Mestrado em Linguística (Juiz de Fora, Minas Gerais)

Universidade Federal de Juiz de Fora

Localização:Juiz de Fora - Minas Gerais

Duração:1 Ano

Tipo:Mestria

Modalidade:Presenciais

Características

O Programa de Pós-Graduação em Linguística visa à qualificação e ao aprimoramento do profissional da área de Letras, preparando-o para o ensino e a pesquisa em campos nos quais a compreensão da linguagem humana tem lugar. Visa ainda à produção do conhecimento, à consolidação e ao desenvolvimento de teorias pertinentes às Ciências da Linguagem, mediante implemento de pesquisa na área.
Níveis: DOUTORADO e MESTRADO
Conheça o programa
Em termos institucionais, a criação do curso de Pós-Graduação em Linguística, em sua modalidade completa (mestrado e doutorado), atende a uma das metas prioritárias do Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora, que consiste na busca de consolidação e ampliação de seus programas de pós-graduação. No que diz respeito à sua origem, o novo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFJF, credenciado para mestrado (primeira turma em março/2007) e doutorado (primeira turma em agosto/2007), nasceu do antigo Programa de Pós-Graduação em Letras (mestrado), especificamente da área de concentração em Linguística, criado em 1989. Ainda mediante o desenvolvimento de uma política estrutural de superação de suas fragilidades e inconsistências, o programa atual obteve conceito inicial 4 na avaliação da CAPES, sinalizando significativa coerência e consistência na composição de seu corpo docente e discente, em suas linhas de pesquisa, seus projetos e suas atividades de formação. Em 2009, o programa encerra o primeiro triênio, com 40 trabalhos de conclusão de mestrado defendidos e com 12 alunos em fase de doutoramento.

No que concerne à integração com a graduação, os vínculos têm sido ampliados diante do número crescente de orientação no Programa de Iniciação Científica, bem como do engajamento dos departamentos e do centro acadêmico dos estudantes de Letras em ações do programa. A UFJF possui um curso de Graduação em Letras de reconhecida qualidade. Dos 34 cursos superiores avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) em Juiz de Fora, apenas o de Letras obteve nota máxima no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), em 2008. Considera-se que o bom desempenho da graduação seja, em parte, reflexo da pós-graduação, pois 100% dos docentes efetivos que nela atuam são doutores, e grande parte é do programa. Em 2009, três novos docentes pesquisadores passaram a atuar no PPG-Linguística, sendo um aprovado em concurso público e dois professores da casa que se doutoraram recentemente. Nesse sentido, vale acrescentar a seleção de dois novos professores visitantes.

Com vistas a atender ao Projeto Pedagógico das Licenciaturas da UFJF, a FALE, ao mudar o currículo de seu curso da Graduação, mais uma vez se antecipa, em termos acadêmicos, a alguns norteamentos do Projeto Pedagógico Institucional da UFJF. Propõe-se uma concepção mais atualizada do curso de Graduação em Letras que, pautada nas Diretrizes Curriculares, propicie aos alunos, além das disciplinas e atividades previstas para a integralização do curso, traçar o seu percurso formativo ao longo da graduação. Nesse sentido, busca-se a integração dos campos do conhecimento, evitando-se a rigidez da disciplinarização, tendo em vista a importância de se formar profissionais de base generalista. Focaliza-se, ainda, não só a atualização científica nas diversas áreas, buscando-se a aproximação interdisciplinar, como também o equilíbrio dos saberes teóricos e práticos. Nesse contexto, as disciplinas, entendidas como o conjunto de estudos e conteúdos teóricos ou práticos, definidos em programa correspondente ao estabelecido pela ementa, com carga horária e créditos pré-fixados, desenvolvidos predominantemente pelo docente, não são os únicos componentes curriculares. Somam-se a elas atividades acadêmicas, que passam a ser creditadas: a iniciação à pesquisa, à extensão e à docência; a participação em eventos científicos; a apresentação e publicação de trabalhos. Essas atividades são essenciais para que haja articulação entre a teoria e a prática, e entre a pesquisa básica e a aplicada no desenvolvimento das habilidades necessárias à formação discente.

Em consonância com os objetivos descritos no Projeto Pedagógico das Licenciaturas da UFJF, o licenciado pela FALE, em todos os níveis, deve ser um profissional crítico, ético, solidário e consciente do seu papel na sociedade, capaz de exercer a autonomia de pensar e decidir, de maneira comprometida, pela busca de respostas aos desafios da realidade social e aos problemas existentes nas escolas. Espera-se que esse profissional seja versátil na superação das dificuldades já conhecidas da profissão e que seja sempre um investigador em sua prática, de modo a procurar novos caminhos de superação profissional. A pesquisa em pós-graduação é diretamente responsável por fundamentar toda essa concepção, dado seu caráter inovador e investigativo.

Compreendendo a responsabilidade social da Universidade, que não pode dar sua tarefa por esgotada ao colocar profissionais no mercado, mas que precisa desenvolver atuação muito mais completa se quiser manter na prática a indissociabilidade teórica entre o ensino, a pesquisa e a extensão, a FALE tem se esforçado para ampliar ao máximo os seus Programas de Pós-Graduação (de que faz parte o PPG-Linguística) com vistas a atender ao interesse da comunidade, preparando os professores e credenciando-os para atuar na área de Letras, seja no campo da pesquisa em Linguística, seja no campo do ensino de Língua Portuguesa (e Literaturas), seja no de Língua Estrangeira. Desse modo, atende à demanda por cursos regulares sobre discussão acerca do ensino de Português (e Literaturas), viabilizando, ainda, o oferecimento de consultorias, bem como a produção teórica de apoio ao ensino fundamental e médio. Desse modo, a intervenção da Universidade não tem caráter eventual, mas sistemático no diagnóstico da situação do ensino e na elaboração de propostas de aperfeiçoamento. Além disso, contribui para a formação não só de pesquisadores nas áreas de língua e literatura (não esquecendo, porém, que muitos desses profissionais exercerão a docência não apenas no 3º grau), como também de críticos de literatura e cultura, consultores, assessores e gestores nas áreas de comunicação, cultura e informação.

Plano de estudos

Disciplinas

Alfabetização e letramento
Aquisição da linguagem
Estudos cognitivos da gramática e do léxico
Fonética e fonologia
Letramento digital
Linguagem e cognição
Linguagem e interação I
Linguagem e interação II
Metodologia da pesquisa
Morfologia e sintaxe
Psicolinguística I
Semântica e pragmática
Teorias de gênero
Tópicos avançados em ensino de língua estrangeira I
Tópicos avançados em ensino de língua estrangeira II
Tópicos avançados em ensino de língua portuguesa I
Tópicos avançados em ensino de língua portuguesa II
Tópicos avançados em gramática e cognição I
Tópicos avançados em gramática e cognição II
Tópicos avançados em linguagem e interação I
Tópicos avançados em linguagem e interação II
Tópicos avançados em psicolinguística I
Tópicos avançados em psicolinguística II
Estágio docência em linguística
Dissertação de mestrado
Sociolinguística e abordagens socioculturais na aquisição de línguas
Sociolinguística e gramaticalização
Sociolinguística variacionista mestrado acadêmico
Tópicos avançados em sociolinguística I
Tópicos avançados em sociolinguística II

Requisitos

Destinado a M/D: Portadores de diploma de curso de graduação em Letras ou em áreas afins/ Portadores de diploma de graduação em Linguística, Letras ou em áreas afins, e de diploma de mestre de que constem disciplinas consideradas afins.

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