Pós-graduação em Comunicação e Imagem (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

Duração:18 Meses

Tipo:Pós-Graduação

Modalidade:Presenciais

Características

Objetivo - Aprofundar os conhecimentos de alunos graduados na área de Comunicação Social, ou de áreas afins, enfatizando a perspectiva interdisciplinar, a produção, a veiculação, e a recepção de imagens. - Introduzir os alunos em atividades de pesquisa ou desenvolvê-las nos já iniciados, visando à qualificação profissional. - Possibilitar aos alunos a discussão de experiências profissionais nos vários campos do uso da imagem, através de um "laboratório de trocas profissionais". - Realizar estudos aprofundados que contribuam para qualificação e a instrumentalização dos alunos que pretendem cursar pós-graduação "Stricto Sensu", em nível de Mestrado. - Contribuir para ampliar as possibilidades dos estudantes no mercado de trabalho. Metodologia O curso poderá organizar atividades complementares como seminários especiais, conferências, debates, exibição de filmes e vídeos, com a presença de professores convidados, podendo oferecer ainda a possibilidade de participação em trabalho de pesquisa ou projetos específicos desenvolvidos em caráter opcional, paralelamente ás exigências curriculares.

Plano de estudos

Programa 1º Período -Imagem e Comunicação -Leitura de Imagem I -Imagens e Representações do Brasil 2º Período -Imagem e Movimento -Leitura de Imagens II -Imagens e Representações da Cidade 3º Período -Laboratório de Trocas Profissionais -Monografia* * A monografia ou projeto final do curso é obrigatório para a conclusão do curso de Especialização. Observação: além deste conjunto de disciplinas obrigatórias, o curso de Especialização em Comunicação e Imagem poderá organizar atividades complementares como seminários especiais, palestras, conferências, debates, exibição de filmes e vídeos, com a presença de professores convidados, podendo oferecer ainda a possibilidade de participação em trabalho de pesquisa ou projetos específicos desenvolvidos em caráter opcional, paralelamente às exigências curriculares.

Requisitos

Público Alvo Graduados-Bachareis e Licenciados em Comunicação Social e em outras áreas das Ciências Sociais e Humanas, que pretendam não só desenvolver um saber específico sobre os estudos da imagem, mas sobretudo enfatizar uma visão atualizada do universo mais amplo da cultura, encaminhando-se para a área dos Estudos Culturais.

Oferta Educativa semelhante