Mestrado em Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável (São João del-Rei, Minas Gerais)

Universidade Federal de São João del-Rei

Localização:São João del-Rei - Minas Gerais

Duração:2 Anos

Tipo:Mestria

Modalidade:Presenciais

Características

O curso
O mestrado em tecnologias para o desenvolvimento sustentável é um curso de pós-graduação stricto sensu com duração de dois anos. O curso está baseado num programa de natureza interdisciplinar voltado para pesquisas científicas e tecnológicas no campo da sustentabilidade. São contemplados estudos teóricos e empíricos que envolvam o desenvolvimento ou a adaptação de soluções tecnológicas, produtos, processos, técnicas e métodos que promovam a sustentabilidade. Busca-se reunir contribuições de diferentes áreas do conhecimento incluindo engenharias, ciências naturais e ciências humanas.
Os objetivos
Dentre os objetivos do curso está a formação de técnicos e pesquisadores especialistas em tecnologias para a sustentabilidade. Esta formação visa a atender à crescente demanda de empresas nacionais e multinacionais, universidades, agências governamentais e organizações não governamentais. O curso é, também, uma etapa de preparação para aqueles que desejam se dedicar à pesquisa acadêmica na área em nível de doutorado.
Justificativas

A despeito dos diferentes significados atribuídos à expressão “desenvolvimento sustentável” e ao termo ‘sustentabilidade’, existe um conjunto de problemas que evidenciam que as atuais tendências de crescimento e o atual modelo de desenvolvimento seguem uma orientação não sustentável. Dentre os problemas, podemos destacar: crescimento populacional e ocupação territorial, uso de recursos e serviços naturais e a capacidade de carga dos ecossistemas; produção de riqueza e padrões insustentáveis de consumo; desequilíbrios naturais e efeitos sobre a saúde; tecnologia, oportunidades e condições de trabalho; conectividade, diversidade e alterações no meio ambiente. Se essas tendências permanecerem, muitas das necessidades humanas não serão atendidas, os sistemas de suporte à vida atingirão elevados níveis de degradação e a pobreza e a fome tenderão a crescer.
É preciso encontrar formas alternativas de desenvolvimento que sejam compatíveis com a preservação dos sistemas de suporte à vida no planeta. Para tanto será necessário promover a formação de recursos humanos que sejam capazes de criar soluções tecnológicas tanto no que diz respeito à mitigação dos impactos, quanto no que diz respeito à introdução de inovações tecnológicas que possam atenuar e reverter essas tendências.Nesse contexto, a ciência e a tecnologia passam a desempenhar, cada vez mais, um papel fundamental. A transição para um caminho que seja sustentável requer o desenvolvimento de novas tecnologias e uma radical transformação das sociedades.
Os estudos e pesquisas de temas relacionados à sustentabilidade, em geral, são orientados por quatro pressupostos: a visão sistêmica (e a complexidade), a interdisciplinaridade (e a transdisciplinaridade), a orientação para problemas e a conexão conhecimento-ação. Pensar soluções para os problemas da sustentabilidade exige uma melhor compreensão das interações entre os sistemas naturais de suporte à vida e os sistemas sociais. Esse campo de estudo tem sido chamado de ciência ou ciências da sustentabilidade. Melhor conhecimento é uma condição para lidar com a promoção da sustentabilidade, contudo a elaboração de soluções depende também da invenção e do desenvolvimento de novos processos, produtos, técnicas, metodologias e sistemas que atuem no sentido de evitar, remediar e minimizar danos, riscos e ameaças e no sentido de criar, propor, promover e compatibilizar alternativas mais sustentáveis.
Essas soluções dependem de um componente pessoal relacionado à educação, à consciência e à formação de atitudes dos indivíduos. Elas podem ser tanto organizacionais (arranjos institucionais, mecanismos de regulação social, econômica e ambiental, governança, mudanças culturais, formas de participação, gestão da informação, etc) quanto tecnológicas num sentido estrito (equipamentos, instrumentos, produtos e processos). Novas estratégias políticas, mudanças econômicas e mudanças do modo de pensar são de fundamental importância para o enfrentamento do desafio de conduzir as sociedades para uma trajetória sustentável, mas igualmente importantes são melhor conhecimento e novas soluções, isto é, pesquisa básica e inovação tecnológica.
Formação e resultados esperados da aprendizagem

Conhecimento e entendimento dos estudos no campo da sustentabilidade
Ao concluir o curso o aluno deverá estar apto a:
• identificar os temas e estruturar a partir de uma visão integradora os conhecimentos teóricos e conceituais relativos ao desenvolvimento sustentável;
• dominar os conceitos-chave empregados nas pesquisas em tecnologias para o desenvolvimento sustentável.

Competências e habilidades
Ao concluir o curso o aluno deverá demonstrar:
• habilidade para propor questões de pesquisa relevantes para a área de especialização escolhida;
• habilidade para avaliar a adequação de teorias, técnicas e métodos de investigação, bem como a sua aplicabilidade;
• familiaridade com abordagens, métodos e técnicas de pesquisa específicas aplicadas às questões interdisciplinares;
• capacidade de elaboração, planejamento e gestão de projetos de pesquisa;
• capacidade de elaborar e sistematizar na forma escrita o processo da pesquisa e os resultados relevantes;
• capacidade de participar de debates e de sustentar posições em discussões relativas ao tema de pesquisa.

Rigor científico e capacidade de avaliação
Ao concluir o curso o aluno deverá:
• ser capaz de avaliar criticamente tipos e fontes de informação, bem como resultados de pesquisas quanto a confiabilidade e validade;
• demonstrar um entendimento sobre as responsabilidades éticas e profissionais associadas ao desenvolvimento sustentável;
• demonstrar capacidade de análise e senso crítico em relação a desafios no campo das tecnologias para o desenvolvimento sustentável.

Plano de estudos

Disciplinas:
• Introdução ao desenvolvimento sustentável
• Ciclos químicos e biológicos
• Sistemas naturais, sociais e de informação
• Estudos de processos de transformação
• Métodos computacionais para a engenharia de processos
• Técnicas de caracterização de materiais
• Estatística experimental
• Microbiologia ambiental
• Métodos de separação e preparo de amostra
• Química ambiental
• Energias renováveis
• Métodos espectroscópicos e eletroquímicos
• Tecnologia em materiais
• Materiais com aplicações biotecnológicas
• Métodos de tratamento e reaproveitamento de resíduos
• Avaliação de impactos e monitoramento ambiental
• Ética, tecnologia e sustentabilidade
• Fundamentos de biotecnologia
• Tópicos especiais

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