textual e Estudos de Gênero
Tempo e Espaço na Expressão Mediática

Requisitos

O candidato deverá apresentar os seguintes documentos:

Cópia frente e verso do Diploma do Curso de Graduação, registrado; *
Cópia do Histórico Escolar do Curso de Graduação; *
Cópia da Carteira de Identidade; *
Cópia do CPF;*
Documento comprobatório do resultado obtido pelo candidato no Teste ANPAD (o
candidato pode apresentar qualquer resultado dos anos de 2009 e 2010);
Uma fotografia 3x4 (recentes);
Curriculum vitae documentado (de preferência Lattes);
Proposta de um possível projeto de dissertação de mestrado;
O projeto de pesquisa deverá ter no máximo 15 (quinze) páginas impressas (espaço 2, corpo 12 Times New Roman) observando-se a seguinte estrutura:
título;
objetivos;
justificativa;
revisão teórica
breve descrição dos procedimentos metodológicos;
referências bibliográficas.
Taxa de Inscrição.**
Cópia do comprovante de inscrição, disponibilizado no término da inscrição on-line;
Cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

(*) Cópia autenticada ou cópia simples com apresentação do documento original.
(**) A taxa de inscrição deverá ser paga por boleto bancário gerado no término do preenchimento da ficha de inscrição on-line.
O boleto bancário não poderá ser pago na tesouraria da UNIP.
Não serão aceitas inscrições que não atendam rigorosamente ao estabelecido neste edital.

Oferta Educativa semelhante