Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais (Recife, Pernambuco)
Universidade Católica de Pernambuco
Localização:Recife - Pernambuco
Duração:2 Anos
Tipo:Mestria
Modalidade:Presenciais
Características
Apresentação
O Programa de Pós-graduação Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais (MDPA) oferecido pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), foi recomendado em abril de 2005 pelo Conselho Técnico-Científico (CTC) da CAPES.
O Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais (MDPA) está fundamentado em duas linhas de pesquisa: Informática, Modelagem e Controle de Processos e Biotecnologia e Meio Ambiente, considerando a carência no Nordeste de uma formação profissional voltada para o planejamento e a realização de pesquisas inovadoras de bases científicas e tecnológicas, em atendimento aos problemas envolvendo os processos ambientais locais, regional e nacional.
Objetivos do Programa
O Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento de Processos Ambientais é dirigido à formação e qualificação de recursos humanos de alto nível, com habilidades a realizar e desenvolver pesquisas científicas e tecnológicas para o aperfeiçoamento, o planejamento e a avaliação sistemática de processos e produtos. Neste contexto, o Programa atua em consonância com a formação interdisciplinar de recursos humanos, com a produção de conhecimentos e metodologias integradoras, além da disseminação e intercâmbio de informações e experiências, estando fundamentado na seguinte área de concentração DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS AMBIENTAIS.
O Programa tem como objetivos específicos:
1. qualificar recursos humanos para o exercício do ensino, pesquisa, planejamento e desenvolvimento de processos ambientais;
2. fomentar a produção e disseminação de conhecimentos em processos e tecnologias com uma perspectiva inter e multidisciplinar, através do desenvolvimento e compreensão científicos dos sistemas ambientais envolvidos;
3. contribuir para a discussão e desenvolvimentos científico e tecnológico;
4. integrar diferentes áreas do conhecimento, buscando estabelecimento de produção científica inter e multidisciplinar;
5. favorecer a integração interinstitucional para discussão e encaminhamento de alternativas de desenvolvimento tecnológico direcionado para o meio ambiente.
Caráter Inovador
O caráter inovador do Mestrado está relacionado a união de diferentes abordagens e formações em áreas ainda pouco exploradas como Informática, Modelagem e Controle de Processos e Biotecnologia e Meio Ambiente, incentivando a criação de novos conhecimentos científicos e tecnológicos com grande impacto para a sociedade
Assim, o Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais, coloca-se com muita propriedade, face à formação científica e tecnológica dos professores pesquisadores, como referência no desenvolvimento de pesquisas com a matéria-prima renovável e a busca de soluções para eliminação de substâncias persistentes, bioacumulativas e tóxicas no meio ambiente. A evolução do tratamento da temática ambiental e sua importância em um processo de integração regional tornam-se necessários para a consolidação do processo de formação de profissionais habilitados cientifica e tecnologicamente, para contribuir com as tomadas de decisão acerca das questões ambientais.
Dada à importância da Região Nordeste faz-se necessária a busca por tecnologias ou processos inovadores que contribuam para a minimização dos problemas ambientais. Portanto, o perfil do Mestrando em Desenvolvimento de Processos Ambientais apresenta uma forte formação na análise e caracterização dos recursos naturais e sintéticos, bem como a sua inserção no contexto sócio-econômico e ambiental. O indivíduo com esta formação estará preparado para uma visão integrada na tríade ciência, tecnologia e sociedade, levando em consideração o desenvolvimento de conceitos e procedimentos que necessitam antecipar as conseqüências dos produtos e processos ao meio ambiente e à saúde humana.
Destaque
O diferencial entre os outros cursos existentes e como um marco importante, trata-se da forte interação e contribuição da Informática e da Biotecnologia, contribuindo para o aumento da geração de conhecimento, produção científica e tecnológica, possibilitando:
O desenvolvimento de novas tecnologias, processos e produtos biotecnológicos, utilizando a biodiversidade e os recursos naturais disponíveis no país;
Desenvolvimento de sistemas computacionais inteligentes (baseados em redes neurais artificiais, lógica fuzzy e algoritmos genéticos), sistemas automáticos de reconhecimento, técnicas de análise de movimento, codificação de imagens como suporte para a resolução de problemas voltados à biotecnologia ambiental, além de construção de software de controle em tempo real, bancos de dados biotecnológicos;
A melhoria da qualidade e da produtividade de produtos, através da aplicação dos conhecimentos teórico-práticos gerados através das técnicas moleculares;
O desenvolvimento de softwares sensores baseados em redes neurais artificiais para inferência de parâmetros e variáveis de processos biotecnológicos;
O desenvolvimento de processos fermentativos, tecnologia enzimática, técnicas de separação, extração e purificação de biomoléculas (“downstream”);o domínio e o aperfeiçoamento de novas técnicas de análise instrumental avançadas utilizadas em biotecnologia;
Culminando na capacitação de profissionais com excelente nível em informática aplicada aos processos biotecnológicos para atuar na área acadêmica, na pesquisa e na indústria, principalmente, na área ambiental.
Área de concentração
Linhas de Pesquisa
1. MODELAGEM, CONTROLE E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS
Compreende o desenvolvimento de modelos empíricos e/ou fenomenológicos de processos ambientais, aos quais podem ser associadas estratégias de controle de processos, com apoio de ferramentas e técnicas computacionais avançadas.
2. TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE
Envolve os processos da biotransformação e biodegradação de compostos orgânicos, metais pesados e xenobióticos, o reaproveitamento e tratamento de rejeitos de origens urbana e industrial, além da recuperação de áreas poluídas e ou degradadas.
O Programa de Pós-graduação Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais (MDPA) oferecido pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), foi recomendado em abril de 2005 pelo Conselho Técnico-Científico (CTC) da CAPES.
O Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais (MDPA) está fundamentado em duas linhas de pesquisa: Informática, Modelagem e Controle de Processos e Biotecnologia e Meio Ambiente, considerando a carência no Nordeste de uma formação profissional voltada para o planejamento e a realização de pesquisas inovadoras de bases científicas e tecnológicas, em atendimento aos problemas envolvendo os processos ambientais locais, regional e nacional.
Objetivos do Programa
O Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento de Processos Ambientais é dirigido à formação e qualificação de recursos humanos de alto nível, com habilidades a realizar e desenvolver pesquisas científicas e tecnológicas para o aperfeiçoamento, o planejamento e a avaliação sistemática de processos e produtos. Neste contexto, o Programa atua em consonância com a formação interdisciplinar de recursos humanos, com a produção de conhecimentos e metodologias integradoras, além da disseminação e intercâmbio de informações e experiências, estando fundamentado na seguinte área de concentração DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS AMBIENTAIS.
O Programa tem como objetivos específicos:
1. qualificar recursos humanos para o exercício do ensino, pesquisa, planejamento e desenvolvimento de processos ambientais;
2. fomentar a produção e disseminação de conhecimentos em processos e tecnologias com uma perspectiva inter e multidisciplinar, através do desenvolvimento e compreensão científicos dos sistemas ambientais envolvidos;
3. contribuir para a discussão e desenvolvimentos científico e tecnológico;
4. integrar diferentes áreas do conhecimento, buscando estabelecimento de produção científica inter e multidisciplinar;
5. favorecer a integração interinstitucional para discussão e encaminhamento de alternativas de desenvolvimento tecnológico direcionado para o meio ambiente.
Caráter Inovador
O caráter inovador do Mestrado está relacionado a união de diferentes abordagens e formações em áreas ainda pouco exploradas como Informática, Modelagem e Controle de Processos e Biotecnologia e Meio Ambiente, incentivando a criação de novos conhecimentos científicos e tecnológicos com grande impacto para a sociedade
Assim, o Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais, coloca-se com muita propriedade, face à formação científica e tecnológica dos professores pesquisadores, como referência no desenvolvimento de pesquisas com a matéria-prima renovável e a busca de soluções para eliminação de substâncias persistentes, bioacumulativas e tóxicas no meio ambiente. A evolução do tratamento da temática ambiental e sua importância em um processo de integração regional tornam-se necessários para a consolidação do processo de formação de profissionais habilitados cientifica e tecnologicamente, para contribuir com as tomadas de decisão acerca das questões ambientais.
Dada à importância da Região Nordeste faz-se necessária a busca por tecnologias ou processos inovadores que contribuam para a minimização dos problemas ambientais. Portanto, o perfil do Mestrando em Desenvolvimento de Processos Ambientais apresenta uma forte formação na análise e caracterização dos recursos naturais e sintéticos, bem como a sua inserção no contexto sócio-econômico e ambiental. O indivíduo com esta formação estará preparado para uma visão integrada na tríade ciência, tecnologia e sociedade, levando em consideração o desenvolvimento de conceitos e procedimentos que necessitam antecipar as conseqüências dos produtos e processos ao meio ambiente e à saúde humana.
Destaque
O diferencial entre os outros cursos existentes e como um marco importante, trata-se da forte interação e contribuição da Informática e da Biotecnologia, contribuindo para o aumento da geração de conhecimento, produção científica e tecnológica, possibilitando:
O desenvolvimento de novas tecnologias, processos e produtos biotecnológicos, utilizando a biodiversidade e os recursos naturais disponíveis no país;
Desenvolvimento de sistemas computacionais inteligentes (baseados em redes neurais artificiais, lógica fuzzy e algoritmos genéticos), sistemas automáticos de reconhecimento, técnicas de análise de movimento, codificação de imagens como suporte para a resolução de problemas voltados à biotecnologia ambiental, além de construção de software de controle em tempo real, bancos de dados biotecnológicos;
A melhoria da qualidade e da produtividade de produtos, através da aplicação dos conhecimentos teórico-práticos gerados através das técnicas moleculares;
O desenvolvimento de softwares sensores baseados em redes neurais artificiais para inferência de parâmetros e variáveis de processos biotecnológicos;
O desenvolvimento de processos fermentativos, tecnologia enzimática, técnicas de separação, extração e purificação de biomoléculas (“downstream”);o domínio e o aperfeiçoamento de novas técnicas de análise instrumental avançadas utilizadas em biotecnologia;
Culminando na capacitação de profissionais com excelente nível em informática aplicada aos processos biotecnológicos para atuar na área acadêmica, na pesquisa e na indústria, principalmente, na área ambiental.
Área de concentração
Linhas de Pesquisa
1. MODELAGEM, CONTROLE E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS
Compreende o desenvolvimento de modelos empíricos e/ou fenomenológicos de processos ambientais, aos quais podem ser associadas estratégias de controle de processos, com apoio de ferramentas e técnicas computacionais avançadas.
2. TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE
Envolve os processos da biotransformação e biodegradação de compostos orgânicos, metais pesados e xenobióticos, o reaproveitamento e tratamento de rejeitos de origens urbana e industrial, além da recuperação de áreas poluídas e ou degradadas.
Plano de estudos
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
Modelagem dos Sistemas AmbientaisPlano de Ensino
Química AmbientalPlano de Ensino
Planejamento e Otimização de ExperimentosPlano de Ensino
SemináriosPlano de Ensino
DISCIPLINAS ELETIVAS
Sistemas ParticuladosPlano de Ensino
Controle Automático de ProcessosPlano de Ensino
Computação BioinspiradaPlano de Ensino
BiorreatoresPlano de Ensino
Processos de SeparaçãoPlano de Ensino
Métodos Instrumentais de AnálisePlano de Ensino
Sensores para Monitoramento AmbientalPlano de Ensino
BiorremediaçãoPlano de Ensino
Biodinâmica MicrobianaPlano de Ensino
Tratamento Biológico de RejeitosPlano de Ensino
Recuperação de Áreas Degradadas
Plano de Ensino
Otimização de Processos AmbientaisPlano de Ensino
Métodos Numéricos Aplicados aos Sistemas AmbientaisPlano de Ensino
Tratamento e Reaproveitamento de ResíduosPlano de Ensino
Valorização Química de ResíduosPlano de Ensino
Sistemas Inteligentes Aplicados ao Meio AmbientePlano de Ensino
Monitoramento e Qualidade do ArPlano de Ensino
Sistema de Informação Geográfica Aplicado ao Meio AmbientePlano de Ensino
Tecnologia MicrobianaPlano de Ensino
Tópicos Especiais em Desenvolvimento de Processos AmbientaisPlano de Ensino
Processos de Recuperação de BiomassaPlano de Ensino
Modelagem dos Sistemas AmbientaisPlano de Ensino
Química AmbientalPlano de Ensino
Planejamento e Otimização de ExperimentosPlano de Ensino
SemináriosPlano de Ensino
DISCIPLINAS ELETIVAS
Sistemas ParticuladosPlano de Ensino
Controle Automático de ProcessosPlano de Ensino
Computação BioinspiradaPlano de Ensino
BiorreatoresPlano de Ensino
Processos de SeparaçãoPlano de Ensino
Métodos Instrumentais de AnálisePlano de Ensino
Sensores para Monitoramento AmbientalPlano de Ensino
BiorremediaçãoPlano de Ensino
Biodinâmica MicrobianaPlano de Ensino
Tratamento Biológico de RejeitosPlano de Ensino
Recuperação de Áreas Degradadas
Plano de Ensino
Otimização de Processos AmbientaisPlano de Ensino
Métodos Numéricos Aplicados aos Sistemas AmbientaisPlano de Ensino
Tratamento e Reaproveitamento de ResíduosPlano de Ensino
Valorização Química de ResíduosPlano de Ensino
Sistemas Inteligentes Aplicados ao Meio AmbientePlano de Ensino
Monitoramento e Qualidade do ArPlano de Ensino
Sistema de Informação Geográfica Aplicado ao Meio AmbientePlano de Ensino
Tecnologia MicrobianaPlano de Ensino
Tópicos Especiais em Desenvolvimento de Processos AmbientaisPlano de Ensino
Processos de Recuperação de BiomassaPlano de Ensino