Pós-graduação em Educação Infantil em Ambientes Escolares (On-line)

Universidade Luterana do Brasil

Duração:390 Horas

Tipo:Pós-Graduação

Modalidade:On-line

Características

Apresentação

O curso propõe uma análise da infância frente às profundas mudanças ocorridas no mundo ocidental nas últimas décadas do século XX e no início deste século, assim como novas formas de pensar o sujeito, a cultura e a sociedade que colocam em xeque verdades até então incontestadas.

O curso pretende mostrar a complexidade do ato de ensinar e suas implicações sobre a vida da criança, da família e da sociedade, buscando integrar as ciências e seus olhares sobre a infância, atualizando este profissional com experiências distintas e comprometimento para uma atuação diferenciada na Educação Infantil.
Modalidade: Semipresencial

As atividades de aprendizagem serão basicamente assíncronas – o aluno poderá estudar as disciplinas do seu curso nos dias, horários e locais de acordo com a sua disponibilização. As aulas digitais (material didático) estarão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem da ULBRA, 24 horas por dia, sete dias por semana, durante o período de realização da disciplina.

Esta metodologia prevê encontros presenciais quinzenais no Polo para o desenvolvimento do plano de ensino, elaborado pelo professor da ULBRA, através do aprofundamento de conteúdos contidos no material didático e exibição de vídeoaulas, sempre com a mediação de um professor tutor do Polo.

A avaliação será composta por uma nota atribuída pelo tutor do Polo e uma prova presencial por disciplina.

Trabalho de Conclusão: a socialização do Trabalho de Conclusão, prevista no manual de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC - Pós-Graduação/ EAD será realizada, conforme prevê a resolução do CNE n°1 de 08/06/2007, na forma presencial, no Polo de Apoio Presencial citados no item 5.2 do edital.
Objetivos

Oportunizar o aperfeiçoamento a professores de Educação Infantil e áreas afins com vistas a uma compreensão abrangente do fenômeno da infância e do processo de sua institucionalização, articulados aos fenômenos culturais na contemporaneidade;
Despertar o interesse pela investigação, visando a uma possível continuidade da formação dos docentes/alunos como pesquisadores;
Analisar as pedagogias para a infância como parte de um fenômeno cultural abrangente e complexo que se concretiza em vários âmbitos e instituições;
Discutir como as racionalidades políticas no âmbito do Estado, as políticas culturais de identidade, os processos de subjetivação, e os regimes de representação de diferentes grupos sociais afetam as práticas de educação das crianças pequenas.

Público-Alvo

O candidato deverá possuir título de licenciatura ou bacharelado em áreas afins e/ou atuar como professor, coordenador, supervisor, diretor, psicopedagogo e demais profissionais da área educacional que atuam na área de Educação Infantil e Séries Iniciais.
Perfil do Aluno Egresso

Profissional comprometido com a realidade capaz de desenvolver práticas educativas a partir do conhecimento de teorias pedagógicas e antropológicas, em busca da compreensão ampla da realidade escolar na Educação Infantil, das relações presentes na escola, da prática dos professores, do desenvolvimento de trabalhos individuais e grupais e habilidades para atuar na sociedade em transformação.

Também deverá refletir sobre a educação, desenvolvendo uma concepção crítica em relação a ela e compreendendo as funções da escola e seu comprometimento com a realidade educacional.

Plano de estudos

Componentes Curriculares
Educação e Cultura na Contemporaneidade
Aspectos Humanos do Desenvolvimento e da Aprendizagem
Psicomotricidade e Educação
A Linguagem em seus Diferentes Processos
O Trabalho Pedagógico em seus Diferentes Processos
Construção Metodológica Científica no Ensino Superior
Trabalho de Conclusão de Curso: Educação Infantil em Ambientes Escolares
Educação Infantil e Historicidade
Infância, Linguagens e Ações Pedagógicas
O Fazer Pedagógico e suas Implicações na Educação Infantil

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