Mestrado em Saúde Coletiva (Feira de Santana, Bahia)

Universidade Estadual de Feira de Santana

Localização:Feira de Santana - Bahia

Tipo:Mestria

Modalidade:Presenciais

Características

Apresentação

Qualificar docentes para o ensino de disciplinas no campo da saúde pública em curso de graduação e pós-graduação;
• Iniciar a formação de pesquisadores na área de saúde coletiva;
• Contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico em Saúde Coletiva, com possibilidade de aplicação especial nos municípios da região do semi-árido.
Com base nestes objetivos, o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) tem orientado suas atividades para a formação em saúde coletiva, desenvolvimento da pesquisa e integração entre suas atividades e as demandas regionais, mantendo a perspectiva da produção universal do conhecimento. A partir desses eixos de atuação, cabe avaliar o desenvolvimento e evolução do PPGSC e os impactos sociais obtidos.
O PPGSC tem desempenhado um papel relevante na formação de profissionais em saúde coletiva. Na Bahia, há carência de curso para formação em saúde coletiva. Apenas duas instituições oferecem cursos de formação stricto sensu: a UFBA (ISC) e a UEFS. Assim, apesar do nosso PPGSC ter como área de abrangência o semi-árido baiano, temos recebido alunos de todas as regiões da Bahia, em níveis crescentes de demanda. Na seleção/2006 inscreveram-se 135 candidatos para as 20 vagas oferecidas.
O PPGSC tem privilegiado atividades de pesquisa e extensão no semi-árido baiano. Os projetos em desenvolvimento mantêm estreita articulação com órgãos públicos nas áreas de saúde, educação, ação social, segurança pública e desenvolvimento regional, organizações sindicais e comunitárias de vários municípios.


Áreas de Concentração

EPIDEMIOLOGIA
A epidemiologia é a ciência que investiga a distribuição do processo saúde-doença em populações e avalia seus fatores determinantes e condicionantes, objetivando propor medidas para controlar ou erradicar doenças e agravos à saúde.
A importância dos conhecimentos gerados pela epidemiologia, na perspectiva da orientação de estratégias e definição das políticas de saúde, bem como no processo de acompanhamento e avaliação, tem sido amplamente reconhecida.
POLÍTICAS, PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SAÚDE
A área de concentração em políticas, planejamento e gestão em saúde compreende os estudos dos processos de formulação, implementação, planejamento e administração das políticas, sistemas, serviços e práticas de saúde. Esta área de concentração busca a consolidação de um corpo de conhecimentos construído na relação teoria-prática, em todos os espaços nos quais se efetiva a gestão em saúde.
Concebe-se a gestão em três níveis: a macro-gestão, a meso-gestão e a micro-gestão. O campo macro-político da gestão em saúde refere-se às diretrizes mais gerais das políticas sociais, da definição do papel do Estado e da democratização da saúde. A meso-gestão refere-se às formas de organizar os sistemas de saúde de modo a atender as demandas por serviços e as necessidades de saúde.

Plano de estudos

Grade Curricular

I-DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS NÚCLEO COMUM

Metodologia da Pesquisa Social em Saúde
Epidemiologia
Estado População e Políticas Públicas
Didática Aplicada à Saúde


II- ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS: NÚCLEO COMUM

Estágio Docência
Seminários Avançados
Pesquisa Orientada


III- DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS: ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO

Epidemiologia
Bioestatística
Epidemiologia Social
Análise de Dados Epidemiológicos

Politicas, Planejamento e Gestão em Saúde

Saúde Cultura e Sociedade
Gestão em Sistemas de Saúde
Planejamento e Programação em Saúde


V- DISCIPLINAS OPTATIVAS

Análise de Dados Qualitativos em Saúde
Bioética
Cárie e Doença Periodontal em Saúde
Diagnóstico Bucal em Saúde Coletiva
Informática em Saúde
Meio Ambiente e Geoprocessamento
Odontologia em Saúde Coletiva
Pesquisa Qualitativa em Saúde
Saúde da Criança e do Adolescente
Saúde da Mulher
Saúde do Trabalhador
Análise de Dados Epidemiológicos II

Oferta Educativa semelhante