Pós-graduação em Docência do Ensino Superior: Saberes e Práticas do Ensino e EAD (Salvador, Bahia)

Centro Universitário Jorge Amado

Localização:Salvador - Bahia

Duração:19 Meses

Tipo:Pós-Graduação

Modalidade:Presenciais

Características

As novas modalidades do Ensino Superior requerem dos professores saberes oriundos da experiência e de uma formação que atenda às necessidades contemporâneas. O curso de especialização em Docência no Ensino Superior, com ênfase na qualificação profissional para atuação docente, em cursos presenciais e a distância, vem atender à crescente demanda de recursos humanos qualificados para a docência no ensino superior, por meio da oferta de formação pedagógica adequada, abrangente e de qualidade.

A crescente expansão do ensino superior e a necessidade de encurtar as distâncias e otimizar o tempo fizeram com que a Educação a distância se tornasse uma realidade em nosso país. Para atender a essa demanda este curso apresenta uma proposta curricular integrada, com conceitos, tecnologias avançadas e uma formação interdisciplinar visando atender às demandas atuais de profissionais por capacitação para as novas oportunidades no segmento da Educação Superior, formando especialistas com um perfil diferenciado de atuação.
GERAL

• Formar e qualificar profissionais para o ensino superior, proporcionando-lhes o suporte teórico, metodológico e prático necessários ao exercício da docência superior no ensino presencial e na educação à distância (EAD), habilitando-os a desenvolver competências para lidar com situações de ensino universitário e com as dinâmicas do mundo acadêmico.

ESPECÍFICOS

• Desenvolver com os participantes conceitos téorico-práticos, habilidades e ferramentas que possam auxiliá-los no exercício da docência no Ensino Superior Presencial e EAD.

• Desenvolver as Competências Pedagógicas necessárias à atuação do professor Universitário.

• Propiciar experiências de ensino/aprendizagem da docência para profissionais formados em outras áreas do conhecimento e também para aqueles graduados nas Licenciaturas.

• Abordar a complexidade do exercício da prática pedagógica e a necessidade de um referencial teórico consistente que possibilite ao professor refletir sobre sua prática e ajustar suas ações.

• Desenvolver habilidades de planejamento e coordenação de processos de melhoria da prática pedagógica.
• O curso é destinado a profissionais graduados nas diversas áreas de conhecimento que atuam ou pretendem atuar em Instituições de Ensino Superior, nos cursos presenciais e à distância, preparando-se para a docência universitária, para a gestão do conhecimento, bem como para a análise, planejamento e intervenção em situações de ensino universitário.

Plano de estudos

DISCIPLINAS

Currículo
Política e Organização do Ensino Superior Brasileiro
Epistemologia e Educação
Metodologia da Pesquisa Científica
Educação a Distância
Linguagens e Educação
Didática do Ensino Superior
Projeto de Pesquisa
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Avaliação e Planejamento
Planejamento e Produção de Materiais Didáticos para EAD
Elaboração de TCC

Requisitos

• Pré-Requisito
Ser portador de diploma de nível superior.

• Documentação
Original e cópia de RG, CPF e diploma de nível superior;
01 (uma) foto 3x4.
Seleção

• O candidato passará por uma avaliação que definirá a sua capacitação para o ingresso no curso.

• Essa avaliação consistirá de análise do currículo e de entrevista com o candidato.

Oferta Educativa semelhante