Mestrado em Engenharia Elétrica (Belo Horizonte, Minas Gerais)

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Localização:Belo Horizonte - Minas Gerais

Duração:2 Anos

Tipo:Mestria

Modalidade:Presenciais

Características

Em associação com a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) vai oferecer, a partir do primeiro semestre de 2009, mestrado em Engenharia Elétrica. A implantação da nova pós-graduação foi aprovada em 18/09/2008 pela Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação. O curso terá duas áreas de concentração: "Sistemas Elétricos" e "Modelagem e Controle de Sistemas." O processo seletivo deverá acontecer em dezembro, com inscrições previstas para novembro. Inicialmente serão oferecidas 14 vagas, sendo sete para mestrandos que optarem pelo curso no CEFET-MG, em Belo Horizonte (MG), e as demais em São João del-Rei. O mestrado terá duração de dois anos, o que inclui a elaboração da dissertação.

PERFIL DESEJADO DO CANDIDATO


Candidatos portadores de diploma de graduação de áreas afins a Engenharia Elétrica, tais como Engenharias, Arquitetura, Física, Matemática, Química, Ciência da Computação e Economia.

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica objetiva receber alunos com os seguintes perfis:

a) Engenheiros e profissionais graduados que atuam em empresas do setor siderúrgico, metalúrgico, energético, petroquímico, automobilístico, entre outros.

b) Profissionais que atuam no setor de prestação de serviços nos diversos seguimentos da indústria, como empresas de consultoria, projetos e auditorias energéticas.

c) Profissionais graduados nas áreas de engenharia, ciências exatas e da terra (matemática, estatística, física e computação), que atuam no âmbito acadêmico ou aplicado (indústrias e empresas).

d) Alunos graduados em curso de ciências exatas, preferencialmente com formação nas engenharias elétrica, mecânica, química, produção, mecatrônica, eletrônica e civil, além de arquitetura, física, química, matemática e computação.


Pretende-se que o egresso do PPGEL seja capaz de:



a) Desenvolver pesquisas e atuar no planejamento e operação de sistemas elétricos de potências;

b) Desenvolver modelagem de fenômenos e dispositivos eletromagnéticos com o objetivo de promover soluções em problemas de aterramentos elétricos e transitórios eletromagnéticos em sistemas elétricos em um amplo espectro de freqüência, nos domínios do tempo e da freqüência.

c) Analisar sistemas por meio de ferramentas matemáticas e computacionais;

d) Modelar sistemas por meio de representações matemáticas e computacionais;

e) Desenvolver projetos de controladores otimizados, por meio de técnicas de controle robusto e inteligência computacional.

Área de Concentração e Linhas de Pesquisa


O Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica (PPGEL) possui duas áreas de concentração: ''Sistemas Elétricos - SE'' e ''Modelagem e Controle de Sistemas - MCS''.

Área: Sistemas Elétricos - SE
Planejamento e Operação de Sistemas Elétricos de Potência - POSEP
Eletromagnetismo Aplicado - EA
Área: Modelagem e Controle de Sistemas - MCS
Análise e Modelagem de Sistemas - AMS
Sistemas de Controle - SC

Planejamento e Operação de Sistemas Elétricos de Potência - POSEP

Caracterização: Elaboração de modelos determinísticos e probabilísticos, destinados ao planejamento e à operação de sistemas de energia elétrica. No planejamento destaca-se o desenvolvimento de ferramentas computacionais, baseadas principalmente em simulação Monte Carlo, visando auxiliar a consideração de incertezas, e o emprego de metaheurísticas no processo de busca do plano ótimo. Quanto à operação prioriza-se o desenvolvimento de ferramentas analíticas e computacionais para avaliação da segurança do sistema. Especial atenção é dedicada ao estudo de índices voltados para avaliação da capacidade de transmissão de potência nas linhas e da capacidade de injeção de potência nas barras dos sistemas elétricos.

Grupo de Pesquisa:
Planejamento e Operação

Eletromagnetismo Aplicado - EA

Caracterização: Caracterização: Modelagem física e matemática de fenômenos e dispositivos eletromagnéticos por meio da teoria eletromagnética. Aplicação de métodos numéricos para solucionar problemas e projetar equipamentos eletromagnéticos. As principais técnicas numéricas utilizadas são os Métodos de Diferenças Finitas no Domínio do Tempo, Elementos Finitos, Equações Integrais e Método dos Momentos. Atualmente, os principais estudos e pesquisas referem-se a soluções de problemas de aterramentos elétricos, transitórios eletromagnéticos em sistemas elétricos (principalmente os associados às descargas atmosféricas).


Análise e Modelagem de Sistemas - AMS

Caracterização: 1) Analisar sistemas dinâmicos não-lineares para descrição e validação. 2) Desenvolver modelos para sistemas e processos em geral e aplicações em controle. 3) Usar representações não-lineares: NARMAX, redes neurais, sistemas nebulosos, modelo baseado em indivíduos (MBI). 4) Aplicar otimização estocástica e multiobjetivo na identificação de sistemas. 5) Sistemas de interesse: eletrônicos, mecatrônicos; elétricos de potência; eletromagnéticos, biológicos, econômicos, sociais e epidemiológicos.



Sistemas de Controle - SC

Caracterização:Desenvolvimento de projetos de controladores, desde a escolha das variáveis manipuladas, estratégias de controle, até a otimização dos parâmetros do controlador. Análise e síntese de sistemas de controle robusto considerando sistemas lineares ou não lineares, incertos, e multivariáveis, variáveis ou não no tempo. Desenvolvimento e aplicação de algoritmos de otimização para obtenção de melhores soluções em todas as fases do projeto de um sistema de controle. Na síntese de controladores serão considerados diferentes critérios de desempenho tais como alocação regional de autovalores, custos garantidos H-dois ou H-infinito. São utilizadas diferentes estratégias de síntese, incluindo desigualdades matriciais lineares (LMIs), otimização multiobjetivo, abordagens de otimização global e não-convexa e técnicas de inteligência computacional tais como a computação evolutiva e lógica fuzzy.

Oferta Educativa semelhante