Mestrado Profissional em Logística (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

Duração:2 Anos

Tipo:Mestria

Modalidade:Presenciais

Características

Introdução O programa de Pós-Graduação do Departamento de Engenharia Industrial (DEI) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) está oferecendo curso de Mestrado Profissional em Logística, visando formar profissionais aptos a analisar, elaborar novas técnicas e resolver questões referentes a sistemas logísticos. Objetivo Reconhecida globalmente como um fator de competitividade nas empresas, a Logística tem tido uma grande expansão nos últimos anos. Seja pela necessidade de atender eficientemente ao mercado interno, seja para serem capazes de competir no mercado internacional, as empresas brasileiras têm buscado o desenvolvimento de seus setores de Logística, ocasionando uma busca por profissionais nesta área. Essa demanda crescente por profissionais qualificados em Logística contrasta com uma evidente carência de oferta. Existe a necessidade de uma formação com maior embasamento técnico e metodológico, no nível de pós-graduação “Stricto-Sensu”. O nível de formação adequado para esta demanda é o de mestrado, com uma boa base metodológica, que permita desenvolver aplicações práticas e uma formação continuada de forma auto-didata, ou formal. Esse é o caso do Mestrado Profissionalizante ou Profissional, concebido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Ensino Superior - CAPES. É importante ressaltar que o objetivo principal não é formar um professor, ou um pesquisador, que eventualmente seguirá um doutorado, mas sim um profissional com competência para atuar no ambiente produtivo. A marca característica do Mestrado Profissional é dotar o aluno de um instrumental teórico e metodológico que o capacite a desenvolver análises e estudos complexos, para a solução de problemas do mundo real, usando plenamente métodos científicos e técnicas avançadas de engenharia de produção. Cabe ressaltar que se trata de um Mestrado “Stricto-Sensu”, garantindo melhores condições de acesso a um curso de doutorado. Na última avaliação da CAPES, relativa ao triênio 2007-2009 o curso foi classificado com a nota 5 que é a nota máxima que pode ser atribuída a um curso de mestrado.

Plano de estudos

Programa 1º Período Fundamentos de Microeconomia e Custos Logísticos Sistemas de Transportes Sistemas de Informação para Logística Distribuição Física 2º Período Métodos Probabilísticos: Probabilidade, Estatística e Modelos de Previsão Logística Empresarial e Sistemas Produtivos Métodos Quantitativos: Programação Matemática e Heurísticas 3º Período Trabalho Final 4º Período Logística Integrada e Tecnologia de Informação Jogo Logístico Tópicos Especiais em Logística

Requisitos

Público Alvo O curso é dirigido a engenheiros, economistas, administradores e outros profissionais de nível superior que trabalhem ou desejem trabalhar com sistemas logísticos de empresas de manufatura e de serviços.

Oferta Educativa semelhante