Mestrado em Engenharia Química (Lorena, São Paulo)

Universidade de São Paulo

Localização:Lorena - São Paulo

Duração:3 Anos

Tipo:Mestria

Modalidade:Presenciais

Características

Pós-Graduação em Engenharia Química na EPUSP
O Departamento de Engenharia Química da EPUSP possui cursos de pós-graduação na área de Engenharia Química em níveis de Mestrado e Doutorado de reconhecida qualidade com conceito 6 pela Avaliação CAPES 2001-2009 (conceito máximo: 7).
Seu corpo docente é formado por 23 orientadores, professores do Dep. de Eng. Química que atuam em tempo integral, distribuídos em 6 áreas de pesquisa e que ministram anualmente cerca de 25 disciplinas de pós-graduação. De 1955 a 2010, o programa formou 460 Mestres e 233 Doutores.
As principais áreas de pesquisa do programa são:
• Engenharia de Sistemas em Processos
• Eletroquímica e Corrosão
• Gestão e Tecnologia Ambientais
• Separações Térmicas e Mecânicas
• Engenharia Bioquímica
• Engenharia de Alimentos
Informações Gerais
O Departamento de Engenharia Química da EPUSP oferece o Curso de Pós-Graduação na Área de Engenharia Química em níveis de MESTRADO e de DOUTORADO.
A inscrição no curso de Mestrado em Engenharia Química poderá ser feita por graduados nas áreas de ciências exatas e tecnologia. A inscrição no curso de Doutorado poderá ser feita por portadores do título de Mestre em área correlata.
Os alunos de pós-graduação da EPUSP são divididos em duas categorias:
• Alunos Regulares: matriculados nos cursos de Mestrado ou Doutorado
• Alunos Especiais: profissionais que queiram cursar disciplinas avulsas de pós-graduação.

2) Mestrado em Engenharia Química
Para a obtenção do título de Mestre, o aluno regular deverá cumprir as seguintes atividades, no período máximo de 36 meses (3 anos):
• 40 créditos em disciplinas de pós-graduação: 24 créditos em disciplinas eletivas e 16 créditos em duas disciplinas obrigatórias de Mestrado (poderão ser aceitas para contagem de créditos, disciplinas cursadas como aluno especial, retroagindo o início do programa a data da primeira disciplina);
• aprovação no Exame de Qualificação de Mestrado, que consiste na apresentação oral perante banca examinadora, de forma fundamentada e crítica, da pesquisa referente à dissertação de mestrado;
• depósito da dissertação no Serviço de Pós-Graduação (5 exemplares e versão eletrônica); com comprovação de aceitação de pelo menos um trabalho em congresso científico de repercussão nacional ou internacional reconhecido pela comunidade, em co-autoria com o orientador, tema desenvolvido na dissertação e submetido durante o respectivo curso;
• aprovação na defesa da Dissertação de Mestrado, com exposição oral do trabalho e argüição sobre o mesmo perante banca de três professores, sendo ao menos um externo à EPUSP.

Plano de estudos

Disciplinas

Análise de Sistemas em Engenharia Química I

Planejamento de Experimentos Aplicado ao Desenvolvimento e Melhoria de Processos

Fundamentos de Processos em Engenharia Química I
Prof. Reinaldo Giudici

Fundamentos de Processos em Engenharia Química II

Análise Estatística Multivariável Aplicada a Processos Químicos

Local Eletrochemical Techniques

Fenômenos de Transporte I

Controle de Processos Químicos I

Análise de Sistemas em Engenharia Química II

Engenharia de Reações de Polimerização

Aplicação Industrial de Inibidores de Corrosão

Impedância Eletroquímica Aplicada ao Estudo da Corrosão e de Processos de Proteção

Fundamentos da Proteção Ambiental e da Segurança de Processos Industriais

Fundamentos de Engenharia de Alimentos

Corrosão e Processos de Proteção de Materiais Metálicos

Otimização de Processos Químicos

Controle de Processos Químicos II

Identificação de Modelos de Processos Químicos

Fundamentos de Sistemas Particulados e Aplicações em Processos Químicos Prof. José Luís de Paiva


Engenharia de Reações de Polimerização II

Engenharia de Processos Oxidativos Fotoquímicos para Tratamento de Efluentes Industriais

Modelagem e Simulação para Projeto de Processos

Intensificação de Processos: conceitos, ferramentas e métodos. Aplicação à destilação reativa

Processos de Separação

Proteínas Recombinantes: Aspectos Moleculares e Desenvolvimento de Processos

Fluidodinâmica Computacional

Introdução à Espectroscopia de Emissão de Fluorescência: Identificação e Caracterização de Petróleo



Oferta Educativa semelhante