Pós-graduação em Comunicação Empresarial (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)

AVM - Faculdade Integrada

Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

Tipo:Pós-Graduação

Modalidade:Presenciais

Características

Objetivo

Capacitar profissionais de diversas áreas a usarem da comunicação para divulgar seus produtos, serviços e posturas, através de ferramentas de gestão e técnicas de marketing, objetivando um diálogo amigável com seus clientes.

Plano de estudos

Disciplinas

1 - ASSESSORIA DE IMPRENSA

Utilização e importância da ferramenta Assessoria de Imprensa no mix de comunicação das empresas. O cotidiano das assessorias de imprensa. Técnicas de divulgação : press releases, notas, exclusivas, coletivas. Estratégias de comunicação através da mídia espontânea. Peculiaridades do relacionamento com a imprensa em situações de crise.

2 - COMUNICAÇÃO CORPORATIVA

Comunicação Programada : organização e seus diferentes públicos (interno, imprensa, clientes, comunidade). Comunicação Simbólica. A utilização dos meios de comunicação para públicos específicos. Técnicas de comunicação dirigida na empresa. Otimização do processo de informação empresarial . Estruturas de comunicação centralizadas e descentralizadas. Canais formais e informais de comunicação interna. Diferentes fluxos da comunicação: verticalidade, lateralidade e informalidade. Integração de recursos humanos e ferramentas de comunicação. Apresentação de case: identificação da natureza dos conflitos. Relevância de uma rede de comunicação estruturada e efetiva. Simulação de situações de crise :fusões, problemas ambientais. Implementação de produtos de comunicação corporativa. Medição de resultados de mensagens corporativas. Cidadania corporativa.

3 - COMUNICAÇÃO MÍDIA E PUBLICIDADE

Agência de publicidade: estrutura e funcionamento. Gerenciamento: do atendimento à criação. Gerenciamento de campanhas. Produção e avaliação de campanhas. Processo publicitário: conceitos , funções, objetivos e práticas. Anunciantes e modalidades de agências. Veículos de comunicação e fornecedores de produção. A evolução e história das atividades publicitárias no Brasil e no mundo a partir do século XIX. Mídia : estratégias e planejamento. Freqüência e intensidade. Modalidades de Mídia.

4 - CULTURA ORGANIZACIONAL E GESTÃO DA MUDANÇA

As mudanças no mundo dos negócios e suas interferências no desenvolvimento das organizações: respostas aos novos desafios. As organizações empresariais: cultura organizacional como fator estratégico na gestão de mudança.

5 - FORMATAÇÃO DE PROJETOS E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS

Formatação de Projetos: estudo de viabilidade, aspectos interdependentes do conteúdo do projeto. O Projeto : redação, elementos constitutivos . Plano de ação e cronograma. Organização de eventos: principais atributos do organizador de eventos. Tipologia e divulgação de eventos. Estratégia de divulgação dos eventos . Etapas de produção gráfica: da criação do layout ao acompanhamento final do produto gráfico. Publicidade :o que anunciar.

6 - MARKETING ESTRATÉGICO

Gestão estratégica do século XXI. Técnicas para a definição do negócio. Análise SWOT: método de análise do ambiente externo e do ambiente interno. Técnica de definição da missão. Mercado alvo. Metodologia do planejamento estratégico e tático. Impacto do comércio eletrônico no relacionamento com clientes e empresas. Tendências da gestão estratégica.

7 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico. Referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisa. Projeto de pesquisa. Monografia. Elementos metodológicos da monografia. Uniformização redacional.

8 - NEGOCIAÇÃO E PLANEJAMENTO

Negociação: conceitos e fundamentos.Técnicas de negociação. Negociação no processo de comunicação para aprovação de projetos. O perfil do negociador. Os estilos de negociação. O planejamento da negociação.

9 - REDAÇÃO PUBLICITÁRIA/EMPRESARIAL

A linguagem escrita no processo de comunicação interna e externa das empresas. A imagem da organização e seus diversos públicos. Análise dos novos rumos da linguagem empresarial e publicitária no cenário das empresas: diferencial de competitividade no mercado atual. Orientação e elaboração de textos empresariais e publicitários: possibilidade de ampliação da competência lingüística. Comunicação organizacional.

Requisitos

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox do histórico da graduação
Xerox da identidade
1 foto 3x4 atual

Oferta Educativa semelhante