Mestrado em Engenharia Civil - Área de Geotecnia (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

Tipo:Mestria

Modalidade:Presenciais

Características

Apresentação O programa de pós-graduação em Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) oferece os cursos de Mestrado, desde 1965, e de Doutorado, desde 1985, nas áreas de Estruturas e de Geotecnia. O programa integra excelência em educação e pesquisa, propiciando excelentes oportunidades de estudos avançados para engenheiros civis e profissionais de outras áreas, particularmente geólogos e engenheiros de minas. Objetivos O Programa de Pós-Graduação do Departamento propõe-se a formar pesquisadores, docentes universitários e engenheiros de alto nível técnico. Histórico O programa de pós-graduação em Engenharia Civil é o mais antigo do Brasil (1965), com qualidade de ensino e pesquisa amplamente reconhecida pelas comunidades acadêmica e de engenharia do país. O programa de pós-graduação recebeu na última avaliação da Capes (triênio 2001-2003) o conceito 7 (sete), o mais alto atribuído na área de Engenharias I.

Plano de estudos

Disciplinas Obrigatórias - 1º semestre Mecânica das Rochas Mecânica dos Solos Geologia Modelos Constitutivos para Materiais Geotécnicos I Seminário em Geotecnia I Cálculo Avançado II Disciplinas Obrigatórias - 2 º semestre Seminário em Geotecnia II Além de CIV2542, no mínimo 4 (quatro) das seguintes disciplinas Geologia de Engenharia Fundações Empuxos de Terra e Estabilidade de Taludes Métodos Numéricos em Engenharia Civil Mecânica das Rochas Aplicada Geotecnia Ambiental Hidrologia de Águas Subterrâneas Geotecnia Experimental Disciplinas Obrigatórias - outros semestre Exame de Proficiência em Língua Estrangeira / Inglês Dissertação de Mestrado Exame de Proposta de Dissertação Disciplinas Obrigatórias - 2 º semestre Estágio de Docência na Graduação

Requisitos

A seleção do candidato é feita com base em histórico escolar, curriculum vitae, plano de trabalho, cartas de referência e, se necessário, entrevista com os candidatos ao doutorado. Além dos requisitos gerais regulamentares, o Departamento de Engenharia Civil exige do candidato: Mestrado Ser diplomado em Curso de Graduação em Engenharia Civil, Mecânica, Naval, Aeronáutica, ou de Minas. Em casos excepcionais poderão ser admitidos candidatos que possuam outros cursos de formação científica ou tecnológica, a critério da Comissão de Pós-Graduação.

Oferta Educativa semelhante