Mestrado em Educação (Americana, São Paulo)

Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Localização:Americana - São Paulo

Duração:480 Horas

Tipo:Mestria

Modalidade:Presenciais

Características

Objetivo: Desenvolver estudos e pesquisas sobre a educação sociocomunitária a partir de duas linhas de pesquisa:

Linha 1
Análise histórica da práxis educativa nas experiências sociocomunitárias e institucionais.

: Descrição
Investigação e pesquisas de ordem teórico-metodológica e da práxis, centralizadas no reconhecimento das múltiplas contribuições históricas oferecidas pelas instituições educativas e a incidência dos projetos político pedagógicos por elas atuados nos seus contextos sócio-culturais. Esses estudos relativos às contribuições histórico-pedagógicas das experiências sociocomunitárias e institucionais têm por objetivo proporcionar subsídios que favoreçam a construção da autonomia e a transformação social.

Linha 2
A intervenção educativa sociocomunitária: linguagem, intersubjetividade e práxis.

: Descrição
Investigação das ações e das formas de intervenção educativa sociocomunitária a partir das articulações das linguagens como construção do conhecimento, apreensão e transformação do mundo. A construção do discurso pedagógico na contemporaneidade, como crítica à coisificação do educando, como desenvolvimento de alteridade e autonomia. Os instrumentos de elaboração e interpretação das linguagens para compreensão e significação histórica da práxis educativa.

Plano de estudos

Disciplina Obrigatória

: Seminário de pesquisa

Disciplinas Eletivas>
(deverão ser cursadas, no mínimo, cinco disciplinas eletivas)

: Práxis social e práxis comunitária

: Metodologia da intervenção educativa sociocomunitária

: Planejamento e gestão da educação sociocomunitária

: Fundamentos filosóficos da educação

: Educação e sociedade

: Epistemologia e educação

: Psicologia social e comunitária

: Antropologia filosófica

: Educação social

: Educação e democracia na contemporaneidade

: Antropologia social

: História da educação brasileira

: Metodologia da história da educação

: História, historiografia e idéias pedagógicas

: História da educação religiosa

: Política educacional brasileira

: Filosofia, Cultura e Educação na Contemporaneidade

: Antropologia da linguagem

: Teorias psicopedagógicas da ação educativa

: Metodologia de ação para trabalho com grupos

: Psicodrama pedagógico

: Tecnologia e práticas educativas

: Tópicos especiais em educação

Requisitos

Graduados em diferentes áreas, mas principalmente nas ciências humanas e sociais; profissionais da educação e educadores sociais.

Oferta Educativa semelhante