Localização:Juiz de Fora - Minas Gerais
Duração:1 Ano
Tipo:Mestria
Modalidade:Presenciais
Características
Apresentação
O Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu, em nível de mestrado, oferecido em associação ampla entre o Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa (DES-UFV) e a Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora (FAEFID-UFJF), com recomendação da CAPES, visa atender à demanda por recursos humanos altamente qualificados gerada pelos vários cursos de graduação e especialização em Educação Física e áreas afins. Voltado para a formação de docentes de nível superior, com competência em pesquisa na Educação Física e áreas afins, este programa deverá proporcionar ao aluno a aquisição de conhecimentos e habilidades relacionadas à condução de pesquisa científica, produção e disseminação dos conhecimentos nos temas relacionados à Educação Física.
OBJETIVOS
desenvolver pesquisa e formar pesquisadores nas diferenças áreas de conhecimento da Educação Física;
contribuir para a produção de conhecimentos acadêmicos – científicos para o desenvolvimento e a consolidação da Educação Física como área de conhecimento;
disseminar conhecimentos através de eventos técnicos-científicos, fazendo o intercâmbio entre pesquisadores e profissionais;
formar e capacitar profissionais da Educação Física para a região (Zona da Mata e Vertentes) e para cidades vizinhas de outros estados;
formar professores pesquisadores para o ensino superior.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO – MOVIMENTO HUMANO
A área de concentração em Movimento Humano reúne Linhas de Pesquisa em que se estudam os aspectos socioculturais e biodinâmicos do movimento humano. Entende-se como movimento humano todo movimento corporal, realizado com objetivo educativo ou de melhoria da qualidade de vida, do desempenho esportivo e laboral ou do lazer.
LINHAS DE PESQUISA
1 – Aspectos biodinâmicos do Movimento Humano
Essa Linha de Pesquisa reúne estudos com enfoque biodinâmico que visam trazer contribuições ao conhecimento da prática das atividades físicas, esportivas e laborais, bem como sua relação com a saúde, a qualidade de vida e o desempenho. Compreende estudos dos efeitos agudos e crônicos do exercício sobre variáveis morfofisiológicas e da influência de fatores nutricionais, de recursos ergogênicos e fatores psicológicos sobre essas variáveis.
2 – Aspectos socioculturais do Movimento Humano
Os estudos dessa Linha de Pesquisa abarcam investigações que envolvem o homem como ser histórico, político e social, inserido numa determinada cultura, sendo capaz de interagir no ambiente em que vive, influenciando e sendo influenciado por este.
Especificamente, enfoca tanto os aspectos do corpo e do movimento humano quanto as construções culturais. Portanto, apresenta-se como resultado de uma relação ensino-aprendizagem inserida na história e imersa não só no contexto sócio-cultural como também nos aspectos antropológicos, sociológicos e políticos do Esporte, da Educação Física e do Lazer. Entendem-se tais campos como manifestações diferenciadas, mas não independentes, uma vez que podem relacionar-se.
Compreende estudos nas áreas do Ensino da Educação Física, da História da Educação Física e do Corpo, bem como na área dos Estudos do Lazer, os quais têm, como suporte predominante, as Ciências Sociais e Humanas. Tais projetos tratam do corpo e do movimento humano e buscam mostrar como se constituem em manifestações da cultura na história e no cotidiano da vida de diferentes grupos sociais. Ainda, podem envolver os estudos que se relacionam às práticas pedagógicas da Educação Física, seja na área escolar ou não-escolar.
O Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu, em nível de mestrado, oferecido em associação ampla entre o Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa (DES-UFV) e a Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora (FAEFID-UFJF), com recomendação da CAPES, visa atender à demanda por recursos humanos altamente qualificados gerada pelos vários cursos de graduação e especialização em Educação Física e áreas afins. Voltado para a formação de docentes de nível superior, com competência em pesquisa na Educação Física e áreas afins, este programa deverá proporcionar ao aluno a aquisição de conhecimentos e habilidades relacionadas à condução de pesquisa científica, produção e disseminação dos conhecimentos nos temas relacionados à Educação Física.
OBJETIVOS
desenvolver pesquisa e formar pesquisadores nas diferenças áreas de conhecimento da Educação Física;
contribuir para a produção de conhecimentos acadêmicos – científicos para o desenvolvimento e a consolidação da Educação Física como área de conhecimento;
disseminar conhecimentos através de eventos técnicos-científicos, fazendo o intercâmbio entre pesquisadores e profissionais;
formar e capacitar profissionais da Educação Física para a região (Zona da Mata e Vertentes) e para cidades vizinhas de outros estados;
formar professores pesquisadores para o ensino superior.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO – MOVIMENTO HUMANO
A área de concentração em Movimento Humano reúne Linhas de Pesquisa em que se estudam os aspectos socioculturais e biodinâmicos do movimento humano. Entende-se como movimento humano todo movimento corporal, realizado com objetivo educativo ou de melhoria da qualidade de vida, do desempenho esportivo e laboral ou do lazer.
LINHAS DE PESQUISA
1 – Aspectos biodinâmicos do Movimento Humano
Essa Linha de Pesquisa reúne estudos com enfoque biodinâmico que visam trazer contribuições ao conhecimento da prática das atividades físicas, esportivas e laborais, bem como sua relação com a saúde, a qualidade de vida e o desempenho. Compreende estudos dos efeitos agudos e crônicos do exercício sobre variáveis morfofisiológicas e da influência de fatores nutricionais, de recursos ergogênicos e fatores psicológicos sobre essas variáveis.
2 – Aspectos socioculturais do Movimento Humano
Os estudos dessa Linha de Pesquisa abarcam investigações que envolvem o homem como ser histórico, político e social, inserido numa determinada cultura, sendo capaz de interagir no ambiente em que vive, influenciando e sendo influenciado por este.
Especificamente, enfoca tanto os aspectos do corpo e do movimento humano quanto as construções culturais. Portanto, apresenta-se como resultado de uma relação ensino-aprendizagem inserida na história e imersa não só no contexto sócio-cultural como também nos aspectos antropológicos, sociológicos e políticos do Esporte, da Educação Física e do Lazer. Entendem-se tais campos como manifestações diferenciadas, mas não independentes, uma vez que podem relacionar-se.
Compreende estudos nas áreas do Ensino da Educação Física, da História da Educação Física e do Corpo, bem como na área dos Estudos do Lazer, os quais têm, como suporte predominante, as Ciências Sociais e Humanas. Tais projetos tratam do corpo e do movimento humano e buscam mostrar como se constituem em manifestações da cultura na história e no cotidiano da vida de diferentes grupos sociais. Ainda, podem envolver os estudos que se relacionam às práticas pedagógicas da Educação Física, seja na área escolar ou não-escolar.
Requisitos
Destinado a: graduados em Educação Física e áreas afins.