Pós-graduação em Economia - Área: Economia Aplicada (Ribeirão Preto, São Paulo)

Universidade de São Paulo

Localização:Ribeirão Preto - São Paulo

Tipo:Pós-Graduação

Modalidade:Presenciais

Características

O objetivo geral do Programa de Pós-Graduação em Economia da FEA-RP/USP (PPGE/USP-RP) é qualificar recursos humanos para o trabalho em economia aplicada. Esse objetivo geral desdobra-se nos seguintes objetivos específicos:

i) Fornecer a base conceitual em economia para profissionais que desejam atuar em universidades, empresas e organismos da administração pública e privada e que possam se beneficiar da utilização do ferramental de economia aplicada.

ii) Preparar o aluno para a prática da pesquisa e análise econômica, particularmente na fronteira do conhecimento em Economia Social e Desenvolvimento Econômico.

iii) Promover o intercâmbio de alunos, professores e ideias com outras instituições de docência e pesquisa no Brasil e no exterior e com entidades do setor produtivo.

O programa, que iniciou suas atividades em 2004, conta com o apoio de agências de fomento (como Capes e CNPq) para a concessão de bolsas de estudo. A equipe de professores atua segundo as duas linhas de pesquisa colocadas abaixo:

Economia Social

Os pesquisadores se ocupam de temas como desigualdade de renda, pobreza e políticas públicas de caráter redistributivo e/ou compensatório, como Educação, Saúde e Previdência. O objetivo é diagnosticar os principais problemas sociais brasileiros, identificar seus determinantes e avaliar as políticas públicas destinadas a promover uma melhora no quadro social.

Desenvolvimento Econômico

Busca a compreensão das trajetórias de desenvolvimento internacional, nacional e regional, o que motiva a formulação de políticas públicas para acelerar o desenvolvimento. Considera o papel da inovação tecnológica, da eficiência e do capital humano, bem como de seus determinantes: as instituições, as relações comerciais entre países e regiões, os instrumentos de financiamento, os recursos naturais, a mudança climática, entre outros.

Oferta Educativa semelhante