Mestrado em Engenharia Florestal (Salvador, Bahia)

Universidade de Blumenau

Localização:Salvador - Bahia

Tipo:Mestria

Modalidade:Presenciais

Características

A engenharia florestal é uma área em expansão no estado de Santa Catarina e no país, e, em conseqüência, a demanda por profissionais capacitados é crescente tanto para atuação na produção florestal, como na conservação e recuperação ambiental. Santa Catarina apresenta uma economia fortemente dependente de recursos florestais, especialmente de florestas implantadas. A cadeia produtiva do setor de base florestal, que inclui centenas de indústrias de móveis, papel e celulose, é o segundo item em volume de exportações no estado. Aliado a isso, grande parcela do parque industrial do estado, ligado aos setores têxtil, cerâmico e de alimentos, é dependente de recursos florestais, principalmente para fins energéticos.

Ao mesmo tempo, o perfil da distribuição agrária caracterizada por pequenas propriedades, bem como a diversidade de ecossistemas que ocorrem no estado, tornam mais complexas as formas de utilização dos recursos florestais, necessitando de profissionais qualificados e atualizados.

A franca expansão urbana, notadamente na região leste do estado e especialmente no Vale do Itajaí, é causa de constantes conflitos quanto ao uso do solo, acarretando diretamente em impactos ambientais. O processo de ocupação do solo, com a conseqüente retirada de vegetação, deve ser embasado em estudos científicos que poderão dar suporte às ações legislativas e administrativas. De forma semelhante, a recuperação e restauração de ecossistemas alterados, oferecem uma demanda expressiva em investigação científica, visando o desenvolvimento de tecnologias apropriadas e adequadas às variadas condições desses ambientes. Os constantes desastres naturais que o estado de Santa Catarina tem sofrido, são evidências da necessidade de tratamento diferenciado aos recursos naturais, os quais devem ser pautados no conhecimento científico. O Programa de pós-graduação em engenharia florestal da FURB é o primeiro curso stricto sensu na área de recursos florestais e engenharia florestal de Santa Catarina, estando o mesmo ligado ao departamento de engenharia florestal, o qual já formou mais de 200 profissionais desde 1995, Nesse contexto, a FURB pretende exercer o seu papel oportunizando a qualificação de profissionais para a geração de novas tecnologias, bem como a sua aplicação na produção e na conservação dos recursos florestais, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável do país.
Área de Concentração

Conservação e Produção Florestal.


Linhas de Pesquisa

Silvicultura e Manejo de Recursos Florestais
Esta linha de pesquisa visa o desenvolvimento de estudos relacionados à implantação e ao manejo de florestas naturais e plantadas, de espécies tradicionais ou alternativas, direcionadas à geração de produtos e serviços de origem florestal.

Conservação e Restauração de Ecossistemas Florestais
Esta linha de pesquisa tem como objetivo desenvolver conhecimento relacionado aos ecossistemas florestais naturais do Sul do Brasil, englobando aspectos da quantificação de florestas naturais e sua dinâmica, recuperação, restauração e serviços ambientais dos recursos florestais.

Plano de estudos

Seminários



Análise da vegetação



Sensoriamento remoto aplicado ao estudo de ecossistemas




Métodos estatísticos



Ecologia da paisagem




Ecossistemas urbanos



Anatomia da madeira e dendrocronologia




Sistemas silviculturais




Manejo de recursos florestais




Propagação de plantas




Controle da invasão biológica




Indicadores ambientais



Entomologia ambiental



Melhoramento e recursos genéticos florestais



Biotecnologia florestal



Interações planta-organismos do solo




Pesquisa aplicada a engenharia florestal




Recuperação de ecossistemas




Avaliação da fertilidade do solo e nutrição florestal



Tópicos especiais



Requisitos

Serão aceitas inscrições ao Programa de Pós-graduação em Engenharia Florestal, candidatos com diploma de graduação em engenharia florestal, biologia, agronomia, engenharia industrial madeireira, engenharia ambiental e áreas afins. - ficha de inscrição (preencha sua ficha de inscrição)
-curriculum-vitae – anexar junto à ficha de inscrição.

- 2 fotocópias do diploma de graduação (sendo 1 autenticada);
- 2 fotos 3x4 coloridas;
- 1 fotocópia da certidão de nascimento ou de casamento;
- 2 fotocópias da cédula de identidade;
- 2 fotocópias do histórico escolar de graduação.