Mestrado Profissional em Odontologia (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)

Universidade Veiga de Almeida

Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

Duração:18 Meses

Tipo:Mestria

Modalidade:Presenciais

Características

Objetivos

Capacitar os profissionais para identificar, analisar e solucionar problemas clínicos, visando um amplo conhecimento científico que ultrapassa os limites da técnica pura, formando mestres aptos a desenvolver uma ampla visão de sua profissão, capazes de buscar informações e inovações em diversas competências da área odontológica.

Exigências do Mercado

O programa está baseado na integração dos conhecimentos técnicos e científicos da Odontologia com aqueles oriundos da área de Gestão Profissional para formar mestres capacitados a desenvolver e gerenciar projetos direcionados ao serviço de clínicas odontológicas e aos serviços de saúde pública. Este formato é uma premissa fundamental para preparar profissionais para atuar no atual cenário da economia brasileira que projeta constantes mudanças e estar pronto para lidar com a ascensão dos novos modelos de odontologia de grupo.

Para isso, o programa enriquece a formação do futuro mestre oferecendo conhecimento teórico das de marketing e gestão de clínicas assim como capacitação prática na clínica de odontologia do Centro de Saúde Veiga de Almeida.

As mudanças sociais impostas pela evolução das relações de consumo entre a sociedade e os provedores de serviços de saúde afetam o mercado e o comércio odontológico brasileiro e impõem aos gestores da área a necessidade de estabelecer uma vantagem competitiva. Isto siginifca que a formação básica em Odontologia já não é mais suficiente. O gestor que deseja atuar na área odontológica necessita de complementar a sua formação com conhecimento teórico especializado na condução de projetos teóricos.

O desenvolvimento de novas diretrizes curriculares para os cursos de Odontologia e a evolução da consciência de autonomia universitária permitem que os cursos possam ser planejados para atender as necessidades de cada região brasileira. Com base nestas premissas, foram estabelecidas as áreas de concentração do programa: Reabilitação Oral, Periodontia e Endodontia.

A concentração em Reabilitação Oral atende as necessidades identificadas no Rio de Janeiro e desenvolve no aluno as competências e habilidades fundamentais para lidar com os tratamentos clínicos de alta complexidade. As duas outras áreas de concentração do programa - Periodontia e Endodontia - possibilitam o desenvolvimento do tratamento interdisciplinar, que abrange desde a prevenção até a reablitação protética, a partir de um conjunto de conteúdos específicos, que incluem ainda a Implantodontia, construindo uma formação interativa e interconectada para permitir ao aluno uma visão integral da situação clínica e tecnológica atual.

O resultado desta interação é a qualidade do diagnóstico obtido, a formulação do plano de tratamento baseado na relação custo x benefício das diferentes modalidades de tratamento, a execução do tratamento pautado no conhecimento científico das reações biológicas e nas propriedades dos materiais utilizados.

Nosso Desafio

O grande desafio proposto neste programa está baseado em sua relação com o mundo fora do ambiente acadêmico. Pretende-se, através da formação de nossos mestres, diminuir a dicotomia existente entre o conhecimento teórico ensinado na universidade e a prática confrontada pelo profissional na realidade, proporcionando uma dinâmica única, nova e que oferece autonomia a este mestre.

A partir do cumprimento deste desafio, abrem-se portas não só para novas concepções no trabalho habitual do profissional, mas amplia-se também o cmapo de trabalho, quer seja na universidade como professor pesquisador, em gerenciamento de clínicas como gestor do serviço público de saúde ou indústria odontológica.

O Programa do Curso de Mestrado Profissional em Odontologia da Universidade Veiga de Almeida se preocupa tanto com o sujeito já integrado no mercado de trabalho quanto com aquele que busca esta integração, à medida em que oferece uma estrutura articulada, que contempla uma relação direta com o mercado de trabalho da área odontológica e está ligada ao dia-a-dia destes profissionais. Esta estrutura contempla uma pesquisa presente, que funciona como uma poderosa ferramenta para transferência desse conhecimento para a prática, permitindo a resolução dos mais complexos problemas clínicos encontrados.

Plano de estudos

Bioestatísitca e Métodos Computacionais
Bioética
Biologia Celular e Morfologia Oral
Cariologia - Perspectivas e Tomada de Decisões
Ciência dos Materiais e Bioengenharia Tecidual
Clínica de Endodontia I, II e III
Clínica de Periodontia I, II e III
Clinica de Reabilitação Oral I, II e III
Defesa de Trabalho de Conclusão
Endodontia Experimental
Fundamentos e Prática em Imageologia
Gestão de Projetos de Saúde
Metodologia Científica
Microbiologia e Imunologia Oral Avançada
Orientação de Trabalho de Conclusão I e II
Práticas de Ensino
Seminário de Dissertação
Seminários de Periodontia I e II
Tópicos Avançados em Endodontia
Tópicos Avançados em Implantodontia
Tópicos Avançados em Prótese

Requisitos

voltado para profissionais portadores de diploma de Curso de Graduação em Odontologia reconhecido pelo MEC. Documentação: O candidato deve anexar no ato da inscrição os documentos abaixo discriminados.
- Comprovante de pagamento da inscrição;
- Ficha de inscrição devidamente preenchida;
- 2 (duas) cópias do Currículo Lattes atualizado; Para o seu cadastro está disponível o endereço: http://lattes.cnpq.br/
- Carteira de identidade (cópia);
- Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia);
- CPF (cópia);
- Título de Eleitor (cópia);
- Certificado de Reservista (cópia);
- Histórico Escolar da Graduação (cópia autenticada);
- Diploma de Graduação (cópia autenticada);
- 2 (duas) fotos recentes 3x4.

Oferta Educativa semelhante