Pós-graduação em Educação e Inclusão: Desafios Atuais para a Escola (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

Duração:18 Meses

Tipo:Pós-Graduação

Modalidade:Presenciais

Características

Objetivo O Curso de Especialização em Educação e Inclusão: Desafios Atuais para a Escola tem por objetivo ampliar a formação acadêmica e incrementar a atuação dos profissionais de educação e áreas afins no que diz respeito à estruturação dos sistemas educativos e à construção de práticas educacionais que atendam à diversidade - seja cultural, étnica, de gênero, sócio-econômica, psicológica ou físico-sensorial. A partir do diálogo com teorias científicas pertinentes, políticas públicas, práticas pedagógicas, assim como com pesquisas realizadas tendo por foco as diversas dimensões da problemática em questão, pretende-se construir um ambiente de aprofundamento sobre as relações entre inclusão e educação, igualdade e diferença, na sua complexidade e multidimensionalidade, e instrumentalizar os educadores para o exercício de seu papel como agentes da inclusão sócio-cultural de todos os alunos e alunas.

Plano de estudos

Programa - Relações entre Educação e Inclusão: uma Introdução - Ética, Educação e Diversidade - Desenvolvimento Humano e Avaliação nos Diferenciais - Multiculturalismo, Educação e Inclusão - Currículo Escolar numa Perspectiva Inclusiva - Metodologia de Pesquisa - Psicopedagogia e Educação Inclusiva: - Projeto Político-Pedagógico e Gestão Escolar Inclusiva - Movimentos Sociais, Políticas Públicas e Inclusão Escolar - Monografia Obs. A monografia ou o trabalho de conclusão é obrigatório para os cursos de Especialização.

Requisitos

Público Alvo O curso de Especialização em Educação e Inclusão: Desafios Atuais para a Escola destina-se aos profissionais de Educação e outras áreas afins (psicólogos, assistentes sociais, profissionais da área da saúde, etc) que exercem suas funções dentro ou em estreita relação com escolas, tanto da rede pública quanto particular.

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