Mestrado em Comunicação Social (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

Tipo:Mestria

Modalidade:Presenciais

Características

Apresentação O Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio, recomendado pela CAPES, em dezembro de 2002, estrutura a proposta geral do Mestrado em torno da área de concentração em Comunicação Social. Caracteriza-se pela ênfase no estudo da cultura de massa e seu atrelamento às representações e práticas sociais, levando em consideração os desafios específicos da comunicação no mundo contemporâneo, afetado pelo processo de globalização, pela expansão da cultura de massa, pela mercantilização da cultura. Trata-se, portanto, de pensar as mensagens midiáticas que se relacionam com a dinâmica sócio-cultural instaurada pela disseminação das tecnologias comunicacionais e informáticas. São para essas questões e suas derivadas que as pesquisas se voltam, aceitando os desafios que nos levam a repensar o próprio papel desempenhado pela universidade num momento em que novos paradigmas epistemológicos se impõem. Objetivos O Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social destina-se prioritariamente aos graduados nas áreas de Ciências Humanas e Sociais. O Programa tem por objetivo propiciar aos pesquisadores, professores e profissionais interessados nas questões deste campo os instrumentos teóricos, intelectuais e práticos necessários à produção, desenvolvimento e multiplicação do conhecimento em Comunicação Social. O Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social valoriza a formação humanística, o pensamento crítico e a perspectiva interdisciplinar na interpretação das questões da comunicação social. Histórico O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio foi recomendado pela CAPES, conforme termos do OF./CTC/CAPES nº 547/2002, de 11 de dezembro de 2002. A implantação do Programa confirmou o compromisso do Departamento de Comunicação Social com a formação de novos pesquisadores, criando mais uma instância de debate acadêmico na área de Comunicação. O Programa de pós-graduação veio solidificar o processo institucional que congregava os pesquisadores nessa área, desde 1993, no Núcleo de Pesquisa em Comunicação. Esse trabalho gerou, a partir das problemáticas comuns às investigações individuais, com destaque para as questões relativas à representação social e à imagem nas culturas das mídias, o curso de Especialização em Comunicação e Imagem, experiência canalizada para a elaboração do Programa de Pós-Graduação, em nível de Mestrado. Implantado efetivamente em agosto de 2003, com o ingresso da primeira turma, o Programa vai se consolidando, com as dez primeiras dissertações defendidas, ao final do primeiro semestre de 2005, e com as pesquisas e produção acadêmica de seus professores e alunos.

Plano de estudos

Disciplina obrigatória da área de concentração: Teorias da Cultura de Massa Disciplinas eletivas da área de concentração Comunicação e Prática do Consumo Comunicação e Representações da Cidade Comunicação de Massa e Cultura da Imagem Comunicação e Práticas de Recepção Comunicação e Estruturas Narrativas Leitura de Representações Midiáticas I Leitura de Representações Midiáticas II Seminários Avançados I Seminários Avançados II Seminários Avançados III Seminários Avançados IV Pesquisa Supervisionada Pesquisa Supervisionada I Pesquisa Supervisionada II

Requisitos

Mestrado A inscrição e a seleção de candidatos realizar-se-á no primeiro e/ou segundo semestre de cada ano letivo e obedecerá ao calendário fixado pela PUC-RIO. Além dos requisitos gerais regulamentares, o Departamento de Comunicação Social exige do candidato: * Apresentação de curriculum vitae * Cartas de recomendação * Diploma de graduação * Disponibilidade para dedicação aos estudos * Documento de identificação e foto * Entrevista com a banca examinadora * Histórico escolar da graduação * Prova de suficiência em língua estrangeira * Prova escrita e Proposta de Trabalho – conforme Edital

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