Pós-Graduação em Biotecnologia: Biocombustíveis, Meio Ambiente e Agronegócios, Alimentos e Biofármacos (Goiânia, Goiás)

Faculdades Oswaldo Cruz

Localização:Goiânia - Goiás

Duração:2 Anos

Tipo:Pós-Graduação

Modalidade:Presenciais

Características

Objetivo
O curso visa oferecer conceitos e conhecimentos atualizados para a formação de um profissional com competência científico–tecnológica e ética para atuar junto aos setores que utilizam organismos vivos e biomoléculas em processos tecnológicos. A crescente importância da Biotecnologia no Brasil e no mundo demanda por profissionais de áreas multidisciplinares, capazes de inter–relacionar conhecimentos da química, da bioquímica celular e molecular e da engenharia. O curso apresenta um conjunto de disciplinas ministrado por profissionais de competência nas áreas químicas, biológicas e tecnológicas com o objetivo direcionado a formar um profissional hábil para a aplicação de biotecnologia na produção, pesquisa, serviços, desenvolvimento de novos processos e novos produtos, bem como para o diagnóstico, análise e solução de problemas pertinentes aos processos biotecnológicos das indústrias químicas, farmacêuticas, alimentícias, de biocombustíveis e relacionadas a questões ambientais.

Metodologia
Aulas expositivas e práticas, relacionando os conceitos fundamentais e atuais com as aplicações em Biotecnologia. Estudo de casos e discussão de trabalhos científicos relacionados à Biotecnologia e orientação para elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.

Plano de estudos

Módulos
Biologia Molecular e DNA recombinante (técnicas e aplicações)
Metodologia do Trabalho Cientifico
Biomoléculas, metabolismo celular e tópicos de Microbiologia
Enzimologia e Processos Fermentativos
Biomassa e Produção de gás
Produção de etanol e Biodiesel
Plantas e Microrganismos transgênicos ou geneticamente modificados
Poluição ambiental: Biorremediação e Bioconversão
Panificação e produção de leites fermentados e queijos
Produção de bebidas: Vinhos, cervejas, aguardentes e sucos fermentados
Desenvolvimento Racional de Biofármacos
Terapia Celular e Gênica – Aspectos de Biossegurança e Bioética

Requisitos

Farmacêutico–Bioquímico, Engenheiro Químico, Engenheiro e Tecnólogo de Alimentos, Químico, Biólogo, Biomédico, Médico, Agrônomo, Veterinário, Químico Industrial e Profissionais das Áreas Tecnológicas que tenham interesse em adquirir conhecimento em Biotecnologia aplicada à Biocombustíveis, Meio Ambiente, Alimentos e/ou Biofármacos.