Pós-graduação em Cinema, Vídeo e TV: Estética da Imagem em Movimento (São Paulo, São Paulo)

Centro Universitário Belas Artes

Localização:São Paulo - São Paulo

Duração:18 Meses

Tipo:Pós-Graduação

Modalidade:Presenciais

Características

Apresentação Estudar a convergência de linguagem entre os diferentes elementos da imagem e sua representação no mundo midiático contemporâneo. Analisar as possibilidades de diálogo entre o cinema, a televisão e o vídeo. Estudar as manifestações estéticas e narrativas do cinema e dos principais produtos da televisão brasileira, especialmente, as telenovelas e minisséries. Refletir sobre o uso das novas tecnologias e seus desdobramentos estéticos e conceituais, notadamente na esfera digital. O Curso Este curso se justifica em virtude de atender a forte demanda dos alunos nesta área audiovisual, tendo em vista que é um dos setores mais dinâmicos, com frequentes inovações tecnológicas e estéticas. Com a revolução digital e as novas tecnologias, a área do audiovisual, do cinema, do vídeo e da fotografia, tornou-se um campo em crescente expansão. Além do uso da técnica através do instrumental de softwares, hoje, em diferentes áreas de atuação, os alunos, acima de tudo, necessitam de conceitos e ferramentas ligadas às questões da imagem na contemporaneidade. Este curso visa, portanto, a formação de um profissional mais capacitado a uma gramática do ver, estimulado pelos caminhos da reflexão e da criatividade, formando assim um diferencial no mercado de trabalho. Objetivo Desenvolver a atividade crítica e reflexiva sobre a produção de significados e elementos formais das imagens estáticas e dinâmicas, assim como da utilização dos elementos da linguagem visual de forma expressiva e criativa. Evidenciar o uso das novas tecnologias e hibridismos das imagens na contemporaneidade e seus desdobramentos na escolha de suportes, formas e conteúdos. O curso possibilita a elaboração de um pensamento crítico em relação à imagem, por meio de uma visão profunda dos conceitos teóricos do cinema, vídeo e fotografia, inseridos no contexto das possibilidades abertas pelas novas tecnologias. Metodologia Aulas expositivas, seminários, dinâmicas de grupo, pesquisas bibliográficas, discussões em sala de aula, exibição de vídeos e similares, treinamento laboratorial e participação em fóruns de discussão on-line. O aluno desenvolve sua monografia, além de trabalhos práticos de vídeo e fotografia. Sistema de avaliação A avaliação de cada disciplina é composta 50% por trabalhos práticos realizados em sala de aula e 50% por meio de uma prova de avaliação final de conhecimentos adquiridos. A prova deverá ser realizada sempre individualmente e sem consulta, em um tempo mínimo de 60 minutos e máximo de 90 minutos. Ela deverá ser aplicada, pelo(a) próprio(a) professor(a), na segunda parte do último encontro da disciplina. A média mínima para aprovação é 7,0 (sete).

Plano de estudos

Matriz curricular * Antropologia Visual * Convergências de linguagens áudio visuais * Crítica cinematográfica * Crítica televisiva * História da linguagem cinematográfica * História da linguagem televisiva * Metodologia da Pesquisa Científica * Narrativa cinematográfica contemporânea I (Europa) * Narrativa cinematográfica contemporânea II (EUA) * Narrativa cinematográfica contemporânea III (América Latina) * Narrativa cinematográfica IV (Brasil) * Poéticas visuais contemporâneas * Produtos televisivos: miniséries * Produtos televisivos: telenovela * Semiótica da imagem * Sociedade Pós-moderna * Teorias da comunicação contemporânea * Trilha sonora e sonoplastia: cinema e televisão

Requisitos

Público Profissionais e alunos da área de cinema, fotografia, vídeo, design, artes visuais e comunicação. Pesquisadores da área de ciências humanas, interessados em aprofundar compreensão dos conceitos teóricos do cinema, do vídeo e da fotografia, visando reflexão estética e prática em torno das questões que envolvem a imagem no audiovisual e na fotografia no momento contemporâneo. Processo Seletivo A seleção é constituída das seguintes etapas: • Envio, pelo candidato, da ficha de inscrição, que deverá ser preenchida via Internet. • Envio, pelo candidato, dos documentos necessários para análise. • Análise do currículo e da ficha de inscrição (em alguns casos serão realizadas entrevistas). • Aos candidatos aprovados serão solicitados documentos complementares para efetivação de matrícula Matrícula Para efetivar a matrícula, além do preenchimento do formulário on-line, o candidato deverá apresentar, na secretaria da Pós-Graduação, os seguintes documentos: • 1 Cópia do Diploma (graduação); • 1 Cópia do Histórico Escolar; • Currículo; • 1 Cópia do RG e do CPF; • 1 Cópia da certidão de nascimento; se casado(a), certidão de casamento; • 1 Cópia do comprovante de residência (conta de água, luz, telefone); • 1 Fotos 3x4 Obs.: as cópias devem ser autenticadas ou podem ser simples desde que sejam apresentados os originais.

Oferta Educativa semelhante