Pós-Graduação em Educação Especial (On-line)

Universidade Católica de Brasília

Duração:496 Horas

Tipo:Pós-Graduação

Modalidade:On-line

Características

O Curso Pós-Graduação Lato Senso em Educação Especial da UCB Virtual busca, em um mesmo movimento, fortalecer o ensino e atender a uma demanda emergente dos sistemas educacionais e instituições públicas e privadas por profissionais qualificados. Visa formar profissionais que tenham a capacidade de participar efetivamente dos processos inclusivos, atuando na compreensão, identificação e intervenção das necessidades educativas especiais, numa perspectiva inclusiva e de exercício do olhar alterário para a diversidade social.

Objetivo Geral
Possibilitar ao pós-graduando desenvolver e ampliar a capacidade crítica e qualificação técnica necessárias à atuação no campo da Educação Especial e Inclusiva, com vistas a analisar, reconstruir, discutir, aprimorar, validar e implementar saberes e práticas, de forma competente, diante das diferentes necessidades especiais e da diversidade.

Objetivos Específicos
Desenvolver conceitos fundamentais da Educação Especial e da Educação Inclusiva.
Fornecer instrumental adequado à prática inclusiva cotidiana nos contextos educativo e social.
Desenvolver habilidades e competências para atuar numa perspectiva educacional inclusiva.
Fornecer elementos teórico-práticos que viabilizem a inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais em contextos ditos regulares.
Exercitar o processo de tomada de decisão em contextos de avaliação, diagnóstico e intervenção das necessidades especiais, numa perspectiva inclusiva.
Desenvolver conhecimentos voltados às estratégias de investigação científica das necessidades especiais para utilização nos âmbitos educacional e social.

Plano de estudos

Fundamentos da Educação Inclusiva
Fundamentos e Práticas da Educação Especial
Tecnologias aplicadas à Educação Especial
Temas contemporâneos em Educação Inclusiva
Bases Neuropsicológicas da Aprendizagem
Deficiência Intelectual e Superdotação/Altas Habilidades
Deficiências sensoriais e Deficiência Física
Síndromes, Transtornos e Distúrbios
Orientações para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso

Requisitos

O curso destina-se, principalmente, a profissionais graduados nas áreas de Educação, Saúde, Assistência Social e Tecnologias da Informação; podendo ser oferecido para profissionais de áreas afins, com interesse em desenvolver competências no âmbito da educação especial.

Oferta Educativa semelhante