Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural (Feira de Santana, Bahia)

Universidade Estadual de Feira de Santana

Localização:Feira de Santana - Bahia

Tipo:Mestria

Modalidade:Presenciais

Características

O Programa de Pós-Graduação em Literatura e Diversidade Cultural reúne estudiosos das áreas de Literatura e Ciências da Cultura e tem por objetivo primeiro a promoção de estudos interdisciplinares de fatos da literatura e da cultura, buscando uma soma de experiências capaz de iluminar outros ângulos dos objetos de investigação científica, à partir do pressuposto básico de que a linguagem constitui o traço fundador do homem e da cultura.
Sem perder de vista os vínculos dos estudos literários com o conjunto de fatos maiores em que tais estudos estão situados – os fatos da cultura –, quer-se estimular e valorizar a compreensão do local como elemento constituinte do global e, ao mesmo tempo, como reflexo de fenômenos mais amplos, pois, se o global amplia a compreensão da produção local, esta, por sua vez, produz elementos capazes de rearticular a compreensão da produção considerada canônica, autorizando sua avaliação e relativização. A remissão múltipla e recíproca entre o geral e o particular é o caminho para ultrapassar a xenofobia obscurantista, de uma parte, e o etnocentrismo arrogante, de outra, substituindo a rigidez da fronteira por um fluido, mas saudável, entre - lugar.
Daí a questão da diversidade cultural: perceber a diferença é uma forma de simultaneamente compreender a identidade do Outro e de descobrir a nossa própria, conhecendo limites, redimensionando as práticas e adequando os instrumentos de atuação.
Tais considerações reforçam a articulação interdisciplinar da literatura com outras ciências da cultura, como a história, a antropologia, a sociologia, a ciência política, bem assim com os outros discursos artísticos: a música, o cinema, as artes plásticas etc.
Ampliar o foco, todavia, não significa, necessariamente, deslocar o interesse da literatura para outras séries. não se quer nem se pretende substituir o estudo do literário pelo antropológico ou pelo sociológico ou pelo da comunicação. A proposta do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Diversidade Cultural não contempla o apagamento de interesse pelo texto literário enquanto discurso específico e, por isso, distinto e singular. Ao diversificar o enfoque, pretende-se somar perspectivas, ampliando o alcance do olhar, de maneira que a abrangência de abordagens amplie ao limite possível seu potêncial discursivo, que, não se reduzindo as fronteiras da Teoria e da Crítica Literárias, de modo nenhum as elimina.
O PPGLDC estrutura-se à partir de uma única área de concentração interdisciplinar, Literatura e Diversidade Cultural. Daí derivam duas grandes linhas de pesquisa: Poéticas e narrativas modernas e contemporâneas, Memória e Representações Identitárias, reunindo uma vasta gama de projetos, que desenvolvem estudos específicos do literário ou aqueles outros que articulam o literário e o cultural de modo mais programático, aos quais se pode associar preferêncialmente tanto o graduado na área de Letras quanto o de Ciências Humanas.

Plano de estudos

1 – Disciplina OBRIGATÓRIA
Carga horária: 45 horas (3 créditos)
· Metodologia da Pesquisa

2 – Disciplinas OPTATIVAS
Carga horária: 255 horas (20 créditos)
· Dez créditos em disciplinas escolhidas em comum acordo com o orientador a cada semestre letivo, contabilizando um total de 20 créditos.

3 – Atividades
Mínimo de 360 horas (12 créditos)

3.1 - Obrigatórias:
· Pesquisa Orientada I – 120 horas práticas = 4 créditos1
· Pesquisa Orientada II – 120 horas práticas = 4 créditos1
· Pesquisa Orientada III – 120 horas práticas = 4 créditos1
· Exame de Qualificação
· Dissertação

3.2 - Optativas:

· Pesquisa Orientada IV – 120 horas práticas = 4 créditos
· Programa Individual de Trabalho – 90 horas práticas = 3 créditos2

Oferta Educativa semelhante