Pós-graduação em Comunicação, Redes Sociais e Opinião Pública (São Paulo, São Paulo)

Centro Universitário Belas Artes

Localização:São Paulo - São Paulo

Duração:18 Meses

Tipo:Pós-Graduação

Modalidade:Presenciais

Características

Apresentação As tecnologias comunicacionais ocupam um papel central nas mudanças experimentadas em todos os aspectos da vida social contemporânea. Elas participam cada vez mais de processos de relacionamentos e de tomadas de decisão que envolvem o mundo governamental, empresarial, da sociedade civil, de grupos sociais e de comunidades, constituindo assim mais uma ferramenta para a construção de laços sociais, bem como do fortalecimento de processos democráticos e da cidadania. Na internet, as redes sociais são redes de comunicação que reúnem linguagem simbólica, as fronteiras culturais e as relações de poder, pois instituem diferentes formas de organização social, na medida em que rompem com os tradicionais modelos de estratificação e hierarquias sociais. Elas têm se firmado como um espaço colaborativo de aprendizagem e formação, de troca de informação e negócios, se estabelecendo, também, como novo estatuto mediador de relações culturais, econômicas, políticas e de trabalho. O Curso O curso de Comunicação, Redes Sociais e Opinião Pública desenvolve estudos na área de comunicação, cultura e política, bem como, promove o aperfeiçoamento de profissionais mais aptos a atender e gerenciar as novas demandas da comunicação, da sociabilidade contemporânea e dos poderes a partir dos avanços tecnológicos. Objetivo Ampliar a compreensão sobre as formas de comunicação criadas pelas novas Redes Sociais na internet. Otimizar o uso de novas mídias e tecnologias como ferramentas para o fortalecimento de redes sociais, da democracia e da participação social; Criar e gerenciar parâmetros para a gestão da comunicação em redes sociais a fim de conciliar as demandas de interesses, dos públicos e das características técnicas de cada meio; Identificar as características dos principais atores (pessoas, instituições, grupos); Analisar os mecanismos comunicacionais para a construção e manutenção da opinião pública por intermédio das redes sociais; Metodologia A metodologia consiste em aulas expositivas a partir de uma proposta dialógica entre professores e alunos, da apresentação e discussão de conteúdos, estudos de caso, projetos, bibliografia, filmes etc. Ela visa o aproveitamento das experiências pessoais e profissionais dos alunos e professores a fim de discutir e refletir a respeito de situações concretas. Para garantir o aspecto propositivo e intervencionista do curso, a metodologia deve possibilitar a elaboração de um projeto consistente e inovador do ponto de vista teórico, crítico e pragmático. Sistema de avaliação A avaliação de cada disciplina é composta 50% por trabalhos práticos realizados em sala de aula e 50% por meio de uma prova de avaliação final de conhecimentos adquiridos. A prova deverá ser realizada sempre individualmente e sem consulta, em um tempo mínimo de 60 minutos e máximo de 90 minutos. Ela deverá ser aplicada, pelo(a) próprio(a) professor(a), na segunda parte do último encontro da disciplina. A média mínima para aprovação é 7,0 (sete).

Plano de estudos

Matriz Curricular * Comunicação, Opinião Pública e Poder * Esferas de Poder: Estado, Mercado e Sociedade * Fundamentos da Comunicação e da Mídia * Gestão da Comunicação: Públicos e Interesses (Laboratório) * Novas Mídias e Internet: Democracia, Convergência e Espaço Público Metodologia II: Orientação de Projetos * Redes Sociais e Tecnologia * Seminários Avançado * Sociologia e Comunicação: parâmetros e desafios contemporâneos Metodologia I

Requisitos

Público Profissionais de Comunicação Social, Ciências Sociais, Humanas, de Tecnologia da Informação, funcionários do governo, organizações privadas e ONGs, assessores políticos, líderes e agentes comunitários. Processo Seletivo A seleção é constituída das seguintes etapas: • Envio, pelo candidato, da ficha de inscrição, que deverá ser preenchida via Internet. • Envio, pelo candidato, dos documentos necessários para análise. • Análise do currículo e da ficha de inscrição (em alguns casos serão realizadas entrevistas). • Aos candidatos aprovados serão solicitados documentos complementares para efetivação de matrícula Matrícula Para efetivar a matrícula, além do preenchimento do formulário on-line, o candidato deverá apresentar, na secretaria da Pós-Graduação, os seguintes documentos: • 1 Cópia do Diploma (graduação); • 1 Cópia do Histórico Escolar; • Currículo; • 1 Cópia do RG e do CPF; • 1 Cópia da certidão de nascimento; se casado(a), certidão de casamento; • 1 Cópia do comprovante de residência (conta de água, luz, telefone); • 1 Fotos 3x4 Obs.: as cópias devem ser autenticadas ou podem ser simples desde que sejam apresentados os originais.

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