Mestrado Profissional em Engenharia Mecânica (Taubaté, São Paulo)

Universidade de Taubaté

Localização:Taubaté - São Paulo

Duração:2 Anos

Tipo:Mestria

Modalidade:Presenciais

Características

Tem por objetivo global formar profissionais capacitados para atuar em diversos ramos da indústria, fornecendo-lhes uma formação acadêmica de alto nível focada na aplicação de pesquisa científica e tecnológica para a solução de problemas de engenharia.

O Mestrado Profissional em Engenharia Mecânica, ofertado pela Universidade de Taubaté, está fundamentado em três áreas de concentração: Automação, Engenharia de Produção e Projeto Mecânico.
A obtenção do título de Mestre em Engenharia Mecânica ocorre quando as seguintes etapas são concluídas: obtenção de créditos em disciplinas, aprovação em prova de proficiência da Língua Inglesa, publicação de artigos científicos ou depósito de patentes, qualificação e defesa.

Objetivos
Formar Mestres em Engenharia Mecânica atuantes e conscientes da importância da pesquisa científica e tecnológica;
Propiciar experiência de trabalhar em um projeto de pesquisa tecnológica;
Fomentar o desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica focada na solução e implementação de melhorias de processos industriais;
Contribuir para a formação integral de Mestres em Engenheira Mecânica compromissados com a pesquisa científica e tecnológica para a Proteção do Meio Ambiente.


Sobre o Mestrado Profissional em Engenharia Mecânica
O Mestrado Profissional em Engenharia Mecânica busca imergir o pós-graduando na pesquisa, por meio de um conjunto de atividades que permitam a ele conhecer, por experiência própria, o que é pesquisar, como relacionar a pesquisa com a sua profissão e como incluir a pesquisa como uma ferramenta que agrega competitividade e produtividade às empresas.
Apesar do seu enfoque mais voltado à atuação direta com o meio produtivo, toda a estrutura colocada à disposição dos alunos e o conjunto de etapas a serem cumpridas durante o curso preparam também o aluno para a continuidade de seus estudos em programas de Doutorado.
Automação
A área de Automação tem por objetivos a atualização e a promoção da excelência da qualificação profissional, sistematizando tecnologias e princípios científicos relacionados às engenharias Mecânica, Eletrônica e Informática que sustentam o moderno conceito de sistemas e processos automatizados.

Tais objetivos são viabilizados na admissão de graduados em nível superior na área de exatas e na oferta de um enfoque multidisciplinar necessário para compreender, projetar e implantar sistemas integrados e flexíveis de processos industriais.

A proposta pedagógica propicia ao aluno adquirir uma visão integradora e sinérgica, as disciplinas fornecem conhecimentos técnicos sistematizados em instrumentação industrial, controle lógico de eventos discretos, atuadores e acionamentos pneumáticos e hidráulicos, automação de maquinas e sistemas industriais e robotização de processos industriais.

Em geral, as dissertações desenvolvidas estão relacionadas aos sistemas automáticos, integrados e flexíveis de manufatura através da integração de tecnologias, metodologias e estratégias envolvendo maquinas, equipamentos, processos e recursos humanos com objetivo de melhoria de qualidade, preço, produtividade ou maior flexibilidade com consequente melhoria de competitividade empresarial.


Linhas de Pesquisa
Automação Industrial
Nuclear e desenvolver projetos e pesquisas direcionados a aplicações em sistemas de automação da produção industrial.

Projetos de Pesquisa:
• Título: Banco de Capacitores Anti-inrush para Sistemas Industriais.
• Título: Desenvolvimento de um Estimador de Torque para Motores Elétrico.
• Título: Desenvolvimento de Instrumentos Eletrônicos de Medida e Conjuntos Didáticos para Treinamento em Controle e Automação
• Título: Processamento de Sinais e Inteligência Artificial Aplicados a Automação

• Título: Computação Aplicada a Sistema
• Título: Sistemas Computacionais Aplicados a Automação Industrial
Mecatrônica
Nuclear e desenvolver projetos e pesquisas tecnológicas e científicas com foco no aprimoramento e projetos de sistemas mecatrônicos (robôs, processos industriais automatizados, entre outros).

Projetos de Pesquisa:
• Título: Desenvolvimento e Aplicação de Dispositivos Wire-less em Sistemas Mecatrônicos.
• Titulo: Modelagem Dinâmica e Controle de Sistemas Multicorpos

• Título: Projeto de um Protótipo de Carro Elétrico

Produção Mecânica
A área de concentração Produção Mecânica tem como objetos centrais as atividades ligadas ao planejamento estratégico da produção, melhoria dos processos produtivos com vista à melhoria da qualidade e produtividade a partir da aplicação de técnicas de identificação e solução de problemas e gargalos na produção, e a inovação tecnológica na indústria.
Linhas de Pesquisa:
Sistemas de Produção, Operações e Gestão
Projetos de pesquisa:
• Título: Filosofia Lean como agente de Melhoria Contínua
• Título: Gestão de Pessoas e Organizações
• Título: Sistemas de Informação na Produção

Planejamento, Inovação Tecnológica e Produtividade
Projetos de pesquisa:
• Título: Estudos Ergonômicos
• Título: Métodos Quantitativos Aplicados à Produção
• Título: Otimização de Produtos e Processos
• Título: Qualidade e Produtividade de Produtos e Serviços

Projeto Mecânico
A área de concentração Projeto Mecânico tem como objeto central o estudo e desenvolvimento de trabalhos associados diretamente à manufatura. A área de concentração Projeto Mecânico foi estruturada em três linhas de pesquisa visando contribuir na melhoria dos processos de fabricação de peças mecânicas, na geração e otimização do uso de energia, e na pesquisa e utilização de novos materiais.

Linhas de Pesquisa:
ENERGIA
Projetos de pesquisa:
• Título: Simulador de Espectro Solar a LED
• Título: Sistemas Energéticos Ecoeficientes

MATERIAIS E PROCESSOS DE FABRICAÇÃO
Projetos de pesquisa:
• Título: Melhoria de Processos de Fabricação
• Título: Ensaios Não-Destrutivos Convencionais e Não-Convencionais
• Título: Materiais Compósitos Poliméricos
• Título: Materiais Absorvedores de Radiação Eletromagnética
• Título: Caracterização Mecânica e Microestrutural de Aços Submetidos a Tratamentos Térmicos

SIMULAÇÃO E MODELAGEM COMPUTACIONAL EM PROJETO MECÂNICO
Projetos de pesquisa:
• Título: Sistemas de Computação Gráfica 3D no Desenvolvimento e Simulação de Projetos Mecânicos
• Título: Modelagem e Simulação Computacional Aplicada a Problemas de Projeto Mecânico
• Título: Análise de tensões, deformações e deslocamentos em estruturas mecânicas utilizando método de elementos finitos
• Título: Simulação de Propagação de trincas em revestimentos de aeronaves com reparos estruturais.

Requisitos

Processo Seletivo


O processo seletivo compõe-se de algumas etapas:
1 - Os candidatos efetuam sua inscrição e apresentam um currículo resumido de suas atividades acadêmicas e profissionais.
2 - Os currículos são avaliados pela Coordenação do Programa que aprova ou não os candidatos para entrevista.
3 - Em uma entrevista com a coordenação do programa e os coordenadores das áreas de concentração, selecionam-se os candidatos aprovados para matrícula no programa e são definidas a área de concentração em que atuarão no programa. São definidas também as disciplinas e prováveis orientadores para cada candidato aprovado.

Oferta Educativa semelhante