Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (Itajubá, Minas Gerais)

Universidade Federal de Itajubá

Diploma oferecido:Mestre Profissional em Ciências e Matemática

Localização:Itajubá - Minas Gerais

Duração:360 Horas

Tipo:Mestria

Modalidade:Presenciais

Características

O Curso

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências – Mestrado Profissional (PPGEC), da Universidade Federal de Itajubá, foi aprovado pela CAPES em 2010, tendo como principal finalidade a formação, em nível de mestrado profissional, de professores atuantes na educação básica nas áreas de Física, Química, Biologia e Matemática ou outras afins. Segundo o parecer CNE/CES 0079/2002, “Mestrado Profissional” é a designação do Mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Esta ênfase é a única diferença em relação ao acadêmico. Confere, pois, idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência, e, como todo programa de pós-graduação stricto sensu, tem a validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prévio do curso.
Voltado para o desenvolvimento de alto nível de qualificação profissional por meio do estudo de práticas intrínsecas à atuação dos professores de ciências, o PPGEC pretende contribuir para a produção de conhecimentos da área a partir da vivência daqueles que se encontram em sala de aula.
Tal objetivo pode ser alcançado por meio da integração da formação didático-pedagógica e a formação específica da área, que se dá pelo aperfeiçoamento e atualização de conhecimentos científicos contemporâneos, bem como de aspectos teóricos, metodológicos e epistemológicos do Ensino de Ciências. Para tanto, o curso conta com a participação de professores pesquisadores atuantes em duas linhas de pesquisa: Ensino e aprendizagem no Ensino de Ciências e Tecnologias da informação e comunicação no Ensino de Ciências. A meta central do PPGEC consiste na preparação para a atuação em sala de aula e no sistema de ensino a partir do desenvolvimento de processos e produtos educacionais que visem à melhoria do Ensino de Ciências.

Área de Concentração: ENSINO DE CIÊNCIAS

Linha de Pesquisa: Ensino e Aprendizagem no Ensino de Ciências

Análise e proposição de materiais instrucionais inovadores para utilização em diferentes espaços e modalidades. Estudo crítico de estratégias contemporâneas de ensino. Diagnóstico dos fatores cognitivos e motivacionais envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem.

Linha de Pesquisa: Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências

A análise e produção de softwares e materiais multimídias visando espaços formais e não formais. Desenvolvimento e implementação de estratégias metodológicas que privilegiem as Tecnologias da Informação e Comunicação.

Plano de estudos

Disciplinas


ENSINO DE CIÊNCIAS


Astrofísica e cosmologia

Atividades experimentais no ensino de ciências

Avaliação de recursos computacionais

Ciência, tecnologia e sociedade

Didática das ciências

Divulgação científica

Estatística fundamental

Física nuclear e partículas elementares

Fundamentos de álgebra

Fundamentos de biologia molecular

Fundamentos de física moderna

Fundamentos especiais em análise

Interação humano-computador

Linguagem, discurso e ensino de ciências

Materiais cerâmicos: conceitos e aplicações

Metodologia da pesquisa

Prática docente supervisionada

Práticas de educação a distância

Práticas freirianas no ensino de ciências

Príncipios e fundamentos da biotecnologia

Processos contemporâneos de tratamento de água, ar e efluentes

Química ambiental

Seminários temáticos

Tecnologias computacionais avançadas

Tecnologias da informação e comunicação no ensino de ciências

Tendências contemporanêas de currículo

Tendências em educação matemática

Teorias da aprendizagem no ensino de ciências



Outros Componentes Curriculares


Estágio de docência
Estudo orientado
Proficiência em língua estrangeira
Seminário e/ou Trabalho de Dissertação

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