Mestrado em Psicologia - Produção e Expressão Sociocultural da Subjetividade (Fortaleza, Ceará)

Universidade de Fortaleza

Localização:Fortaleza - Ceará

Tipo:Mestria

Modalidade:Presenciais

Características

A experiência acadêmica e os projetos sociais implementados nos núcleos de atenção à comunidade que serviram ao desenvolvimento de pesquisas forneceram a bagagem necessária à implantação do mestrado em Psicologia, levada a cabo por um grupo de sete doutores da área, docentes do curso de graduação. A demanda por um curso de pós-graduação stricto sensu foi proveniente ainda de outros cursos de especialização ofertados, que manifestaram a preocupação em subsidiar as principais vertentes teórico-conceituais da Psicologia.

Os interesses do público acadêmico e técnico-profissional que acudiram às especializações, disponibilizada pelo curso de Psicologia e outros do Centro de Ciências Humanas, entre os anos de 1980 e 1990, delinearam as temáticas de uma pós-graduação stricto sensu: os sintomas do sujeito e suas manifestações na sociedade e na cultura e as questões mais específicas da psicopatologia cotidiana decorrentes da relação dos indivíduos com a sociedade, temáticas que estão reunidas em seu tema central, o sofrimento psíquico.

A germinação do tema central do curso de mestrado decorreu ainda da prática desenvolvida através dos diversos projetos de extensão e de pesquisa implementados no Núcleo de Atenção Médica Integrada e na Escola de Aplicação Yolanda Queiroz.

Áreas de Concentração

Estudos Psicanalíticos: área que enfoca as leituras sobre o sofrimento psíquico no campo teórico-clínico da psicanálise, envolvendo investigações e disciplinas que se congregam na linha de pesquisa Sujeito, Sofrimento Psíquico e Contemporaneidade. Com vistas a possibilitar ao mestrando um espaço acadêmico de discussão sobre o mal-estar constitutivo do sujeito e do social e suas figurações no momento civilizatório contemporâneo, são oferecidas disciplinas nas quais a constituição do saber psicanalítico desde Freud é abordada, bem como as especificidades das diversas abordagens metapsicológicas e suas implicações na clínica.

Também é dado privilégio às articulações, sempre existentes e fundantes da psicanálise, com outras áreas disciplinares, à problematização da noção de sintoma social e aos campos de visibilidade das instituições a partir de olhares que enfatizam a interdependência do subjetivo e do social. Dentre esses espaços de pesquisa, a clínica psicanalítica ocupa lugar de destaque, já que sua discussão instaura o saber sobre o desamparo e o mal-estar que permeia todos os objetos que interessam à psicanálise e àqueles que podem dela se beneficiar.

Psicologia, Sociedade e Cultura: a área toma a leitura do sofrimento através dos fenômenos sociais e culturais e sua manifestação no indivíduo, na família, na escola, no trabalho, no meio ambiente e em outras formas de socialização, elegendo, como referência à produção científica, duas linhas de pesquisa: Produção e Expressão Sociocultural da Subjetividade e Ambiente, Trabalho e Cultura nas Organizações Sociais. Dessa maneira, o aluno encontra no programa de disciplinas do mestrado a oportunidade de investigar um objeto de estudo do seu interesse, vinculando-se a uma das áreas de concentração do programa.

Plano de estudos

Gênese e Epistemologia da Psicologia


Fundamentos Teóricos e Metodologia da Pesquisa em Psicologia


Seminário de Construção de Projeto


Seminário de Orientação de Dissertação


Estudos em Psicologia Cultural e Educação


Estudos em Psicopatologia e Psicologia Crítica


Estudos em Psicopatologia Fenomenológica e Cultura


Estudos Fenomenológico-Existenciais


Estudos sobre Construção de Gênero


Estudos sobre Interações Conjugais e Familiares

Requisitos

Para candidatos ao Mestrado:

a) requerimento de inscrição;
b) currículo Lattes devidamente comprovado ou Curriculum Vitae devidamente comprovado, se o candidato for estrangeiro;
c) diploma de graduação em Psicologia ou áreas afins ou declaração de concludente (cópia autenticada) em instituições reconhecidas pelo MEC - no caso de diploma expedido por instituição estrangeira, deverá estar reconhecido pelo órgão competente do país;
d) histórico escolar de graduação (cópia autenticada);
e) duas fotos 3x4 coloridas;
f) documento de identidade e CPF (cópias autenticadas) ou passaporte (cópia), se estrangeiro;
g) memorial resumido (máximo de 5 páginas, espaço simples, fonte Times New Roman 12) - deve estar incluída a temática do projeto e a linha de pesquisa;
h) comprovante de pagamento da taxa de inscrição;
i) procuração (com firma reconhecida), em caso de a inscrição ser feita por procurador.

Oferta Educativa semelhante